segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Crítica - Operação Big Hero

Análise Operação Big Hero

Review Operação Big HeroEm geral, narrativas voltadas para o público infantil apresentam algum tipo de construção moral ou ensinamento para preparar as crianças para a vida e ensiná-las algo sobre os problemas e desafios que irão encontrar. Por trás de sua fachada de super-heróis e aventura, o que esta animação Operação Big Hero fundamentalmente traz é uma narrativa sobre luto e como é difícil lidar com a perda de alguém próximo a nós, uma experiência que cedo ou tarde todos experimentam.

Na trama, Hiro Hamada é um garoto prodígio que passa seu tempo desenvolvendo robôs para lutar em competições, mas seu irmão Tadashi acha que ele poderia fazer algo mais construtivo com sua inteligência e o estimula a entrar para a universidade. Quando seu irmão morre em um suspeito incêndio no laboratório da universidade, Hiro precisará descobrir o que houve e lidar com sua perda, para isso terá ajuda do robô Baymax. Criado por seu irmão como uma espécie de robô médico, o rechonchudo construto se devota a ajudar Hiro a superar seu trauma, mesmo que isso implique em enfrentar a figura sinistra que está por trás de tudo.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Crítica - O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos


Quando falei sobre os dois filmes anteriores desta nova trilogia, sempre mencionei o quanto eles eram inchados, cheios de subtramas desnecessárias e ritmo arrastado. Este O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos poderia fazer valer todos os excessos anteriores ao entregar um clímax que os justificasse, no entanto, apenas consolida a ideia de que a modesta e simples aventura escrita por J.R.R Tolkien não precisava ser estendida ao longo de três filmes.

O filme começa exatamente onde A Desolação de Smaug terminou, com o poderoso dragão dirigindo-se à Cidade do Lago. Após a batalha, os moradores da cidade, liderados por Bard (Luke Evans), decidem pedir a parte que lhes cabe do tesouro da montanha para reconstruírem a cidade. No entanto, Thorin (Richard Armitage) foi completamente consumido por sua cobiça e se recusa a negociar. Além dos humanos, o rei elfo Thranduil (Lee Pace) também se aproxima da montanha para recuperar um antigo tesouro. Para piorar, o exército de orcs liderados por Azog (Manu Bennet) se aproxima da montanha, pronto para cercar humanos, elfos e anões para eliminá-los de uma vez.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Crítica - Quero Matar Meu Chefe 2


O primeiro Quero Matar Meu Chefe (2011) era um filme cheio de problemas, mas conseguiu conquistar o público principalmente por causa do apelo cômico dos vilões que eram boas caricaturas dos piores tipos possíveis de chefes. Assim, é decepcionante constatar que este Quero Matar Meu Chefe 2 precise se apoiar tanto no original repetindo praticamente a mesma trama e as mesmas piadas, além de cometer os mesmos erros.

Na trama, Nick (Jason Bateman), Kurt (Jason Sudeikis) e Dale (Charlie Day) decidem abrir um negócio juntos e serem seus próprios chefes, mas seus problemas quando o inescrupuloso executivo de uma rede varejista (Christoph Waltz) os passa a perna e os deixa à beira da falência. Desesperados para não perderem tudo, decidem sequestrar Rex (Chris Pine), filho do executivo, para recuperarem seu dinheiro. O que eles não esperavam é que o próprio Rex estaria disposto a colaborar com o plano apenas para se vingar de seu pai.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Crítica - Elsa e Fred

Análise Elsa e Fred

Review Elsa e Fred
As comédias românticas são um gênero constantemente produzido pelo cinema hollywoodiano, mas são poucas as que abordam relacionamentos entre pessoas idosas como faz este Elsa e Fred (remake do filme argentino Elsa y Fred de 2005, que não vi), apenas Alguém Tem Que Ceder (2003) me vem a cabeça quando penso em um filme com essas características. Assim sendo, é uma pena que algo com tanto potencial para tratar da redescoberta do amor na terceira idade descambe em um produto tão banal.

Na trama, Elsa (Shirley MacLaine) é uma senhora que mora sozinha e que se vê atraída por seu novo vizinho, o recém viúvo Fred (Christopher Plummer). Aos poucos ela tenta se aproximar dele e, bem, sabemos o que acontece daí para frente.

Esse é o principal problema do filme, tudo é excessivamente previsível e clichê, nos permitindo antever cada virada na trama e boa parte dos diálogos. É a típica história da mulher alegre e expansiva conquistando e amolecendo o coração de um homem turrão e rígido. Já vimos isso diversas vezes e Elsa e Fred não faz nenhum esforço para nos oferecer nada diferente.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Crítica - Interestelar

Análise Interestelar

Review InterestelarÉ difícil não olhar para este Interestelar de Christopher Nolan e não pensar em 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick, pela jornada grandiosa de exploração espacial que ambos trazem, muitos irão usar o clássico de Kubrick como medida de comparação com este filme, mas tentarei não cair nessas comparações. Cada um deles usa o tema das viagens espaciais sob olhares diferentes e com propósitos diferentes, mas, ainda assim, tocam em questões semelhantes como a capacidade humana de superar barreiras e o nosso ímpeto em rumar ao desconhecido em busca de algo melhor, seja conhecimento ou uma nova morada.

