Como seria viver a juventude com
o conhecimento e experiência de nossa versão mais velha? É essa pergunta que Meu Eu do Futuro tenta ponderar a
resposta e o resultado é um exame singelo sobre o impacto de nossas escolhas de
vida e como o tempo muda nossa perspectiva das coisas, nem sempre para melhor.
Convergência temporal
A narrativa é protagonizada por
Elliott (Maisy Stella), uma garota que aproveita suas últimas férias antes de
ir para a faculdade. Um dia ela vai acampar com as amigas Ruthie (Maddie
Ziegler) e Ro (Kerrice Brooks) e elas acabam usando cogumelos alucinógenos.
Durante a viagem nas drogas, ela encontra sua versão mais velha (Aubrey Plaza)
e pede a ela conselhos para o futuro. Seu eu do futuro a alerta que tudo irá
mudar depois que for para a faculdade, que ela deve aproveitar o tempo que tem
com os irmãos e com os pais na fazenda da família e que deve evitar se
apaixonar por um rapaz chamado Chad. No dia seguinte ela conhece um Chad (Percy
Hynes White, de Wandinha) e não
consegue entender porque a Elliott do futuro lhe disse para não se envolver com
ele.
Dirigido por Anna Muylaert,
responsável por Que Horas Ela Volta?
(2015), O Clube das Mulheres de Negócios
tenta imaginar como seria um Brasil em que as mulheres dominassem a sociedade.
É uma ideia com potencial de repensar noções de masculino e feminino, de como
muito disso é uma construção social, mas infelizmente o filme se prende a um
binarismo raso que o reduz a ser uma sátira de uma piada só.
Mundo invertido
Na trama, o renomado fotógrafo
Jongo (Luís Miranda) e o inexperiente repórter Candinho (Rafael Vitti) vão ao
famoso Clube das Mulheres de Negócios, confraria privada que abriga as mulheres
mais poderosas do país, para entrevistar as integrantes da diretoria. Jongo
está apreensivo de entrar em um ambiente de mulheres tão poderosas, mas
Candinho não se sente intimidado por ser neto da presidente do clube, a
poderosa Cesárea (Cristina Pereira).
Assim que saíram os primeiros
trailers de Dragon Age: The Veilguard
eu não fiquei muito animado. Depois de quase dez anos no limbo após Dragon Age: Inquisition o jogo que
anteriormente se chamaria Dragon Age: The
Dread Wolf tinha sido rebatizado e exibia uma direção de arte mais cartunesca
e um clima mais aventureiro que o distanciava da fantasia sombria de outrora,
assim como a jogabilidade adotava mais uma estrutura de RPG de ação do que o
combate tático de antes. Estava pronto para não gostar, mas a verdade é que ao
longo das minhas cinquenta horas com Dragon
Age: The Veilguard percebi que quanto mais analisava o jogo pelo que ele se
propunha a ser e não pelo que eu queria que ele fosse, mais ele crescia aos meus olhos.
Criado na literatura pelo
escritor James Patterson, o detetive Alex Cross já está a algum tempo na mira
Hollywood, mas os resultados dessas adaptações variavam entre o morno, com os
filmes estrelados por Morgan Freeman Beijos
que Matam (1997) e Na Teia da Aranha,
e o péssimo, com A Sombra do Inimigo
(2012), que trazia Tyler Perry como Alex Cross. Talvez o problema tenha sido
adaptar os romances de Patterson como filmes e não como séries, já que Detetive Alex Cross mostra que o
personagem funciona melhor nesse formato.
Na Broadway, o musical Wicked trazia uma interessante releitura
para a mitologia do universo de O Mágico
de Oz, ponderando como sobre o perigo de ouvir apenas um lado da história e
como isso resulta em maniqueísmos injustos. Fiquei curioso com o anúncio de uma
adaptação para cinemas, principalmente pela escolha de dividir o musical em
duas partes, que evitaria ter que condensar demais a narrativa e prejudicar a
construção dos personagens e conflitos, como aconteceu em Caminhos da Floresta(2014). Sim, esse filme é só a primeira metade
da história.
