Apesar de meu primeiro videogame
ter sido um Nintendo 8 bits, o console que realmente me acompanhou durante boa
parte da infância foi o Mega Drive e, com ele, os jogos do Sonic. Enquanto a
Nintendo acertou na transição para o universo tridimensional de seu principal
mascote com Super Mario 64, a Sega
entregava o menos consistente Sonic
Adventure no Dreamcast e com o tempo a qualidade dos jogos do velocista
azul ia caindo (o fundo do poço talvez seja o Sonic The Hedgehog de 2006). Ainda que alguns games como Sonic Generations tenham mostrado que o
mascote de Sega tem lenha para queimar, ficava faltando aquele jogo que pudesse
fazer jus aos tempos de glória do personagem. Isso finalmente acontece neste
ótimo Sonic Mania, que retorna seu
protagonista à estética 16 bits que o tornou célebre.
A trama é simples, os robôs do
Dr. Eggman (ou Robotnik como era na minha infância) roubou uma esmeralda com poderes misteriosos e
Sonic, Tails e Knuckles precisam recuperá-la. A trama é contada em breves cenas
entre uma zona e outra, não há diálogos mais os sprites em alta definição dos personagens são bem expressivos em
transmitir o que acontece. Apesar do visual remeter à época 16 bits, o jogo não
apenas reproduz o mesmo visual de antes (como a Capcom fez com Megaman 9 e 10), mas refaz os modelos de personagens, dando a eles novas e mais
detalhadas animações.
A jogabilidade é veloz, exigindo
atenção e precisão, tal como os games
da época do Mega Drive. Felizmente os controles são bem responsivos e evitam
aquela sensação de uma movimentação escorregadia que vinha em muitos jogos
recentes do personagem. Isso ajuda a tornar o desafio de terminar uma fase
coletando anéis e destruindo robôs sem ser acertado ou perder a velocidade algo
tão satisfatório quanto costumava ser. Sonic continua veloz como sempre e Tails
pode carregá-lo em seu vôo por curtas distâncias e os dois personagens
estiverem juntos, enquanto que Knuckles pode planar e escalar paredes.
As fases são bem amplas e embora
seja possível terminá-las rapidamente, ignorar os componentes de exploração
implica em diminuir as chances de coletar as já famosas sete esmeraldas. Como
de costume, as esmeraldas são necessárias para alcançar o melhor final e também
para que Sonic se transforme em Super Saiyajin Sonic. O jogo traz uma
mistura de estágios novos, como a Studiopolis Zone, e antigos, como a Green
Hill Zone. As fases que carregam nomes conhecidos, no entanto, não são meras
reproduções do que havia em jogos antigos e tem novos elementos suficientes
para manter atentos os jogadores veteranos.
Cada zona tem algumas mecânicas
próprias que ajudam a tornar a exploração de cada uma relativamente diferente
ao invés de somente ser uma mudança de cenário. Da possibilidade de queimar
certas plataformas de madeira em Green Hill ao gel da Chemical Plant, cada fase
traz um novo elemento para dar frescor e desafio. Ao final de cada estágio há
um chefe ou subchefe a ser vencido e se no início eles parecem fáceis, nas
zonas mais avançadas é possível encontrar embates relativamente desafiadores. A
música, que sempre foi um ponto alto da série, continua ótima, em especial as
das novas fases, já que as antigas apenas repetem os temas antigos, quando
poderiam experimentar novos arranjos com essas músicas familiares.
O elo fraco da experiência reside
nas fases de bônus para a obtenção das esmeraldas que coloca os personagens
para perseguirem um robô enquanto coletam esferas azuis para aumentar a
velocidade. Nesses segmentos os controles são mais imprecisos e o personagem
desliza mais. A câmera, posicionada nas costas do personagem, fica muito
próxima e muitas vezes torna difícil ver as diferentes rotas dos estágios mais
avançados e a péssima detecção de colisão deixa a movimentação e física dessas
áreas bem esquisita.
Passando pelos balões que servem
de checkpoints com um certo número de
anéis habilita outro tipo de fase de bônus, essas com um visual e jogabilidade
parecidas com as de Sonic 3. Vencer
esses estágios dão ao jogador medalhas que habilitam uma série de coisas, desde
algumas novas habilidades (trazidas de games
como Sonic CD e Sonic 3) e novos modos,
incluindo um que permite jogar com Sonic e Knuckles juntos ao invés de Sonic e
Tails. Muitas dessas habilidades, porém, só podem ser usadas quando jogadas no
modo que não permite salvar o progresso, obrigando a jogar tudo do início ao
fim de uma só vez. Isso soa como uma limitação arbitrária e desnecessária já
que nenhuma das habilidades desequilibra tanto assim a jogabilidade.
Essas pequenas falhas não impedem
que Sonic Mania seja a melhor
aventura do mascote da Sega em muito tempo, usando a nostalgia ao seu favor ao
mesmo tempo em que apresenta novos desafios.
Nota: 8/10
O jogo está disponível para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch
Trailer
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