Nunca cheguei a jogar os games da franquia Dark Souls, mas quando soube que a desenvolvedora Team Ninja, responsável pelos recentes Ninja Gaiden, faria um jogo com essa
pegada se passando no período do Japão feudal, confesso que fiquei realmente
curioso. Tanto que corri para jogar o beta
aberto assim que soube de sua disponibilidade e o resultado é realmente
promissor.
Assim como os Dark Souls, Nioh é um RPG de ação que exige cuidado e precisão dos jogadores.
Sair atacando a esmo é um erro fatal, já que os inimigos causam dano altíssimo,
e como cada ataque ou esquiva gasta um pouco da barra de ki (que representa o vigor físico do personagem) é preciso ser
estratégico em quando atacar e desviar, caso contrário ficará impossibilitado
por um tempo de realizar essas ações até a barra começar a recarregar. Assim, é
preciso conhecer os padrões dos inimigos e esperar pelas aberturas para poder
atacar, pois morrer significa perder todos os pontos de experiência que o
jogador tem consigo (e acreditem, vocês vão morrer muito). Tal como em Dark Souls é possível voltar até o ponto
em que se morreu para recuperar os pontos perdidos, mas morrer uma segunda vez
significa perdê-los para sempre. Juntando uma quantidade determinada de pontos
de experiência é possível ir até um altar e adicionar pontos aos atributos do
personagem.
Nioh, no entanto, não é apenas um clone de Dark Souls baseado na mitologia japonesa e tem uma série de
sistemas que ajudam a torná-lo algo único. O primeiro é a possibilidade de
alterar entre diferentes posições de combate (alta, média e baixa) cada uma com
suas vantagens e combos. Se pensarmos nas possíveis combinações entre posturas
e armas (como espadas, machados, lanças e mais) percebemos como o jogo nos dá
opções amplas de conduzir o personagem durante as lutas. Dominar o uso das
diferentes posturas ajuda bastante nos combates, embora seja possível se ater
àquela que melhor se ajusta ao seu modo de jogar.
O uso do ki também requer atenção e estratégia do jogador, já que ser
golpeado com a barra esvaziada imobiliza o personagem por alguns segundos até
que ele recupere as forças, algo que pode ser potencialmente fatal. Durante os
combos é possível ver uma aura azul ao redor do personagem, essa aura simboliza
a energia gasta com seus movimentos e apertar um botão no momento certo faz o
personagem recuperar o ki gasto e
aumentando o dano dos próximos golpes, recompensando o jogador por sua precisão.
O protagonista ainda é auxiliado
por espíritos de proteção. Ao encher a barra de especial é possível chamar a
proteção de um deles temporariamente, transformando sua aparência (pensem em Onimusha) tornando o personagem
temporariamente invencível, ampliando o dano de seus ataques e adicionando
propriedades elementais. Durante o uso, a barra vai esvaziando com o tempo e
também caso o jogador receba algum ataque, mas enche um pouco a cada golpe bem
sucedido. Cada inimigo derrotado pode derrubar novos equipamentos, trazendo um
sistema de loot semelhante a Diablo que nos instiga a sempre procurar
itens melhores. As armaduras são divididas em categorias de peso (leve, média e
pesada) e estar equipado com cargas maiores ou menores afeta a mobilidade.
Diferente de Dark Souls que traz um enorme mapa com várias áreas interligadas, Nioh é divido em missões que se passam
em espaços delimitados, mas ainda assim relativamente amplos e com
possibilidade de tomar diferentes caminhos. O beta traz duas missões principais do jogo e mais duas secundárias,
que se passam em áreas menores e são mais curtas. As duas missões principais são
encerradas com batalhas contra chefões e elas são bem desafiadoras e exigem que
o jogador conheça bem os padrões de ataque e tempos de resposta dos inimigos ao
longo dos diferentes estágios das lutas (o que significa que você provavelmente
vai morrer algumas vezes antes de derrotá-los).
Apesar de algumas cutscentes durante as missões ainda não
dá para ter uma ideia clara de qual será o enredo do jogo e o que mais ele
envolve além de um protagonista que vaga pelo Japão eliminando demônios. Como
esse não é exatamente o tipo de jogo no qual embarcamos uma profunda
experiência narrativa, isso não chega a incomodar.
A câmera, no entanto, foi um problema
durante vários momentos. Muitos ocorreram durante primeira missão principal.
Nela, o personagem passa por várias casas e ao entrar nelas, muitas vezes a
câmera ficava do lado de fora ou se direcionava para um canto qualquer,
tornando impossível de ver o personagem e me levando a várias mortes
frustrantes simplesmente porque não conseguia ver o que estava acontecendo. Na
verdade, em qualquer espaço relativamente apertado era fácil a câmera se perder
e espero que a versão final resolva um pouco esses problemas.
Outro incômodo foi a total
ausência da possibilidade de pausar. Eu entendo que não pausar durante o acesso
aos menus adicione uma tensão e urgência e não nenhum problema com isso. A
ausência de uma função de pausar também é perfeitamente compreensível durante
um multiplayer online. A questão é
que não ter nenhuma forma de pausar um jogo significa que se o telefone ou a
porta de sua casa tocar, você tem que escolher entre atender e deixar seu
personagem morrer ou se comportar como alguém anti-social e continuar jogando,
ignorando outros seres humanos que requerem sua atenção. Essa é uma escolha que
eu duvido muito que a desenvolvedora volte atrás, o que é uma pena. Continuo
interessado pelo jogo, mas já estou trabalhando meu psicológico para muitas
mortes frustrantes simplesmente porque escolhi agir como um adulto responsável.
O beta de Nioh mostrou que
o game tem muito potencial e me deixou ansioso para conferir sua versão final.
Quem gosta de RPGs desafiadores como a franquia Dark Souls tem muito o que aproveitar aqui.
Nioh é exclusivo para PS4. A desenvolvedora Team Ninja e a publisher Koei Tecmo ainda não
informaram uma data de lançamento específica, mas por enquanto ele está previsto
para o fim de 2016. [Atualizado em 13/09/2016] A Koei Tecmo finalmente divulgou uma data de lançamento durante a Tokyo Game Show, Nioh deve ser lançado em 9 de fevereiro de 2016.
Trailer
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