quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Crítica - No Olho do Tornado



É impressionante como filmes de terror e filmes catástrofe vem produzindo tantos filmes no estilo de falso documentário. Por um lado há a facilidade de produção e o baixo custo e baixo custo diminui os riscos financeiros já que qualquer trocado feito torna-se lucro. Por outro, não há realmente muito mais o que fazer com essa mescla entre o terror/catástrofe e o found footage, tanto que os melhores produtos feitos nesse formato foram em outros gêneros, como Marcados Para Morrer (2012) ou Poder Sem Limites (2012). Enquanto isso, no que se refere ao terror ou catástrofe, porcarias como Apollo 18 (2011), Filha do Mal (2012) e praticamente todos os Atividade Paranormal utilizam o formato para mascarar sua falta de recursos financeiros e narrativos na tentativa de fazer o público deixar de perceber que aquilo que vê é apenas um engodo mal escrito, mal dirigido e mal atuado. Lamentavelmente este No Olho do Tornado é apenas mais um destes engodos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Crítica - Os Mercenários 3

Resenha Os Mercenários 3


Análise Os Mercenários 3
Muitos irão dizer que este Os Mercenários 3 é um filme ruim. A questão é que o produtor e astro de ação Sylvester Stallone realmente queria fazer um filme ruim. Diferente dos filmes de sujeitos como Michael Bay, que conduzem suas bobagens como se estivessem fazendo verdadeiros épicos, Stallone e sua turma entendem que este não é o tipo de filme que deve se levar a sério e tudo nele é autoconsciente da própria tosqueira e completo descompromisso com verossimilhança. Deste modo, é bem difícil dizer que o filme falha em alcançar suas ambições.
Na trama, o grupo liderado por Barney Ross (Sylvester Stallone) acaba de tirar da cadeia o mercenário Doc (Wesley Snipes) para auxiliá-los a parar um poderoso traficante de armas. O que ninguém sabia é que o traficante era Conrad Stonebanks (Mel Gibson), um antigo aliado de Ross que ele acreditava estar morto. Quando Stonebanks fere gravemente um dos membros do grupo de Ross, ele percebe que seu grupo de mercenários pode estar ficando velho demais para este trabalho e decide formar uma nova equipe de jovens mercenários para deter Stonebanks. Logicamente, os novatos são capturados e Ross precisa recorrer aos seus tradicionais aliados, bem como seu rival Trench (Arnold Schwarzenegger), o falastrão Galgo (Antonio Banderas) e o espião Drummer (Harrison Ford), para deter o vilão.

Crítica - Sex Tape: Perdido na Nuvem

Análise Crítica - Sex Tape: Perdido na Nuvem


Review - Sex Tape: Perdido na Nuvem
Depois de assistir o arrastado e entediante Mulheres ao Ataque imaginei que a atriz Cameron Diaz não conseguiria fazer outro filme tão equivocado tão cedo e assim entrei na sala de cinema para ver este filme esperando algo menos intragável. Infelizmente eu estava enganado e este Sex Tape: Perdido na Nuvem consegue ser ainda pior que a comédia anteriormente citada.

Na trama, Jay (Jason Segel) e Annie (Cameron Diaz) são um casal com dois filhos cujo relacionamento caiu na rotina e sente falta do sexo desenfreado de sua época de namoro. Com o objetivo movimentar mais as coisas, eles decidem fazer um vídeo de sexo, mas Jay se esquece de apagar o vídeo de seu tablet e depois descobre que ele ainda está sincronizado com alguns tablets antigos que deu de presente a amigos e conhecidos. Temendo que as pessoas vejam seu vídeo, Jay e Annie correm para reaver os aparelhos antes os vídeos se espalhem.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Crítica - Amantes Eternos

Análise Amantes Eternos

Review Amantes EternosA morte é algo que desperta temor em muitas pessoas, por isso a ideia de poder escapar dela e ser capaz de viver para sempre soa tão apetecível. Mas será que ter uma eternidade nas mãos seria realmente tão bom assim? Mesmo tendo a pessoa amada conosco, o que faríamos com tanto tempo nas mãos e a certeza de que este tempo nunca se esgotaria? É exatamente sobre o tédio da eternidade que trata este Amantes Eternos, novo filme do diretor Jim Jarmusch.