A trama se passa num futuro no qual a atmosfera da Terra vai aos poucos tornando o planeta inabitável para os humanos e prejudicando a produção de alimento. Para evitar a extinção, a única solução possível parece ser a colonização de outros planetas que possuam condições favoráveis à nossa existência. Para isso, o piloto Cooper (Matthew McConaughey) e uma equipe de cientistas liderada pela doutora Brand (Anne Hathaway) é designada para viajar através de um buraco de minhoca (ou wormhole) para poder chegar a uma galáxia que possua planetas habitáveis.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Crítica - Tim Maia


As cinebiografias de músicos tem sido um formato bastante explorado pelo cinema comercial brasileiro e é fácil entender os motivos. De um lado temos o apelo popular de suas canções que serve para chamar a atenção da audiência e de outro temos a curiosidade de público em saber mais sobre os bastidores da vida dessas celebridades. Baseado no best-seller escrito por Nelson Motta, este Tim Maia talvez seja o melhor dentre este recente ciclo de cinebiografias.

Ao longo do filme acompanhamos a trajetória do cantor e compositor Tim Maia (Robson Nunes e Babu Santana) de seus primeiros esforços para formar um conjunto musical ainda na juventude, passando por sua ascensão ao sucesso e os problemas de seus últimos anos. É uma narrativa bem tradicional e comum para esse tipo de filme, mostrando os anos de formação, a chegada do sucesso, os amores e a decadência, mas a trajetória de Maia é tão repleta de eventos pitorescos e sua personalidade é tão singular que até ignoramos o fato de que estamos diante de uma estrutura narrativa tão padronizada.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Crítica - Relatos Selvagens

Análise Relatos Selvagens

Review Relatos SelvagensApesar de todos os mecanismos estatais e jurídicos para que mantenhamos nossa civilidade em relação uns aos outros, os seres humanos são animais. Animais capazes de racionalizar suas ações, é verdade, mas ainda assim animais. Isso implica que também somos governados pelos mesmos impulsos primitivos presentes em outros animais, que somos capazes da mesma selvageria e brutalidade que qualquer predador irracional. É justamente sobre esse lado sombrio do ser humano que irá se debruçar o argentino Relatos Selvagens.

O filme nos apresenta uma coletânea de histórias curtas que abordam situações nas quais cidadãos comuns se engajam em atos de agressividade, violência e vingança, nos mostrando as cruéis consequências desses atos. Não irei dar muitos detelhes das histórias para não estragar a experiência, mas curtas nos revelam como cidadãos comuns são capazes de cometer atrocidades e como facilmente abandonamos nossos princípios morais e cívicos quando nos sentimos acuados, intimidados ou que estamos numa situação sem saída.

Crítica - A Pelada



Apesar de todos os avanços e todas as liberdades que temos hoje para falar abertamente sobre os mais diversos temas, sexo ainda é um tabu em boa parte da nossa sociedade. Quando uma mulher demonstra interesse em se engajar em práticas sexuais pouco usais, isso torna-se ainda mais tabu. Afinal, vivemos em uma sociedade patriarcal na qual a admissão de uma mulher em querer experimentar algo como sexo a três imediatamente a renderia adjetivos negativos como “vadia” e “piranha”, enquanto que se um homem expressa essa mesma intenção isso reforçará a sua “macheza” e virilidade. É justamente sobre essa discrepância de tratamentos que a comédia A Pelada irá abordar. A tentativa de romper tabus e buscar algo novo, não é exatamente um tema inédito, muitas comédias americanas, brasileiras (como o segundo longa de Os Normais) ou argentinas (como Dois Mais Dois), mas se não reinventa a roda, A Pelada pelo menos é competente no que faz.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Crítica - Festa no Céu


A história é quase tão velha quanto a própria existência de nossa tradição narrativa, dois amigos de infância tornam-se rivais na disputa pelo afeto de uma bela e virtuosa mulher e esta disputa torna-se um conto épico de amor e ciúme. Bem, a animação Festa no Céu segue isso direitinho e não reinventa a roda mas é tão carismático e criativo visualmente que acaba funcionando.

A narrativa começa quando La Muerte (Kate Del Castillo) e Xibalba (Ron Perlman) os responsáveis pelo mundo dos mortos decidem fazer uma aposta que decidirá quem cuidará da Terra dos Lembrados, onde ficam os espíritos lembrados pelos vivos passando a eternidade em festa, e a Terra dos Esquecidos, uma terra erma na qual vagam as almas esquecidas. A aposta reside em quem conquistará o coração da bela Maria (Zoe Saldana), o romântico músico Manolo (Diego Luna) ou o valente soldado Joaquin (Channing Tatum). Cada uma das divindades escolhe um deles como “campeão” e a partir daí acompanharemos as tentativas dos dois em conquistarem a jovem enquanto o astuto Xibalba tenta intervir para que a aposta transcorra em seu favor.

Crítica - O Juiz


Foi inesperado ver o nome do diretor David Dobkin, famoso por comédias como Penetras Bons de Bico (2005) e Eu Queria Ter Sua Vida (2011) assumir o comando deste drama familiar e jurídico O Juiz. Não que um realizador acostumado a comédias não possa ser competente em dramas, temos o exemplo de James L. Brooks que saiu de sua zona de conforto cômica para dirigir Laços de Ternura (1983), mas é uma movimentação pouco usual. Dobkin, no entanto, não é Brooks e aqui o resultado é uma mão pesada para o melodrama e uma série de excessos e clichês que só não termina em desastre por causa de seu elenco.

Na trama, Hank (Robert Downey Jr) é um rico advogado famoso por tirar pessoas culpadas da cadeia. Quando recebe a notícia do falecimento de sua mãe, se vê compelido a retornar à sua pequena cidade natal no interior dos Estados Unidos. O retorno reabre antigas mágoas e feridas com seu pai, Joseph (Robert Duvall), um rígido juiz. As coisas se complicam quando Joseph é acusado de atropelar um homem e Hank precisa se reaproximar do pai, mesmo contra sua vontade, para tirá-lo da cadeia.