Apesar
de gostar dos dois games dos
Transformers desenvolvidos pela High
Moon Studios (War for Cybertron e Fall of Cybertron), me incomodava o foco
praticamente exclusivo no combate à distância, já que os jogos seguiam o modelo
de tiro em terceira pessoa. Pra mim uma das possibilidades mais legais de se
ter um universo de robôs gigantes que mudam de forma é justamente vê-los saindo
na porrada e esses jogos meio que me negavam isso, dando apenas um pouco
efetivo golpe corporal para cada personagem. Meus desejos de pancadaria
robótica desenfreada, no entanto, foram atendidos por este ótimo Transformers: Devastation, jogo
desenvolvido pela Platinum Games (Bayonetta,
Metal Gear Rising: Revengeance), que
além de tudo faz uma afetuosa homenagem à animação original (também conhecida
como G1).
A
trama é básica, Megatron e seus Decepticons encontram um antigo artefato de
Cybertron capaz de "ciberformar" nosso planeta, cabe aos Autobots
liderados por Optimus Prime deter o vilão e salvar o mundo. Depois de uma fase inicial
que te obriga a alternar entre os personagens, o jogador fica livre para
escolher entre Optimus, Bumblebee e Sideswipe, conforme avançamos também é
possível habilitar Wheeljack e o dinobot Grimlock.
A jogabilidade lembra bastante a de Bayonetta com o jogador usando dois
botões de ataque para criar combos e ao final de cada um é possível executar um
finalizador no qual o personagem rapidamente usa sua forma alternativa para um
ataque devastador. Além disso se o jogador realizar uma esquiva no momento
certo, ativa o modo "Focus",
desacelerando o tempo por alguns segundos tal qual o "Witch Time" de Bayonetta.
Cada personagem também possui uma habilidade especial que pode ser usada de
tempos em tempos (a barra se renova automaticamente) e um superataque.
Como
é de costume nos games da Platinum, o
combate é afiadíssimo e acelerado, com controles bastante intuitivos e batalhas
grandiosas contra chefes como o construiticon Devastator e o multiforma
Blitzwing, que pode se transformar em jato e tanque. Em níveis de dificuldade
mais baixos é até possível se dar bem recorrendo ao mero button mashing, mas em dificuldades maiores é preciso conhecer bem
os combos de cada robô, bem como prestar atenção no tempo dos combos para
executar os finalizadores e nos ataques inimigos para esquivar ou bloquear no
momento certo, deixando-os abertos para poderosos contra-ataques.
O
game ainda surpreende com um bom sistema de loot. Cada transformer possui quatro slots para equipar armas (em geral gosto de deixar duas de combate
corporal e duas armas de fogo) e conforme derrotamos inimigos ou abrimos baús
vamos ganhando novas e melhores armas. A seleção é ampla, compreendendo
espadas, machados, marretas, furadeiras, rifles de precisão, lança-granadas e
muito mais. Não é nada no nível de um Diablo
da vida, é bem mais simples, mas a funciona bem e serve como incentivo para
continuar jogando. É possível fazer uma arma absorver outra através do
mecanismo "Synthesis",
permitindo à arma base subir de nível, aumentando seus atributos e adiciona a
ela as habilidades especiais (como aumento do dano dos finalizadores de combo
ou aumento das chances de receber armas raras) do equipamento absorvido.
Algumas armas só podem ser equipadas por personagens específicos, o que traz
ainda mais diferenciação a eles.
Outra
categoria de equipamentos são os TECHs, acessórios que oferecem diferentes
bônus ao serem equipados, o problema é que as TECHs, não são encontradas e
precisam ser produzidas, mas o jogador não possui nenhum controle sobre os
resultados. Uma vez iniciado o processo há um minigame para determinar a
qualidade do equipamento, mas que tipo habilidades virão nos equipamentos e
isso pode ser frustrante porque o jogador pode acabar com um inventário cheio
de TECHs que não ajudam ao seu modo de jogar. De nada adianta, por exemplo, ter
um monte de bônus de bloqueio se eu tenho mais facilidade para usar a esquiva.
Os
personagens também sobem de nível conforme vencem batalhas, melhorando seus
atributos, o único problema desse sistema é que o game nunca esclarece em que
cada atributo impacta no gameplay,
sendo necessário recorrer a um guia externo para entender informações que
deveriam constar no próprio jogo, um problema semelhante ao que acontecia em Dragon Ball Xenoverse. É claro que é
possível intuir que o atributo Strength
(Força) tem a ver com dano, mas fica difícil saber sobre o que atributos como Skill (Habilidade) interferem.
A
campanha é relativamente curta, cerca de seis horas, mas os
personagens diferentes o suficiente entre si para estimular que completemos o
game com cada um deles. Ao terminar o jogo pela primeira vez, habilitamos
também alguns novos níveis de dificuldade que aumentam o level cap dos atributos dos personagens. Jogando a campanha também
vamos habilitando alguns "Challenge Mode", que traz cerca de 50 mapas
de desafio, no qual precisamos derrotar diferente ondas de inimigos. Pensem nos
mapas de combate nos recentes games
do Batman. Tanto a campanha quando os desafios servem apenas a um jogador.
Os
gráficos em cel-shading reproduzem
com grande fidelidade o visual do desenho animado original a movimentação dos
personagens é bastante fiel ao que lembramos deles, logicamente não é nada que
vá testar os limites dos novos sistemas (joguei no PS4), mas transmite muito
bem a sensação nostálgica de que estamos controlando o antigo desenho dos anos
80. Os cenários, no entanto, são genéricos e sem vida e o fato de termos uma
campanha curta, torna inadmissível que fiquemos circulando pelos mesmos três ou
quatro ambientes ao longo dos sete capítulos.
O
game acerta ainda ao trazer os dubladores tradicionais dos personagens, com o
venerável Peter Cullen mais uma vez emprestando sua voz grave a Optimus Prime e
Frank Welker como Megatron (e mais alguns outros). As músicas também remetem ao
desenho original, embora minha memória não me permita dizer se elas são tiradas
diretamente da animação.
Assim
sendo, Transformers: Devastation é
uma afetuosa homenagem à primeira geração dos robôs e uma sólida aventura cheia
de combates velozes e grandiosos. Um game
imperdível para os fãs dos personagens e para qualquer um que aprecie um bom jogo
de pancadaria.
Nota:
8/10
Obs:
O game está disponível para PS4, PS3, PC, Xbox 360 e Xbox One.
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