A trama é centrada no casal de vampiros Adam (Tom Hiddleston) e Eve (Tilda Swinton) que se casaram há séculos e, apesar do afeto que sentem um pelo outro, moram separados há aparentemente algum tempo.  Ele mora em Detroit nos Estados Unidos e passa seus dias compondo música e ela vive em Tanger no Marrocos e é bastante devotada à leitura. Quando Adam demonstra estar deprimido e cansado de sua eternidade vazia, Eve decide ir até Detroit passar um pouco de tempo com ele e tentar entender o que aflige o amado.

Crítica - As Tartarugas Ninja

Review As Tartarugas NinjaCom o anúncio de que o execrável Michael Bay produziria uma nova versão das Tartarugas Ninja para os cinemas e que esta seria dirigida pelo medíocre Jonathan Liebsman (dos horrendos Fúria de Titãs 2 e Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles), fãs ficaram temerosos que seu amado universo fosse ser destruído por esses dois “talentos”. A verdade é que embora não seja o completo desastre que se imaginava que seria, o filme ainda tem uma grande parcela de problemas.

Na trama, April O’Neal (Megan Fox) é uma jovem repórter que quer ser levada a sério na emissora em que trabalha. Quando um grupo criminoso chamado Clã do Pé começa a aterrorizar a cidade, ela resolve investigar os crimes para tentar subir na carreira, mas acaba topando com as quatro tartarugas mutantes ninjas Leonardo (voz de Johnny Knoxville), Michelangelo (Noel Fischer), Donatello (Jeremy Howard) e Raphael (Alan Ritchson). Os quelônios passaram a vida nos esgotos, sendo treinados por Splinter (voz de Tony Shalhoub) e fazem April se lembrar de coisas esquecidas de sua infância, em especial o trabalho científico de seu falecido pai para o bilionário industrial Eric Sacks (William Fichtner) que podem ter ligação com as tartarugas.

Crítica - Lucy





O diretor e roteirista Luc Besson é famoso pelos seus filmes de ação intensa estrelados por personagens femininas fortes e marcantes como a versão original de La Femme Nikita (1990) e O Quinto Elemento (1997). Este Lucy seria seu retorno a este universo que o consagrou, mas infelizmente fica aquém do esperado.

A história é centrada em Lucy (Scarlett Johansson), uma jovem aspirante a atriz que vive em Taiwan que se envolve por acidente com mafiosos locais e é obrigada pelo cruel Sr. Jang (Choi Min-Sik) a transportar um pacote de drogas em seu corpo. Quando o pacote arrebenta e a substância vaza em seu corpo, Lucy descobre que ela a tornou mais inteligente e ampliou seu potencial mental. A jovem então busca a ajuda do cientista Norman (Morgan Freeman) para que entender o que deve fazer com toda a sua habilidade antes que ela perca o controle sobre seus recém-adquiridos poderes.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Crítica - Planeta dos Macacos: O Confronto

Recebi com certa desconfiança o lançamento de Planeta dos Macacos: A Origem (2011) parecia mais um remake caça-níqueis e desnecessário depois da desastrosa tentativa de Tim Burton em reiventar a franquia com O Planeta dos Macacos (2001). Felizmente meus temores foram equivocados e o filme era um sólido e competente recomeço para a série. Este Planeta dos Macacos: O Confronto é uma continuação direta da fita de 2011 e consegue ser ainda melhor que o anterior.

A trama se passa dez anos depois do filme de 2011 e nos apresenta uma humanidade quase extinta devido à “gripe símia”. Nesse cenário pós-apocalíptico um grupo de sobreviventes liderados por Malcolm (Jason Clarke) e Dreyfus (Gary Oldman) chega ao que restou de São Francisco (cidade em que o filme anterior se passou), na esperança de reativar uma hidroelétrica em uma floresta próxima. O problema é que a dita floresta é agora o lar de Cesar (Andy Serkis) e sua comunidade de macacos inteligentes. Inicialmente os dois lados tentam resolver tudo pacificamente, mas com o tempo emergem rancores e preconceitos que podem por tudo a perder. Preciso ressaltar, no entanto, que é possível ver tranquilamente esse filme sem o conhecimento do primeiro, embora algumas poucas referências a eventos anteriores possam se perder pelo caminho. Assim sendo, embora mantenha um senso coeso de continuidade, o filme não afasta os neófitos.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Crítica - Juntos e Misturados

