A trama acompanha Waldisney (Alexandre Lino), porteiro de um prédio de classe média na zona sul do Rio de Janeiro. Quando uma confusão irrompe no condomínio todos são levados para a delegacia e o porteiro precisa explicar o que aconteceu para um impaciente delegado (Maurício Manfrini). O relato de Waldisney rememora tudo que aconteceu ao longo do dia e suas interações com os pitorescos habitantes do prédio.
quinta-feira, 31 de agosto de 2023
Crítica – O Porteiro
quarta-feira, 30 de agosto de 2023
O Urso e a família enquanto sentença
Ao assistir o sexto episódio da
segunda temporada de O Urso me
lembrei do pôster do filme Os Excêntricos
Tenenbaums (2001) que trazia a frase “família não é uma palavra, é uma
sentença”. A frase trazia uma brincadeira de duplo sentido com a palavra
sentença. De um lado podia significar sentença no sentido de período ou frase,
afirmando que família é algo tão complicado que é uma frase inteira em uma só
palavra. Por outro lado, sentença podia ser entendido como uma sentença
jurídica, uma decisão de uma instância de poder que decide o rumo de sua vida.
Nesse caso seria possível entender a família como algo que carregamos conosco
querendo ou não e que para o bem ou para o mal define muito de nossos rumos,
transmitindo valores, visões de mundo, bens matérias, traumas, preconceitos e
uma série de outras coisas.
terça-feira, 29 de agosto de 2023
Crítica – The Beanie Bubble: O Fenômeno das Pelúcias
A trama conta a história de ascensão e queda dos Beanie Babies bichinhos de pelúcia colecionáveis que viraram febre no início da década de 90 e gerou todo um mercado paralelo de colecionadores já que cada pelúcia era produzida em número limitado. A narrativa foca em Ty Warner (Zach Galifianakis), criador da empresa, e nas mulheres ao redor dele que foram essenciais para o sucesso da empresa. Robbie (Elizabeth Banks) era a sócia de Ty e responsável pelo dia a dia administrativo da corporação, Maya (Geraldine Viswanathan) foi quem teve a ideia dos Beanies serem lançados em número limitado e usar a nascente internet para fomentar comunidades de colecionadores e Sheila (Sarah Snook) era a noiva de Ty e as filhas dela deram ao empresário muitos designs para as pelúcias.
segunda-feira, 28 de agosto de 2023
Crítica – Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá
A trama é protagonizada por Stacy (Sunny Sandler) é uma jovem prestes a fazer seu bat mitzvá e quer ter a festa dos sonhos. Ela e a melhor amiga, Lydia (Samantha Lorraine), estão planejando tudo para ser perfeito e Stacey tem esperanças de conquistar o garoto de quem gosta, Andy (Dylan Hoffman), mas as coisas se complicam quando Lydia fica com Andy e as duas amigas rompem.
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
Drops – O Amor Mandou Mensagem
É óbvio que eles vão se apaixonar. É óbvio que o fato de Rob ocultar o motivo de ter se aproximado de Mira irá dar errado e fazê-la se afastar. É óbvio que ele irá reconquistá-la com um grande gesto romântico ao final. É possível chegar a essas conclusões já nos primeiros minutos e todas as batidas da história vão exatamente nessa direção. O casal principal até tem carisma e química, mas Heughan é prejudicado por um texto que força a barra em fazer Rob soar como um sujeito que não sabe lidar com mulher com mulheres e enche o personagem de diálogos ruins. A fala dele sobre o que ele gosta em basquete, por exemplo, poderia se aplicar a qualquer esporte.
quinta-feira, 24 de agosto de 2023
Lixo Extraordinário – Rollerball
quarta-feira, 23 de agosto de 2023
Crítica – A Chamada
Na trama, Liam Neeson interpreta Matt (confesso que tive que olhar o nome do personagem no IMDb apesar de estar escrevendo esse texto apenas uma hora depois de ter assistido o filme, tão pouco memorável que é) um corretor de valores cujo trabalho é fisgar altos investidores e mantê-los investindo mesmo em cenários desfavoráveis. Um dia, ao levar os filhos para a escola, recebe uma ligação ameaçadora. O carro dele está com uma bomba, se qualquer pessoa tentar sair a bomba explode e se eles desobedecerem quem está do outro lado da linha também morrem.
