Sempre que escrevo sobre alguma temporada de Better Call Saul
menciono o quanto a série (assim como Breaking
Bad antes dela) é cuidadosa na construção de seus planos e na condução de
seus atores de modo a usá-los para comunicar muita coisa sobre seus
personagens, seus estados de ânimo e seus arcos dramáticos, sem que
efetivamente precise dizer muita coisa. Isso me veio muito à mente quando
assisti o quarto episódio da atual quinta-temporada da série, intitulado Namastê. Como vou analisar muitas cenas
de um episódio que foi ao ar recentemente, aviso que o texto pode conter
SPOILERS da atual temporada.
O episódio começa no exato ponto
em que o anterior terminou, na imagem em close do sorve de que Jimmy (Bob
Odenkirk) jogou no chão antes de entrar no carro com Nacho (Michael Mando). No
final do terceiro episódio achei curioso a escolha de encerrar com a imagem do
sorvete, mas essa decisão se justifica ao longo do quarto episódio. A câmera se
aproxima ainda mais do sorvete no chão, dando um zoom microscópico para mostrar as formigas que se aproximam do doce
caído, começam com algumas poucas, mas vão ficando cada vez mais numerosas.
A imagem parece dotada de um
valor simbólico que fala diretamente sobre o que está acontecendo com Jimmy
naquele momento da trama. Cada vez mais imerso no alter ego de Saul Goodman, ele definitivamente mergulha em uma
atividade criminosa ao entrar no carro com Nacho. O abandono do sorvete e
subsequente infestação de formigas parece estar ali para denotar o processo de
corrupção moral de Jimmy conforme ele se coloca em um caminho sem volta para a
criminalidade. Afinal de contas Better
Call Saul, da mesma forma que Breaking
Bad, é um conto sobre a falência moral de um indivíduo que começou com boas
intenções e se tornou um criminoso sem escrúpulos.
Mas Lucas, você me pergunta, será
que você não está viajando na interpretação? Bem, é sempre possível, mas nesse
caso específico a narrativa reforça essa possibilidade de leitura ao fim da
reunião de Jimmy com Lalo Salamanca (Tony Dalton). Nacho deixa Jimmy no mesmo
ponto em que o pegou e Jimmy olha para o chão e vê o sorvete tomado por
formigas. Ou seja, Jimmy voltou ao mesmo ponto onde estava e encontra o sorvete
que largou no chão sendo deteriorado por insetos, um reflexo da deterioração
moral do personagem.
Não é só através das imagens que
o episódio consegue nos dizer muito sobre os personagens usando poucos
elementos, a conduta dos atores também nos comunica muita coisa sem que seja
necessário um diálogo explícito. A postura defensiva e a fala hesitante de
Jimmy na conversa com Lalo deixam claro para o espectador que Jimmy está
desconfortável em efetivamente trabalhar para o tráfico. Mais que isso, a
maneira como ele alonga a fala na qual tenta dar um valor de seus serviços a
Lalo evidencia que o personagem não tem a menor noção do que está fazendo e
apenas tenta enrolar o traficante na esperança de sair nessa situação. Afinal,
nesse ponto da trama Jimmy ainda não é plenamente o Saul Goodman desprovido de
escrúpulos que conhecemos em Breaking Bad.
Não há qualquer diálogo explícito que nos diz que Jimmy está desconfortável ou
não quer fazer o serviço, mas a conduta do personagem nos diz tudo que
precisamos saber.
Do mesmo modo, a maneira com a
qual Kim (Rhea Seehorn) perde a paciência com um idoso cuja propriedade um
cliente dela quer adquirir diz muito sobre a relação entre a advogada e Jimmy.
Conforme ela grita com o idoso sobre a necessidade de seguir regras e honrar a
própria palavra, fica claro que ela não está se referindo apenas à teimosia do
idoso, mas está descontando nele a frustração que sente com Jimmy e o fato de
Jimmy estar cada vez mais afrouxando seus limites morais.
O incômodo de Kim com a conduta
de Jimmy era visível no rosto dela desde a cena final da quarta temporada, no
entanto a personagem nunca transmitiu seus pensamentos ao namorado. A explosão
dela diante do homem idoso explicita ao público o quanto as ações de Jimmy a
estão tirando do sério e o quanto ela vinha contendo seu incômodo durante todo
esse tempo.
Voltando à construção das imagens
e situações, a cena final é outro exemplo de como um evento aparentemente banal
pode dizer muito sobre os personagens. Kim chega em casa e encontra Jimmy
bebendo na varanda. Jimmy se sente, de alguma maneira, incomodado por ter se
tornado um empregado dos Salamanca, enquanto que Kim está frustrada por ter
tido que acabar com a vida de alguém por causa de um cliente. Ambos
ultrapassaram seus limites morais naquele dia e ambos estão mal por isso, mas
eles não se falam.
Jimmy dá uma cerveja para Kim e
ela arremessa a garrafa na rua. Jimmy então arremessa sua própria garrafa e os
dois pegam o restante das cervejas e começam a jogá-las da varanda. É
perceptível que a ação é uma maneira de ambos extravasarem suas respectivas
frustrações sem, no entanto, falar sobre elas com o outro e isso diz muito
sobre a relação de Kim e Jimmy naquele momento.
Por pior que estejam se sentindo,
eles não querem dizer um para o outro como se sentem ou o que os incomoda,
preferindo encontrar uma maneira alternativa de botarem os sentimentos para
fora enquanto adiam uma inevitável conversa sobre o que realmente se passa na
cabeça de cada um deles. É evidente, a esse ponto, que eles não têm uma relação
no qual sentem abertura um com o outro, buscando maneiras de prolongar o
silêncio que há entre eles. Um silêncio que provavelmente irá se tornar
insuportável em algum momento. É por elementos como esses, nos quais a série
nos comunica muito sobre os personagens e seus sentimentos sem precisar de
diálogos que fiquem explicando o que está se passando com eles.
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