Metáforas da diferença
A narrativa começa com a derrota
da bruxa Elphaba (Cynthia Erivo) no filme de O Mágico de Oz e enquanto a terra de Oz comemora a sua morte,
Glinda (Ariana Grande), a bruxa boa, relembra o passado das duas e como ninguém
nasce naturalmente maligno. Acompanhamos então a juventude das duas e como elas
estudaram juntas para se tornarem feiticeiras, com Elphaba sempre demonstrando
uma aptidão natural para magia enquanto Glinda não tinha o mesmo talento embora
desejasse dominar a magia. As habilidades de Elphaba chamam a atenção da
professora Morrible (Michelle Yeoh), que a consideram capaz de ajudar o grande
Mágico de Oz (Jeff Goldblum), embora a aparência verde de Elphaba desperta
preconceito e intolerância nos colegas.
Adaptando um romance escrito por
Lily Brett este Tesouro tenta ser
simultaneamente um road movie sobre
pai e filha se reconectando depois da morte da mãe e um exame sobre a memória
do Holocausto e as consequências do antissemitismo. Nem sempre ele se sai bem
nas duas coisas, funcionando melhor na dimensão familiar do que no exame
histórico.
Viagem em família
A narrativa se passa em 1990 e
acompanha a jornalista Ruth (Lena Dunham) que viaja à Polônia para conhecer a
cidade em que os pais cresceram. Ela é acompanhada pelo pai, Edek (Stephen
Fry), um octogenário sobrevivente do Holocausto. Os dois se afastaram depois da
morte da mãe de Ruth, então a viagem é também uma tentativa dos dois em se
reaproximarem. De início Edek reluta em voltar para sua antiga cidade, mas o
retorno acaba despertando nele sentimentos que havia esquecido.
A impressão ao assistir essa
segunda parte da temporada final de Cobra
Kai é estar diante de alguém que já sofreu morte cerebral, mas a família se
recusa a desligar os aparelhos e aceitar que acabou. Não apenas a trama já não
tinha mais para onde ir, algo que mencionei quando escrevi sobre a primeira parte, como essa segunda parte se recusa a encerrar a
história e prolonga a série para mais uma terceira leva de episódios que não
tem mais qualquer razão para ter se alongado tanto.
Uma adolescente volta ao passado
para impedir um serial killer de
matar um ente querido e no processo aprende mais sobre o passado de sua
família. Essa era a premissa de Dezesseis Facadas(2023) e que é repetida neste Corte
no Tempo, mas sem o humor ou o gore da produção de 2023.
Mortes sem impacto
A trama é protagonizada por Lucy
(Madison Bailey, de Outer Banks), uma
garota que acidentalmente viaja no tempo para 2003, dias antes da irmã mais
velha, Summer (Antonia Gentry, de Ginny
& Georgia) ser assassinada. Presa no passado, ela precisa encontrar um
meio de retornar ao presente ao mesmo tempo em que busca um meio de impedir a
morte da irmã.
É curioso como só conhecemos
certas facetas de entes queridos depois que eles falecem. O documentário A Extraordinária Vida de Ibelin explora
esse sentimento ao contar a história de Mats Steen, um jovem norueguês que
morreu aos vinte e poucos anos por conta de uma doença muscular degenerativa.
Seus pais achavam que a vida dele tinha sido só sofrimento por conta de seus
problemas de saúde e de estar preso em uma cadeira de rodas, conseguindo mexer
apenas os dedos, mas depois de seu falecimento descobriram que ele tinha uma
enorme rede de amigos, paixões e apoiadores dentro do jogo World of Warcraft e perceberam que a vida do filho não tinha sido
tão solitária quanto pensavam ser.
Não creio que ninguém que tenha
assistido Gladiador (2000) tenha
saído do filme pensando “nossa, mal posso esperar por uma continuação que conte
a história do filho do protagonista”, mas mesmo sem ninguém querer ou que fosse
necessário para amarrar qualquer ponta da história que Ridley Scott contou há
mais de vinte anos atrás, Gladiador 2
está entre nós. Não faz a menor diferença, não precisava existir, mas não é
exatamente ruim.
Ecos da eternidade
A narrativa é centrada em Lucius
(Paul Mescal), filho de Lucilla (Connie Nielsen) e Maximus (Russell Crowe) do
primeiro filme. Para ser mantido em segurança Lucius foi mandado para longe e
se tornou um guerreiro no norte da África. Quando suas terras são conquistadas
por Roma e sua esposa é morta pelo general Acacius (Pedro Pascal) ele é vendido
como escravo e usado como gladiador pelo inescrupuloso Macrinus (Denzel
Washington). Agora Lucius retorna à Roma para se vingar do general e dos cruéis
imperadores Geta (Joseph Quinn, de Stranger Things) e Caracalla (Fred Hechinger).
É basicamente a mesma premissa do
primeiro filme, mas tudo é duplicado. Ao invés de um guerreiro que luta por
vingança e para restaurar a justiça em Roma temos essas motivações divididas
entre Lucius e Acacius. Ao invés de um imperador imaturo e sádico temos dois em
Geta e Caracalla,
mas de resto é a mesma história sobre defender “o sonho de Roma” que embalou a
história trágica de Maximus.
Repetição também está no trabalho
do elenco ainda que entreguem performances competentes. Denzel Washington devora o cenário ao interpretar Macrinus como uma
versão romana e com mais joias do que um bicheiro carioca de seu Alonzo de Dia de Treinamento (2001). Macrinus é um
sujeito ardiloso, que joga em vários lados sempre visando o ganho pessoal e
está sempre a frente dos oponentes, como se ele estivesse jogando xadrez
enquanto os demais jogassem damas. É um personagem que domina cada cena em que
está, mas a essa altura da carreira Washington o interpretaria com as mãos
amarradas nas costas. Connie Nielsen traz a mesma dignidade e altivez a Lucille que apresentava
no original, enquanto Pedro Pascal traz um misto de honra e desilusão a
Acacius.
Os dois imperadores, por outro
lado são tão histriônicos que pendem para a caricatura. Joseph Quinn se sai um
pouco melhor ao conseguir injetar algum mínimo grau de humanidade a Geta, mas o
Caracalla de Fred Hirchinger passa do ponto do exagero e soa como um vilão de
desenho animado. Sim, eu entendo que ele deveria ser um sujeito louco com o
cérebro carcomido pela sífilis, mas mesmo entre toda essa loucura há uma pessoa
ali (pensem em Forrest Whitaker como Idi Amin em O Último Rei da Escócia) e o trabalho de Hirchinger é tão exagerado
ao ponto de soar falso.
Arena Mortal
O primeiro filme foi alvo de
críticas por sua falta de precisão histórica, algo que nunca me incomodou
pessoalmente, mas aqui Scott desvia tanto da realidade que o filme praticamente
entra no domínio da fantasia. Digo isso não apenas por sua trama se povoada por
muitos personagens ficcionais, mas por uma série de eventos que transcorrem,
principalmente dentro da arena do Coliseu. Aqui vemos batalhas com
rinocerontes, uma batalha naval com direito a tubarões nadando na arena uma
série de outras ocorrências que qualquer leigo é capaz de dizer que se trata de
liberdades artísticas.
Não que a ação seja ruim, pelo
contrário, ela é um dos pontos altos do filme. Essas liberdades que Scott toma
servem para evidenciar ainda mais a opulência e desigualdade de sua Roma
corrompida que gastava horrores com esses jogos no Coliseu enquanto a população
ficava à míngua e os espetáculos brutais serviam como uma distração para essa
miséria. A condução de Scott é eficiente em construir o senso de escala dessas e
o caos brutal desses embates. São lutas vencidas tanto na estratégia quanto na
força e cujas consequências sangrentas o filme faz questão de exibir. Seja nas
batalhas mais grandiosas ou em duelos mais íntimos, como na luta entre Lucius e
Acacius, a produção instila uma energia intensa na ação e um senso de que
Lucius e outros personagens passam por um risco palpável de serem derrotados. O
senso de grandiosidade e de tragédia também é construído pela música, inclusive
com o uso de faixas da trilha do primeiro filme como Now We Are Free de Hans Zimmer cuja melodia dá senso da jornada
grandiosa de seus personagens enquanto os vocais de Lisa Gerrard, cuja letra
menciona liberdade, constrói a dimensão transcendental e trágica dessa
história.
É por conta desse senso de
grandiosidade da ação e pelo trabalho do elenco que Gladiador 2 consegue oferecer algo de interessante ainda que não
tenha nada que Ridley Scott já não fez melhor antes. De certa forma é como ver
aquela banda que você gosta e que já não toca como antes sair em uma turnê
cantando seus melhores sucessos. É bacana, mas você sabe que é uma reprodução
menor do que veio antes.