terça-feira, 22 de agosto de 2023
Crítica – Gran Turismo: De Jogador a Corredor
Como o game não tem narrativa, o filme se baseou na história real de Jann Mardenborough (Archie Madekwe), um jovem britânico que jogava Gran Turismo competitivamente e foi selecionado por um programa da Nissan para transformar gamers em pilotos. Jann é treinado por Jack Salter (David Harbour), o típico mentor experiente marcado por traumas do passado, e precisa se afirmar no mundo das corridas contra as dúvidas de todos ao seu redor.
segunda-feira, 21 de agosto de 2023
Crítica – Besouro Azul
A trama é centrada em Jaime Reyes (Xolo Maridueña, o Miguel de Cobra Kai) um jovem recém formado que retorna a sua cidade natal, Palmera City, na esperança de conseguir um bom emprego e ajudar sua família. Ele tenta trabalhar nas Indústrias Kord, a mais prestigiosa companhia da cidade, mas acaba se envolvendo em uma disputa entre Victoria Kord (Susan Sarandon), a atual presidente da empresa, e Jenny (Bruna Marquezine), filha do antigo CEO Ted Kord. Jaime acaba de posse de um escaravelho alienígena que se funde com seu corpo e lhe dá poderes especiais, mas isso o coloca na mira da implacável Victoria. Agora Jaime precisa da ajuda de Jenny e de sua família para compreender suas novas habilidades e dar um fim à ameaça.
sexta-feira, 18 de agosto de 2023
Drops – O Rei dos Clones
Produção da Netflix, o documentário O Rei dos Clones tenta acompanhar a trajetória do cientista coreano Hwang Woo-suk, pioneiro em técnicas de clonagem de vários animais cuja carreira naufragou depois que foi pego cometendo fraude de dados em um artigo científico. É uma produção bem quadrada em termos de como conta sua história, não indo muito além dos recursos já manjados de entrevistas e imagens de arquivo, além de eventuais reconstituições, que não fazem muito para manter nosso envolvimento.
O principal problema, no entanto, é que o filme não parece decidir que história quer contar, se quer falar do trabalho de Hwang e suas ações pouco éticas em nome de um suposto “bem maior” ou se quer documentar a história da clonagem enquanto técnica biomédica, instruir o espectador quanto ao funcionamento dessa ciência e do debate moral em torno do uso desse conhecimento. A trama vai e volta nesses dois fios narrativos, mas não encontra nada de muito interessante a dizer em nenhum deles, ficando na superfície das duas ideias.
quinta-feira, 17 de agosto de 2023
Drops – Projeto Extração
Na trama, quando uma refinaria chinesa localizada no Iraque é atacada, o agente Luo (Jackie Chan) é enviado para resgatar os cidadãos chineses que trabalham no local. Ao mesmo tempo, o mercenário Chris (John Cena) é contratado para resgatar membros chave da equipe e levá-los ao seu misterioso contratante. Quando Chris descobre que estava a serviço do criminoso internacional Paddock (Pilou Asbaek), que deseja o acesso desses funcionários para saquear a refinaria. Descobrindo ter sido manipulado, Chris e Luo juntam forças para combater o vilão.
quarta-feira, 16 de agosto de 2023
Crítica – Piscina Infinita
A trama se passa na fictícia ilha de La Tolqa (que parece remeter à Indonésia), focando no escritor James (Alexander Skarsgard) que vai passar férias na ilha em um resort de luxo acompanhado da esposa. Lá ele conhece Gabi (Mia Goth) e o marido Alban (Jalil Lespert) e fica amigo do casal. Em uma noitada ao lado deles, James acidentalmente atropela e mata um morador local. Ele é preso no dia seguinte pelas autoridades da ilha e condenado à morte e aí ele descobre o estranho sistema judicial da ilha. Para não desencorajar o turismo, a ilha oferece que os ricaços que frequentam o local assinem um termo e paguem um valor para serem clonados e que o clone seja executado em seu lugar. Assim James descobre que não há consequência para os ricos na ilha e que Gabi viaja para La Tolqa a anos apenas para exercitar seus piores impulsos. Seduzido pela jovem, o escritor se entrega a uma existência de hedonismo e violência.
