Quando escrevi sobre a primeira temporada de Great News (bizarramente
traduzido em português como Notícias em
Grande), falei sobre como a série conseguia superar sua premissa banal e
eventualmente encontrava uma identidade própria ao investir no absurdo. Pois
longe dos problemas de personalidade do seu ano de estreia, Great News decola desde o início de sua
segunda temporada.
A segunda temporada continua
focada em Katie (Briga Heelan) e na relação complicada que ela tem com a mãe
controladora, Carol (Andrea Martin), mas também repercute o breve envolvimento
de Katie com Greg (Adam Campbell) na temporada anterior e o crescente clima
entre os dois. Outra novidade na temporada é a breve participação de Tina Fey
como a poderosa executiva Diana St. Tropez.
Assim como antes, a série mira
seu alvo crítico nos noticiários televisivos e no modo como eles parecem mais
preocupados em criar polêmicas do que efetivamente investigar e analisar os
fatos. Também usa o humor para falar sobre tópicos atuais, como a questão do
assédio no ambiente de trabalho no episódio em que Diana assedia os homens da
redação, ou também dos limites do humor, questionando a ideia de que não faz
sentido reclamar da “patrulha do politicamente correto” em um tempo no qual
pessoas marcham nas ruas com símbolos nazistas. A temporada ainda faz piada com
nosso apego a redes sociais e como esses meios são usados para construir um
ideal falso de vida perfeita.
Outros episódios focam mais no
puro absurdo, como o capítulo natalino que parodia Um Conto de Natal do Charles Dickens ao fazer graça com a obsessão
de Carol em comemorar o feriado. O humor físico reflete o clima de exagero e
absurdo, como a “luta” entre Chuck (John Michael Higgins) e seu filho Petey
(Will Sasso). Personagens que tiveram pouco tempo na temporada anterior como a
âncora Portia (Nicole Richie) e o editor de vídeo Justin (Horatio Sanz) recebem
um pouco mais de atenção e tem suas relações com os demais personagens mais
desenvolvidas, como no episódio em que Katie e Portia vão para boates juntas ou
quando Justin mostra a Chuck a diferença que seu trabalho de montagem faz nas
reportagens do jornalista.
Briga Heelan permanece ótima no
misto de ingenuidade e neurose de Katie, assim como Andrea Martin rouba para si
todos os momentos que está em cena com a energia aloprada de Carol. Apesar na
natureza absurda de boa parte dos personagens, como Chuck, Portia ou a
meteorologista Beth (Tracey Wigfield, a criadora da série) há neles uma medida
de autenticidade que os impede de descambarem para caricaturas aborrecidas e o
entrosamento do elenco ajuda tornar crível que aquele grupo se mantem unido
apesar de toda a maluquice que aprontam uns com os outros.
Assim, depois de encontrar sua
identidade, a segunda temporada de Great
News constrói uma sátira absurda e divertida sobre o jornalismo e várias
questões contemporâneas, conquistando pelo humor sem noção e carisma dos seus
personagens.
Nota: 8/10
Trailer
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