Na trama o Homem Sem Nome (Clint Eastwood), o bandido Tuco (Eli Wallach) e o mercenário Olhos de Anjo (Lee Van Cleef) se envolvem em uma corrida para chegar a milhares de dólares em ouro enterrados secretamente por soldados confederados em um cemitério remoto. Como cada um tem uma parte do segredo necessário para encontrar o tesouro, acabam tendo que relutantemente cooperar.
Como em outros faroestes conduzidos por Leone, há um trabalho na dilatação do tempo através da montagem. Isso ajuda a nos fazer sentir o vazio e imensidão do oeste, com o desenho de som ressaltando os ruídos ambientes como moscas os hélices de moinhos, para mostrar o silêncio e a falta de pessoas dos lugares. A dilatação de tempo também serve para ampliar a tensão em muitas cenas, já que sabemos o quanto os personagens são letais e um movimento em falso pode resultar em morte.
Assim, muitos conflitos se alongam conforme os envolvidos medem e analisam o adversário esperando o momento certo para agir. Mesmo conversas são carregadas de tensão porque sabemos que a qualquer momento alguém pode sacar uma arma e tentar alguma coisa. Essa tensão contribui para o sentimento de que o oeste é um lugar bruto e imprevisível no qual a violência pode irromper a qualquer momento.
A trama também ilustra o velho oeste como um lugar em ebulição, com conflitos em toda parte. Sejam aqueles causados por bandidos como Tuco, sempre criando confusão com seus roubos e esquemas, sejam os conflitos maiores como os da Guerra de Secessão, que enchem ainda mais de morte esse espaço selvagem. O lugar em si também é perigoso, como fica evidente no segmento em que Tuco e o personagem de Eastwood tentam atravessar sozinhos um trecho de deserto cru, com Tuco torturando o pistoleiro sem nome a caminhar sem sombra ou água.
A música composta por Ennio Morricone ajuda a dar um senso de grandiosidade à jornada dos personagens. Com temas marcantes que ajudam a identificar personagens, como o tema do Homem Sem Nome, ou sensações, a exemplo do modo que a música Ecstasy of Gold delineia o senso de fascínio e júbilo que o ouro exerce sobre aqueles personagens.
Com a direção segura de Sergio Leone, que delineia com
habilidade a dureza e o vazio do oeste, e a música marcante de Ennio Morricone,
Três Homens em Conflito é um dos
melhores westerns já feitos.
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