sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Drops – A Lista de Beijos

 

Crítica – A Lista de Beijos

Review – A Lista de Beijos
Eu não esperava nada muito inovador ou diferente quando fui assistir A Lista de Beijos, mas queria ao menos ver uma comédia adolescente minimamente bem realizada e carismática. O que encontrei, no entanto, foi uma coleção de lugares comuns pouco imaginativos que não servem para dar ao filme nenhum tipo de personalidade própria.

A narrativa gira em torno de Camille (Megan Suri) que consegue beijar um dos garotos populares da escola. O que deveria ser um sonho se torna um pesadelo quando o garoto espalha para toda escola que ela beija mal. Quando fazem uma enquete no colégio e apenas quatro pessoas dizem que ficariam com Camille, ela decide procurar essas pessoas para provar que não beija mal. 

É uma típica história de despertar afetivo adolescente. Uma personagem que sente que está “atrasada” em suas experiências afetivas e sexuais e decide correr atrás do tempo perdido de uma maneira que não é exatamente saudável. Já assistimos vários filmes assim, de American Pie (1999) a Superbad (2007) passando pelo recente e ótimo Clube da Luta para Meninas (2023) e A Lista de Beijos não faz nada de interessante com sua premissa.

O humor é previsível e rasteiro, sem nada que efetivamente faça rir. O desenvolvimento da personagem não vai muito além do foco nesses relacionamentos afetivos que ela busca e seu arco de aprendizado encerra no clichê de que o importante são “os amigos que fizemos pelo caminho”. A epifania final da personagem diante do espelho soa mais como uma imposição do roteiro do que um desenvolvimento natural da jornada dela ao longo da trama.

Megan Suri até tenta dar alguma graça e carisma a Camille, mas não tem muito que fazer com um material tão inane. O único acerto do filme é a naturalidade com a qual trabalha a bissexualidade da protagonista, evitando o excesso de didatismo que é normalmente comum nesse tipo de ficção adolescente.

Clichê, vazio e sem graça, A Lista de Beijos é uma comédia adolescente que não tem nada a dizer sobre juventude, relacionamentos ou desenvolvimento emocional.

 

Nota: 3/10


Trailer


Nenhum comentário: