segunda-feira, 16 de junho de 2008

Força total nos virais do Batman


A primeira vez que eu vi o site da pizzaria de Gotham eu fiquei bolado. Pra quê diabos fazer um site pra uma pizzaria? Minhas dúvidas foram finalmente respondidas.

Visitando o site vocês verão um link escrito com Special Promotion, clicando nele um mapa vai aparecer indicando os locais onde há filiais da pizzaria e você pode pedir sua pizza grátis, infelizmente a promoção se restringe apenas aos EU e A, ou seja:

[Modo Soup Nazi ON]

No pizza for you!!!NEXT!!!

[Modo Soup Nazi OFF]

E com as pizzas vem a primeira aparição do Batman na campanha viral, a pizza vem numa caixa preta com o símbolo do morcego, uma máscara de Batman e um bilhete do grupo Citizens for Batman.
O bilhete diz: "As autoridades estão atrás de nós, então tivemos de ser discretos sobre a localização de nosso esconderijo. Aqui vai uma dica para ajudar:(nesse ponto apareciam coisas diferentes dependendo da área que a pessoa mora tipo /threat ou /myotis) Precisamos compartilhar essa mensagem com outros cidadãos preocupados com Gotham. Quando juntar todas as peças, junte-se a nós e ajude a lutar contra os inimigos de Gotham. Nunca desista, Paul. Cidadãos por Batman."

Provavelmente o grupo em prol do Batman está organizando alguma manifestação para impedir a prisão do morcego. Aguardem o desenrolar da ação

Rapsódias Revisitadas - Hulk de Ang Lee


Depois de assistir ao Incrível Hulk, parei para rever o filme o Ang Lee e devo dizer que o filme subiu ainda mais no meu conceito. Ele perpassa pelas conveções tradicionais dos filmes de quadrinhos e é uma obra mais dotada de personalidade do que o divertido novo filme. É um típico filme do diretor chinês, excelente fotografia, com planos dando ênfase na paisagem, contemplativo e racional. A película de Ang Lee desvirtua alguns elementos dos quadrinhos mas as mudanças de encaixam na história que o diretor queria contar(quem disse que tem que ser igual? O Iluminado de Stanley Kubrick não tem nada a ver com o livro de Stephen King e ainda assim é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos)

O Hulk de Ang Lee é apenas uma figura de linguagem, uma metáfora para a bestialização da figura humana diante sua inedaquação aos padrões vigentes à sociedade, nesse caso a sociedade americana. Ang Lee coloca o dedo na ferida da cultura americana de deuses e idiotas, de winners e losers, onde aquele que não é o melhor ou extraodinário é visto como um pária, uma coisa, uma criatura indigna e bestial. Essa bestialização se dá a partir do momento que o indivíduo abre mão de todos os princípios e de todas as convenções sociais para tentar romper com o estigma de perdedor e atingir um status quo mais elevado.

É nesse momento que entra David Banner, personagem de Nick Nolte, em nome de realizar seu experimento de regeneração humana, ele não hesita em usar a si mesmo e seu filho como cobaia sem se preocupar com os riscos, ele não hesita em destruir a base militar na qual trabalhava para proteger seu trabalho e sua única chance de adquirir renome e não se importa com o fato de ter que matar sua esposa ou seu filho para alcançar o que quer, nesse ponto David Banner é o verdadeiro monstro da história, não o Hulk. Ele quer superar as fronteiras do homem, mas nega o fato de que além de suas próprias fronteiras existem outros homens, como a própria Betty Ross diz para ele em certa altura do filme. Deste modo, Ang Lee nega também os pressupostos filosóficos enunciados por Nietszche sobre o übermensch, ou seja superar o próprio homem não significaria evolução ou superioridade e sim uma perda de identidade e retorno à barbárie.

O Hulk mostra os efeitos da pressão da sociedade sobre o indivíduo comum, sob pressão ele cede e adquire um comportamento primitivo e fora de controle, surta(da mesma forma que os adolescentes americanos que entram em suas escolas fuzilando seus colegas). Reparem que quando Bruce Banner se transforma pela primeira vez ele está abalado pelo fracasso de seu experimento(constituindo uma pressão psicológica interna), que o bombardeou com radiação gama, ao mesmo tempo que sofre com a presença do major Glenn Talbot(Josh Lucas[aliás, ele seria um bom Capitão América]) que ameaça tomar o controle de seu laboratório e de seu trabalho(constituindo pressão psicológica externa). É diante de todos esses fatores endógenos e exógenos que se dá a metamorfose de Banner, o homem comum que é esmagado pelas cobranças da sociedade e fica fora de si. É nesse ponto que entram também os polêmicos cães hulk, para mostrar o nível de involução que o ser humano atinge devido às cobranças excessivas e até abusivas das forças sociais, ele se torna tão bárbaro e animalesco como qualquer animal irracional, provocando espanto na mesma sociedade que o criou, nesse caso Betty Ross, que trabalhava com ele na mesma pesquisa e é ex-namorada tanto de Banner quanto de Glenn Talbot, que queria tomar sua pesquisa. Betty observa atônita a criatura que Bruce Banner se tornou. Tudo bem, eu admito que os efeitos dos cachorros foram porcamente feitos, mas isso de modo algum tira o impacto do poderoso texto de Ang Lee.

Entra o general Ross, ele é a crítica de Lee ao militarismo norte americano, sempre paranóico e preocupado com ameaças externas, abusando de seu poder para tomar decisões arbitrárias e muitas vezes preconceituosas. Para os que não se lembram, Ross inicialmente põe Bruce sob custódia(antes de saber que ele é o Hulk) simplesmente por ele ser filho de David Banner e trabalhar no mesmo campo de pesquisa que ele, ou seja sem nenhuma base factual. Na mesma época os Estados Unidos invadiam o Iraque também sem base factual, baseados apenas em suposições de posse de tecnologia bélica. Ross é um reflexo desse governo americano que constrói suas próprias verdades e impõe de forma truculenta se ponto de vista com base apenas em sua conveniência. E aquela que consegue fazer Ross abandonar essa postura e assumir um posicionamento mais racional é exatamente Betty Ross.

A cientista, portanto, ultrapassa o tradicional estereótipo de donzela em perigo e se torna a voz da razão em meio a um bando de homens que parecem ignorá-la em nome de suas aspirações. Papel este que condiz com a visão oriental da mulher como organizadora e conciliadora dos conflitos dos homens. Com certeza nas culturas orientais ninguém deixaria uma mulher opinar tão abertamente, mas como tudo mais no filme, essa é apenas uma representação metafórica.

Além de tudo isso o filme conta com cenas de ação muito bem executadas como toda a sequência da fuga do deserto. Esta, representa também a ira de um homem excluído e bestializado contra as forças repressivas da autoridade do Estado. Ao final de tudo, novamente é Betty Ross que traz de volta a razão.

O desfecho é uma das poucas ressalvas, juntamente com os efeitos porcos dos cães, que faço ao filme. A luta final entre o Hulk e seu pai, agora transformado em Homem-Absorvente(que existe nas HQs, por sinal) representando a ambição descontrolada que engolfa e absorve tudo a sua volta, me parece um tanto desnecessária, o confronto entre eles poderia se resumir apenas à cena com os dois sentados diante da vigilância do exército. Assim como no final da luta David Banner tentaria absorver o Hulk, mas seria destruído pela excessiva energia do Hulk, representando o potencial do homem comum que simplesmente é ignorado pela sociedade e até por ele mesmo devido aos mecanismos repressivos e excludentes da mesma.

A ousada edição do filme é simplesmente soberba, dividindo a tela em quadros Ang Lee quer dar ao expectador a experiência semelhante à de uma HQ e até hoje não entendi como esse trabalho não foi sequer indicado a um Oscar. É de compreender que as grandes massas não tenham gostado do filme, afinal exige bastante raciocínio da parte do público além de alguma bagagem intelectual para analisar as camadas mais profundas da obra, coisa que a geração MTV ávida por quebra-pau e CGI não quer ou não sabe fazer. Sendo assim explicado o fracasso financeiro do filme(apesar de que a bilheteria de eestréia desse Hulk foi superior ao do novo filme, joguem no Google caros boêmios).

Ang Lee entrega um filme pessoal, apaixonado e maduro. Pode não ser o filme que os fãs esperavam, mas sua qualidade cinematógrafica é inegável. A obra de Ang Lee supera, artisticamente e cinematograficamente, de longe o filme impessoal do diretor Louis Laterrier(que pode é até uma boa adaptação de HQ, mas como cinema puro e simples é apenas mediano). Hulk de Ang Lee é rapsódia que sem dúvida merece ser revisitada.

Meia lua + soco = FATALITY na cara dos Fanboys(quero ver alguém encontrar tanta profundidade no filme do Laterrier)

Chefão da Marvel fala sobre Homem de Ferro 2


Depois que o diretor Jon Favreau se manifestou sobre a continuação do filme do ferroso na semana passada, agora é a vez do presidente do estúdio, Kevin Feige, falar a respeito.

Feige rebateu as declarações de Favreau sobre o prazo do novo filme ser impossível de ser cumprida. "Esse prazo nos dá mais ou menos o mesmo tempo que tivemos para fazer o primeiro", garante o executivo. "E, francamente, agora já temos o elenco, já conhecemos os personagens, já temos os designs básicos da armadura e esse mundo. Toda essa pesquisa e desenvolvimento está pronta. Tudo isso tivemos que definir do zero para o primeiro. Isso nos dá uma tremenda vantagem e estou muito confiante pois já fizemos isso antes. Tínhamos exatamente esse mesmo período entre Homem-Aranha e Homem-Aranha 2 e eu acho que Aranha 2 é um dos nossos melhores filmes. E é essa nossa intenção para o segundo Homem de Ferro", disse Feige ao IGN.

Feige também se manifestou quanto aos rumores de que o estúdio considerava não trazer Jon Favreau de volta: "A única coisa que vou dizer é que nem tudo que vocês ouviram na internet é verdade. As negociações estão seguindo como deveriam e espero que resolvamos tudo em breve"

Só espero que fazer o filme com um prazo de tempo tão apertado não prejudique o resultado final como aconteceu em X-Men 3 que o Brett Ratner, para cumprir os prazos do estúdio de colocar o filme para estrear antes de Superman Returns, tesourou grandes partes do roteiro escrito pelo Bryan Singer, deixand vários personagens perdidos pela história e dando um tratamento simplório a duas ótimas premissas, a da Fênix Negra e a da cura para os mutantes, abordada recentemente nas HQs por Joss Whedon.

domingo, 15 de junho de 2008

Rapsódias Revisitadas - Final Fantasy VII

Hoje revisitaremos um dos principais jogos de RPG da história, Final Fantasy VII, jogo que fez história do PSOne e que foi tão marcante que se fala até em um remake para PS3.


Lançado em 1997, Final Fantasy VII já começou quebrando paradigmas, foi o primeiro jogo de RPG lançado para PSOne e também foi o primeiro jogo do gênero a oferecer uma experiência de jogo totalmente tridimensional. A expectativa em torno de seu lançamento foi enorme e a Squaresoft(hoje Square-Enix) fez jus ao que todos os fãs esperavam.

O jogo tinha gráficos supreendentes para a época e trazia uma mecânica de jogo simples e eficiente onde todas as magias e habilidades eram utilizadas através de orbes multicoloridos chamados de materias, que eram alocados nas armas e equipamentos dos personagens, trazendo um alto nível de customização e oferecendo uma maior gama de possibilidades ao jogadores, que podiam construir e evoluir os personagens do modo que preferissem. Aliás, o equipamento também era bastante simplificado, consistindo apenas de três peças, ao contrário das seis que eram comuns em jogos do gênero. Em Final Fantasy VII haviam apenas a arma do personagem, o bracelete de defesa(que substituía as armaduras) e os acessórios. Depois disso, vários outros jogos também trouxeram equipamentos simplificados

Foi também em Final Fantasy VII que foram introduzidos os famosos golpes especiais, aqui chamados de Limit Breaks, que consistia em uma barra que se preenchia cada vez que o personagem sofria dano e quando estava totalmente cheia era possível liberar um ataque incrivelmente poderoso.

Os personagens são os mais carismáticos de toda a série(empatados com os do VI), é impossível não simpatizar com a jornada de Cloud e seus aliados, cada um deles tem seus medos, anseios e expectativas. O roteiro, por sinal, é um primor. Trazendo questionamentos sobre ética científica e totalitarismo corporativo sem nunca esquecer de aprofundar seus personagens. Cloud é um dos melhores personagens a aparecer em um jogo de videogame, ele não é um típico herói destemido e altruísta, ele hesita, questiona as próprias ações e inclusive falha. Cloud falha em salvar sua amada Aerith( uma lágrima escorreu por debaixo de meus óculos escuros nessa hora), ele falha em impedir que o vilão Sephiroth use uma poderosa magia poderosa para invocar um meteoro para colidir com o planeta. A cada falha acompanhamos a raiva que Cloud sente de seu protagonista aumentar, bem como seu medo em falhar novamente, a cada movimento seu vemos aquele monte de pixels adquirir uma humanidade nunca antes vista em games.

Talvez seja por isso que Final Fantasy VII seja lembrado até hoje, não é apenas um jogo que oferece diversão, o jogador também ri, chora e se emociona acompanhando a viagem de personagens tão ricos. Talvez seja por isso que a Square continue a retornar a esse jogo em animações e games para outras plataformas. Tire o pó de seu PSOne e revisite essa incrível rapsódia.

sábado, 14 de junho de 2008

Coringa entra em contato


Continuando a falar sobre os virais do Batman, ontem aqueles que ganharam os celurares do Coringa receberam novas mensagens do palhaço.

"Grupo X: Compartilhe essa peça onde *qualquer* palhaço possa encontrar!”

Cada grupo recebeu informações diferentes. O grupo 1 recebeu fotos, de um matador, de uma mulher com uma máscara e outras psicoses que vocês conferem no fórum do SuperHeroHype. grupo 2 recebeu palavras, como “Crime”, “Malícia” e “Imoral”, vejam aqui. E o grupo 3 recebeu números, como “3/8″ e “21/56, aqui para ver

Eu ainda não consegui entender a ligação entre tudo. Creio que cada imagem do grupo 1se conecte com uma palavra do grupo 2 e com um número do grupo 3. Os grupos parecem estar dividos por localidade, assim que entender melhor isso eu posto aqui.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Os Boêmios Analisam - O Incrível Hulk


Bom, como o nome da seção diz, aqui é onde fazemos as resenhas filmes, cds, hqs, etc. E o primeiro a ser analisado é o filme O Incrível Hulk.

Não dá para falar desse novo filme do Hulk sem mencionar o longa que Ang Lee fez em 2003. Eu particularmente achei injusta a malhação em torno dele, sei que não é o que os fãs esperavam, que tem pouco a ver com o universo do personagem, mas como cinema o filme de Ang Lee funciona perfeitamente. O diretor chinês usou o personagem da Marvel para tecer um poderoso tratado sobre a monstrusidade inerente à psique humana(o personagem do Nick Nolte consegue parece ser mais monstro do que o Hulk) e foi muito feliz com isso(tá bom, tá bom, os cães hulk ficaram toscos, mas a idéia era interessante).

E isso nos leva ao filme que estreou hoje em circuito mundial. O Hulk genuinamente feito pela Marvel, o Hulk que aparentemente todos queriam ver. E o resultado é bem mediano.

Antes que joguem pedras em mim, deixem-me esclarecer, o filme não é ruim(é melhor do qeu Elektra, se bem que ver capim nascer é melhor do que Elektra), mas falta-lhe tutano. Apesar das negativas do estúdio, no filme é claramente perceptível a diferença entre a visão de Edward Norton(que interpreta Bruce Banner) e a visão do estúdio. Norton queria um filme mais denso, com maior carga dramática e maior desenvolvimento dos personagens. Já a Marvel queria um filme de ação, algo frenético e movimentado e essa discrepância é evidente na tela.

As cenas de Norton são carregadas de emotividade e instrospecçãó, muitas vezes ele nem fala, apenas deixa que sua atuação e a trilha sonora(herdada do seriado de TV) mostrem tudo que ele quer transmitir. Apesar do esforço do ator e do roteiro enxuto e coeso, os personagens têm uma representação bastante unilateral. Banner é o herói trágico e amaldiçoado. Betty(Liv Tyler) é a mocinha disposta a tudo para ajudar seu amado. General Ross(William Hurt) é um caçador obstinado e obcecado, tal qual um moderno Capitão Ahab e seus olhos exibem um misto de admiração, ódio e frustação ao ver sua Moby Dick verde. Emil Blonsky(Tim Roth) é um soldado numa cruzada por poder e não se importa em sacrificar sua humanidade para conseguir o que deseja. Todos eles são representados de modo satisfatório pelo talentoso elenco, mas fica a sensação de que faltaram camadas aos personagens(ao contrário da película de Ang Lee)e de que nas mãos de um elenco inferior o resultado poderia ser desastroso.

As esperadas cenas de ação são rápidas e movimentadas com explosões para todos os lados. Elas são bastante competentes, pricipalmente a perseguição na favela(só faltou o Capitão Nascimento) que quase chega ao nível de O Ultimato Bourne, porém nenhuma delas lhe faz pular da cadeira como a luta com os caças em Homem-de-Ferro ou a perseguição ao Batmóvel em Batman Begins. A própria luta o Hulk e o Abominável é épica, mas não chega a surpreender ninguém que tenha assistido a algo como Transformers.