terça-feira, 15 de agosto de 2023
Crítica – Agente Stone
Pensei muito nisso assistindo Agente Stone porque apesar de ser uma produção feita com competência técnica não conseguiu despertar em mim nenhuma reação, nem mesmo para detestar, o que para mim é pior do que o filme ser ruim. Sair com raiva de um filme ruim significa ao menos que aquele produto artístico te afetou, te tocou em algum nível, mesmo que para te fazer odiar. Um filme que não move você de nenhum modo é o pior tipo de arte e é talvez por não conseguir nos mover em qualquer direção que, como disse Tarantino, esse tipo de produção não tem impacto na nossa vivência cultural. Assistimos, esquecemos e seguimos adiante como se esses filmes não tivessem existido, tivessem desaparecido no éter ou fossem frutos de nossa imaginação.
segunda-feira, 14 de agosto de 2023
Crítica – Fale Comigo
A trama acompanha um grupo de jovens que encontra uma mão embalsamada que tem o poder de entrar em contato com os espíritos. Por diversão eles usam a mão em festas como se tudo fosse uma grande brincadeira. Mia (Sophie Wilde) fica mais tempo do que deveria com um espírito no corpo e passa a ver coisas mesmo quando não usa a mão, sendo assombrada inclusive pelo espírito da falecida mãe. Aos poucos a garota vai perdendo o senso de realidade e passa a ser manipulada por esses espíritos.
Enquanto premissa não há exatamente nada de novo em histórias de jovens que brincam com o sobrenatural e esbarram em forças muito além de seu controle, o que chama atenção aqui é a maneira com a qual o filme trabalha essas ideias. É um terror com um ritmo bem deliberado, que toma seu tempo para estabelecer seus personagens e sua mitologia. Talvez o ritmo soe lento para alguns, mas essa construção de como o trauma da perda da mãe pesa sobre Mia e o que significa para ela a amizade com Jade (Alexandra Jensen), Riley (Joe Bird), bem como o acolhimento que recebe da mãe de Jade, Sue (Miranda Otto) são importantes para que sintamos o risco de tudo que está em jogo para Mia uma vez que a crise se estabeleça.
sexta-feira, 11 de agosto de 2023
Rapsódias Revisitadas – Paprika
Paprika conta a história de um grupo de cientistas que cria um aparelho que permite visualizar e entrar nos sonhos das pessoas. A dra. Chiba usa o dispositivo para ajudar pacientes com problemas psicológicos entrando em seus sonhos como um avatar chamado Paprika. Quando o dispositivo é roubado do centro de pesquisa e os envolvidos com a máquina começam a agir estranhamente, Chiba e seus colegas creem que o ladrão está atacando as pessoas em seus sonhos e decidem encontrar o culpado.
quinta-feira, 10 de agosto de 2023
Drops – Felicidade para Principiantes
É uma história bem previsível sobre se redescobrir depois do fim de um relacionamento, com a excursão servindo para a protagonista confrontar os traumas passados tanto do casamento fracassado como os problemas que ela tem com o irmão. A dinâmica entre ela e Jake também é relativamente previsível, seguindo o clichê da dupla que troca farpas, mas acaba se apaixonando, não havendo muita tensão se eles irão ficar juntos ou não.
quarta-feira, 9 de agosto de 2023
Crítica – O Poder e a Lei: Segunda Temporada
De início imaginei que a temporada seria mais focada na busca pelo real assassino que incriminou o antigo cliente de Mickey e a trama de Lisa ficaria mais em segundo plano, mas a série consegue reverter nossas expectativas ao levar Mickey ao culpado da primeira trama nos primeiros episódios, enquanto foca o resto da temporada no julgamento de Lisa. Confesso que fiquei contente com a reversão, já que a trama envolvendo esse antigo cliente, Jesus Menendez (Saul Hueso), acaba ganhando contornos de conspiração grandiloquente que se afastam um pouco do realismo urbano da série.
