Quando No Man’s Sky foi lançado há dois anos atrás, ficou evidente que o
jogo não chegava perto de cumprir todas as promessas que foram feitas a seu
respeito desde que tinha sido anunciado. Havia uma fundação promissora, mas a
falta de conteúdo tornava fácil perder o interesse depois de algumas horas. A desenvolvedora
Hello Games podia ter deixado o jogo nesta situação, mas desde então vem
adicionando conteúdo periódica e gratuitamente, culminando na atualização
intitulada NEXT, que marca também o lançamento de No Man’s Sky para o Xbox One (até então estava disponível apenas
para PS4 e PC). NEXT é uma atualização gratuita, então se você já tem o jogo
não é preciso adquirir mais nada, basta deixar que ele atualize.
A primeira diferença a ser notada
são as melhorias visuais e ajustes nos algoritmos que geram os planetas,
criaturas e vegetação, criando espaços visualmente mais ricos, criaturas mais
diferentes e insólitas e vegetações mais densas. A galáxia é também mais
povoada, com mais alienígenas presentes nas estações espaciais para interagir.
Poucos jogos conseguem criar um senso de descoberta, saindo de um planeta para
outro, como No Man’s Sky e isso
continua valendo nesta atualização.
A atualização finalmente adiciona
um muliplayer ao jogo, permitindo que
você explore a galáxia ao lado de amigos ou encontre outros jogadores. Chamar
outros jogadores para te acompanhar ajuda a quebrar um pouco da monotonia que
muitos podem sentir em explorar sozinho o universo e é um componente bem-vindo,
mas a experiência é lotada de bugs e
várias vezes o jogo travou ou deu crash
enquanto viajava com outros jogadores.
O novo sistema de criação de
bases parece inicialmente entrar em conflito com a natureza errante do jogo,
que sempre te chama à viajar, mas um sistema de teletransporte torna fácil
acessar sua base de qualquer estação espacial. Construir bases e alterar a
geografia dos planetas finalmente torna o jogo aquele tipo de “Minecraft no espaço” que muitos
esperavam, oferecendo muitas opções para que os jogadores criem todo tipo de
maluquice. Ao lado da construção de bases, agora é possível também criar
veículos para ajudar na exploração.
Agora também é possível se tornar
dono de uma nave cargueira e comandar uma frota espacial que pode ser
despachada em missões de exploração na qual podem coletar recursos. A fragata
funciona quase como uma base móvel que pode ser customizada e melhorada com
vários upgrades e expandida conforme
o jogador adquire novas naves para realizarem missões de exploração para obter
mais recursos.
O jogo adiciona dois modos que
auxiliam o jogador a priorizar que tipo de experiência ele busca no jogo. O
modo Permadeath foca na sobrevivência, dando apenas uma vida para o usuário,
enquanto o “Creative Mode” é para quem quer priorizar a construção de bases e crafiting, removendo boa parte das
mecânicas de sobrevivência.
Apesar de todas essas adições e
abertura a várias maneiras de jogar, No
Man’s Sky ainda tem sua parcela de problemas. O combate, por exemplo,
continua raso, não exigindo muita habilidade ou mesmo oferecendo variedade de
inimigos. Existem diferentes tipos de disparo para a multiferramenta, mas eles
fazem pouco para acrescentar qualquer tipo de variação tática real. Os
Sentinelas também são difíceis de despistar, o que muitas vezes torna
inevitável enfrentá-los, mas o problema é que mesmo eliminando seus
perseguidores, novos surgem em questão de meros segundos. Isso é ainda pior
quando inimigos se manifestam no espaço, já que estar sendo perseguido
desabilita os propulsores da sua nave, tornando impossível escapar e obrigando
o jogador a enfrentar os inimigos. A questão é que, assim como no solo,
reforços surgem rapidamente, o que significa que ser detectado no espaço força
goela abaixo longas e inevitáveis batalhas espaciais que se arrastam até que
todas as ondas de reforços sejam eliminados ou o jogador morra, o que é
bastante frustrante considerando que o jogo é feito para dar ao usuário a
abertura para escolher como quer jogar.
O jogo também apresenta alguns
problemas de performance, com constantes quedas nas taxas de frames, principalmente quando viajamos
pelo espaço ou entramos na atmosfera de planetas, e também com pop-ins de texturas ou elementos do
cenário. Considerando que esses problemas já estavam na versão base do jogo,
era de se imaginar que eles fossem ser resolvidos agora, mas infelizmente tudo
continua o mesmo.
Com essa nova atualização No Man’s Sky finalmente parece o game que deveria ter sido desde o
lançamento, com muito a fazer e visuais melhorados. Infelizmente alguns
aspectos continuam rasos e problemas de performance continuam a aparecer.
Nota: 7/10
Trailer
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