Enfim, em seu segundo filme a Marvel entregou um produto bastante mediano, como uma boa refeição, porém sem tempeiro. É um filme bom e bem realizado e que sofre com a falta de algo imprescindível em qualquer forma de arte: personalidade. Ele se integra bastante com o universo que a Marvel tenta criar no cinema, os nerds irão ao delírio com as inúmeras referências e com a possibilidade crescente de uma reunião de heróis mas o filme não chega a encantar como deveria. O diretor disse que existem mais de 70 minutos de cenas não utilizadas, uma quantidade assim de cenas não colocadas no filme é reflexo de um diretor inseguro e que não sabia exatamente o direcionamento que queria para sua obra, dequalquer modo, esperamos ver isso em DVD para ver qual corte seria o melhor, o de Norton ou o do estúdio.

Nota 6,5

Mais virais do Batman

Bom, como já deu para perceber a Warner retirou do ar no youtube o vídeo do programa do Mike Engel onde ele cobria as eleições da cidade marcadas para terminar hoje, o vídeo está sendo exibido apenas pelo serviço pago Comcast on Demand nos EUA e até agora nenhuma manifestação do Coringa.

Entretanto, outros sites foram atualizados, o jornal Gotham Times publicou sua terceira edição, a Gotham City Pizzeria botou seu site no ar, e os candidatos à promotoria pública falam em suas páginas oficiais sobre a eleição: Harvey Dent, Roger Garcetti e Dana Worthington

Reparem que no site do Gotham Times a primeira página mostra 70% dos votos para Harvey Dent com 97% das urnas apuradas.

Programa fictício da campanha viral de Cavaleiro das Trevas cai na net

É isso aí meus caros boêmios, como as mensagens do Coringa afirmavam anteriormente algo ia acontecer mesmo hoje em relação ao ARG de Batman Cavaleiro das Trevas e eis o primeiro fato:

Caiu no youtube o vídeo do programa Gotham Tonight, apresentado por Mike Engel(interpretado por Anthony Michael-Hall), onde o repórter mostra as pequisas das eleições em Gotham(com a vitória indo logicamente para o Harvey Dent) e faz uma análise política do que está acontecendo na cidade e no que as eleições irão interferir. Vejam aqui:

Caraca mané! A empresa 42 Entreteniment está de parabéns pela organização desse ARG! Eles filmaram um bloco inteiro de um noticiário da cidade e cada vez mais os caras nos fazem acreditar que Gotham City existe.

Para os boêmios que não falam inglês postarei em breve uma tradução do que teve de mais interessante no programa.

The Dark Knight estréia 18 de julho.

Sai o primeiro trailer do novo Justiceiro

O site IGN mostrou hoje o primeiro trailer do novo filme do Justiceiro, The Punisher:War Zone, assim como o novo filme do Hulk esse filme será um reboot da franquia e não uma continuação do filme anterior. Vejam aqui o trailer que chupinhamos com eXcrusividade do site IGN.


Pois bem, só nesse trailer parece ter mais porrada e carnificina do que todo o filme do Thomas Jane! O Ray Stevenson é mais brucutu do que o galãzinho Jane e deve ser um Justiceiro mais escroto e badass do que o primeiro filme. Pelo menos é o que esperamos num filme do Justiceiro, ver um cara que se afunda tanto no combate ao crime que se torna tão ruim, ou talvez até pior, do que os bandidos que jurou enfrentar. É como disse Nietszche: "Não enfrentes monstros sob a pena de te tornares um deles, e se comtemplas o abismo, lembrai que o abismo a ti também contempla".

Feira do Fruitman

Fruitman na area e se derrubar é pênalti!!!

Pois é, começo com essa referência futebolística devida à minha enorme alegria em ver o Curíntia perder pro Sport a Copa do Brasil. Dá-lhe Leão!

Mas vamos ao que interessa, as notícias mais interessantes do dia para deixar seu final de semana mais engraçado.

Ninjas abordam ladrões em São Paulo

É isso aí gente, depois de descobrirmos que o Batman é real e mora no Brasil, descobrimos que o Sub-Zero, Scorpion e Noob-Saibot também estão perambulando por terras tupiniquins. Por enquanto tá limpeza, mas e quando o Coringa, Pingüim, Shang Tsung e Shao Khan começarem a aparecer? O que será de nós? Se bem que esses caras são fichinha perto da galera de Brasília.


Polícia tem retrato falado de 2 suspeitos de roubar Estação Pinacoteca



Mas que diabos???!!! É o Morpheus de boné!!! Eu sempre soube! É tudo mentira! Isso é o matrix!!!


Pokemon assume lugar de médium na Sexta-Feira 13

Exú!!! EU ESCOLHO VOCÊ!!!



E o que seria da internet sem os idiotas? Forrest Gump disse que idiota é quem faz idiotice, mas o que esse infeliz aí de baixo fez está no mínimo dez patamares acima de idiotice


Ai, como dói!!!

Fruitman se despede.