Acho que já falei isso, mas nos últimos anos sempre que via a vinheta da Happy Madison (produtora de Adam Sandler) ficava com dois pés atrás em relação ao que veria seguir. Não um temor injustificado, já que o últimos projetos do comediante resultaram em porcarias homéricas como Gente Grande 2 (2013) e Esse é o Meu Garoto (2012) e Cada um Tem a Gêmea que Merece (2011). Este Juntos e Misturados, no entanto, parecia um pouco mais promissor ao trazer de volta a parceria de Sandler com Drew Barrymore, que rendeu suas melhores comédias, Como Se Fosse a Primeira Vez (2004) e Afinado no Amor (1998). Embora não chegue a ser desastroso como os esforços recentes do comediante, o filme lamentavelmente fica aquém dos outros produtos da parceria Sandler/Barrymore.

Na trama, Laura (Drew Barrymore) é uma mulher recém-divorciada e mãe de dois filhos que topa um encontro às cegas com Jim (Adam Sandler), um viúvo que tem três filhas. O encontro é um desastre e eles concordam em não se verem novamente. O destino, entretanto, intervém quando ambos compram o mesmo pacote de férias familiares na África e são obrigados a ficarem juntos. Como é de se esperar, aos poucos ele se aproximam, percebem como precisam um do outro e daí já é possível prever o que acontece.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Crítica - O Grande Hotel Budapeste

O diretor Wes Anderson é conhecido por seu estilo peculiar de fazer filmes, seja pelos temas que trata ou pela maneira bastante específica como filma suas obras, é inegável que seu conjunto de trabalho possui uma identidade que lhe é própria. Essa identidade autoral, no entanto, é uma faca de dois gumes, se por um lado traz frescor e diferenciação a uma obra, por outro é preciso que o realizador não se acomode em apenas repetir cansativamente os mesmos artifícios, como vem acontecido com as obras de Tim Burton. Se alguns dos filmes de Anderson como A Vida Marinha com Steve Zissou (2004) ou Viagem à Darjeeling (2007) pareciam meras repetições dos cacoetes narrativos e estilísticos do diretor, este O Grande Hotel Budapeste é suficientemente criativo e insólito para não ser uma mera reprodução.
A trama acompanha as desventuras de Gustav (Ralph Fiennes), o concierge de um luxuoso hotel europeu no período entre guerras, e seu assistente Zero (Tony Revolori) que se envolvem na disputa de herança de uma família rica e perigosa. Depois que Gustav se torna herdeiro de uma valiosa pintura o filho da viúva,Dimitri (Adrien Brody), e seu empregado, Jopling (Willem Dafoe), passam a persegui-los. O concierge e seu assistente precisam, então atravessar a Europa para se manterem vivos.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Crítica - Jersey Boys: Em Busca da Música

Baseado no premiado musical da Broadway de mesmo nome, este Jersey Boys: Em Busca da Música traça a história do famoso grupo The Four Seasons, que se tornou famoso a partir dos anos 50 nos Estados Unidos e emplacou hits como “Big Girls Don’t Cry” (apesar do título homônimo, esta canção é diferente daquela cantada por Fergie) e “Can’t take my eyes off you”. O filme não é exatamente um musical tradicional como Os Miseráveis ou Sweeney Todd no qual tudo se desenvolve através do canto e da dança. Na verdade está mais próximo de cinebiografias musicais como Ray, no qual acompanhamos a trajetória profissional de um músico, obviamente pontuada por suas performances mais icônicas.

Na trama acompanhamos o jovem ítalo-americano Frankie (John Lloyd Young) que realiza pequenos crimes ao lado do amigo Tommy DeVito (Vincent Piazza), que também tem uma banda. Ao perceber o talento vocal de Frankie, Tommy o convida a participar do grupo musical que administra. O estrelato, no entanto, só chega com a entrada do compositor Bob Gaudio (Erich Bergen), autor dos principais sucessos do grupo. A partir daí acompanhamos as dificuldades, desentendimentos e conflitos que emergem desta busca pelo sucesso.