Não sabia o que esperar desta
primeira temporada Samantha!, série
brasileira feita pela Netflix, mas o que encontrei foi um divertido deboche do
universo televisivo brasileiro, bem como do culto às celebridades e à busca da
fama como um fim em si mesmo. A trama é centrada em Samantha (Emanuelle
Araújo), uma mulher que fez sucesso na televisão na década de oitenta, quando
ainda era criança e apresentava um programa infantil. Agora, adulta e com dois
filhos, ela continua a tentar fazer sucesso, prendendo-se ao seu passado como
estrela mirim e inventando esquemas mirabolantes para voltar à televisão.
Parte do passado televisivo de
Samantha é mostrado através de flashbacks
e essas cenas são uma paródia certeira dos programas infantis brasileiros na
década de oitenta, com direito a dançarinas com pernas de fora, conteúdos
inapropriados para o público mirim e publicidades que não deveriam ser para
crianças, como menções a cerveja e cigarros. Isso sem falar na fidelidade da
criação dos sets do programa infantil
que reproduzem o tipo de espaço e figurino, com direito a um excesso de cores neons, e as canções cantadas pelas
personagens, com direito a mensagens subliminares quando tocadas ao contrário,
tal qual a lenda urbana envolvendo as músicas da Xuxa.
No presente, a série continua uma
acertada crítica ao meio televisivo, revelando a artificialidade dos reality
shows, o modo como o público se interessa mais por barracos e pessoas sendo
grosseiras umas com as outras do que conteúdo de qualidade e como as emissoras
estão dispostas a produzir qualquer tipo de baixaria só para ficar em primeiro
lugar na audiência.
Além da cultura televisiva, a
série também mira na publicidade e na internet, observando tanto o inerente
machismo das propagandas de cerveja, constantemente colocando mulheres como
objetos, como também o vazio das webcelebridades, que se tornam famosas
meramente por serem famosas. Isso fica evidente na figura da influencer Laila (Lorena Comparato), que
constantemente inventa campanhas e hashtags que não tem qualquer peso ou
impacto no mundo real, mas mantém seus seguidores engajados.
Emanuelle Araújo faz de Samantha
alguém que ainda não superou o passado, algo evidenciado pelo toque do seu
celular ser a canção que gravou ainda criança, se apegando à fama de outrora
como seu único meio de sucesso. A atriz constrói a personagem com uma completa
falta de noção quanto à sua condição de subcelebridade em fim de carreira,
crendo piamente que ainda é relevante e que o retorno à fama está sempre
próximo. É essa medida de ingenuidade, denotando uma conduta infantilizada por
parte dela, que nos faz nos conectar com a personagem ao invés de a vermos como
uma oportunista desagradável. Seus esquemas para aparecer na mídia, embora
absurdos, não estão exatamente distantes de coisas feitas por subcelebridades
no mundo real, ajudando a tornar tudo mais crível por mais idiota que pareça.
Além de Emanuelle, há de se
destacar também o trabalho de Douglas Silva como Dodói, o ex-marido de Samantha,
que constantemente é arrastado nos esquemas malucos da ex-mulhere tenta manter
algum nível de normalidade em meio à toda a loucura de busca pela fama. Já
Daniel Furlan (o Renan do Choque de Cultura) diverte como o empresário cara-de-pau
e de ética duvidosa da protagonista.
Assim, a primeira temporada de Samantha! se revela uma divertida sátira
dos bastidores da televisão brasileira e do universo das celebridades.
Nota: 8/10
Trailer
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