terça-feira, 8 de agosto de 2023
Crítica – Ursinho Pooh: Sangue e Mel
A trama concebe Pooh e seus amigos como híbridos bizarros entre homens e animais, que foram lembrados como animais fofos por conta da imaginação infantil de Christopher Robin. Quando Robin deixa de frequentar a floresta para ir para a faculdade, Pooh e seus aliados ficam sozinhos e à míngua. Com o tempo eles passam a nutrir ódio da humanidade e a matar qualquer um que se aproxime. Já adulto, Robin (Nikolai Leon) retorna à floresta e encontra as vítimas de Pooh e Leitão, tendo sua namorada morta por eles e sendo capturado pela dupla. As criaturas também passam a mirar em um grupo de mulheres que alugou uma casa nas margens da floresta.
segunda-feira, 7 de agosto de 2023
Crítica – Asteroid City
A trama adota uma estrutura que inicialmente soa bagunçada, começando com um programa de televisão que apresenta uma peça sobre a construção de uma peça chamada Asteroid City, até nos mostrar a história propriamente dita dos personagens de Asteroid City. Nessa história, dentro de histórias dentro de histórias, conhecemos Augie (Jason Schwartzman) um enlutado fotógrafo de guerra que busca o momento ideal para contar aos filhos sobre o falecimento da mãe. Ele está com os filhos na pequena cidade de Asteroid City para uma convenção de jovens prodígios da ciência, um deles seu filho mais velho, Woodrow (Jake Ryan). Quando um evento inesperado obriga todos a ficarem de quarentena na cidade, os personagens começam a reavaliar suas vidas.
sexta-feira, 4 de agosto de 2023
Drops – Assassino Sem Rastro
A trama gira em torno de Alex (Liam Neeson), um assassino profissional que recusa um contrato de assassinar uma criança que seria uma testemunha em potencial para um perigoso cartel. Por saber demais, Alex se torna alvo e precisa lutar para sobreviver. Alex também está com princípio de Alzheimer, então sua memória não é muito confiável, mas mesmo com os problemas de cognição ele precisa correr contra o tempo para eliminar todos em seu caminho e punir os responsáveis.
quinta-feira, 3 de agosto de 2023
Crítica – Clonaram Tyrone!
A trama é centrada no traficante Fontaine (John Boyega) que começa a achar que tem algo estranho ocorrendo em seu bairro depois que o cafetão Slick (Jamie Foxx) diz ter visto Fontaine ser morto a tiros por um rival. Com a ajuda da prostituta Yo-Yo (Tayonah Parris) eles esbarram em uma instalação governamental nos subterrâneos do bairro desenvolvendo meios de clonar e controlar as mentes da população.
O que começa como uma aventura amalucada logo vira uma trama reflexiva sobre questões de representação. Ao revelar que Fontaine e Slick estão sendo clonados como um instrumento de controle do bairro, o filme pondera sobre como certos arquétipos de personagem acabam sendo usados para repetir certos clichês de representação acerca de um determinado grupo social e como a reprodução desses clichês (a clonagem nesse caso) impede o progresso dessa população.
quarta-feira, 2 de agosto de 2023
Crítica – Double Dragon Gaiden: Rise of the Dragons
A trama é simples. Em uma Nova Iorque devastada por guerra nuclear a cidade é dominada por diferentes gangues. O prefeito pede aos irmãos Lee ajuda para combater os criminosos que tomaram a metrópole e junto com o tio Matin e a policial Marian (não mais uma donzela em perigo como nos outros games) eles partem para deter a criminalidade na base da porrada. É simples, mas funcional e ninguém vai para um jogo desse esperando nada complexo.
terça-feira, 1 de agosto de 2023
Crítica – The Witcher: Terceira Temporada (Parte 2)
Essa segunda parte inicia onde a primeira parou, com Djikstra (Graham McTavish) tomando o controle de Aretusa e todos por lá ao mesmo tempo que elfos a serviço de Nilfgaard atacam o local em busca de Ciri (Freya Allan). Geralt percebe que não é mais possível fugir ou ficar à margem da guerra que se desenha e decide ajudar as feiticeiras a rechaçarem ambos invasores.