quarta-feira, 4 de março de 2015

Crítica - Kingsman: Serviço Secreto


Em tempos nos quais os blockbusters insistem em levar a sério repetições de fórmulas desgastadas (estou olhando para você O Destino de Júpiter) Kingsman corre na direção oposta e resolve não se levar nem um pouco a sério, deixando claro a natureza absurda e datada do universo apresentado ao mesmo tempo em que ousa subverter convenções e estruturas.

A trama acompanha Eggsy (Taron Egerton) um problemático jovem inglês que é recrutado pelo agente Harry (Colin Firth) a fazer parte da misteriosa organização de espionagem chamada Kingsman. Durante seu treinamento Eggsy precisará lidar com os colegas almofadinhas que não aceitam a presença de alguém, digamos, "classe-média" como o protagonista, além de ajudar seu mentor a investigar o misterioso bilionário Valentine (Samuel L. Jackson).

O filme é basicamente uma grande e calorosa homenagem aos antigos filmes de espionagem, em especial os antigos 007, com seus espiões elegantes e refinados cheios de tranqueiras absurdas como pistolas guarda-chuva e bombas-isqueiro, bem como os vilões megalomaníacos com seus covis em topos de montanha e capangas exóticos. O filme trata tudo isso com grande irreverência e humor auto-referencial, consciente do exagero e do absurdo do universo que nos apresenta ao mesmo tempo que brinca com as convenções e tenta trazer novos elementos.

Crítica - 118 Dias



Mais do que um filme denúncia sobre o modo brutal com a qual o governo iraniano lida com suas dissidências internas, este 118 Dias é um sensível estudo sobre o que a solidão e o desespero fazem com alguém.

Baseado em fatos reais, acompanhamos Maziar Bahari (Gael Garcia Bernal), jornalista iraniano radicado em Londres que vai ao Irã em 2009 para cobrir as eleições para a revista Newsweek. Maziar decide continuar no país após as eleições para acompanhar os protestos de cidadãos que questionam a validade da eleição que deu uma vitória folgada para o radical Mahmoud Ahmadinejad sobre o reformista Husseim Moussavi. Ao filmar os protestos ele registra a violência das autoridades, que matam os cidadãos sem pestanejar. Não demora para que ele seja preso sob acusação de espionagem, cuja prova é uma participação do jornalista em um programa de humor (o The Daily Show do diretor Jon Stewart) na qual ele brinca dizendo ser espião. A partir daí acompanhamos os tais 118 dias de Maziar em uma prisão iraniana onde ele será torturado a confessar ser um espião e parte de uma conspiração do ocidente para desacreditar o governo iraniano.

terça-feira, 3 de março de 2015

Crítica - Simplesmente Acontece


Vou ser bem sincero, Simplesmente Acontece não é um filme que vai mudar sua vida, não é um filme que vai te fazer repensar a natureza do amor ou dos relacionamentos, não traz nada que você já não tenha visto e dificilmente irá te surpreender. No entanto, vai conseguir te envolver e te divertir e depois te mandar para casa com um sorriso no rosto. Pode não ser a mais nobre das pretensões para uma obra de arte, mas pelo menos consegue ser um passatempo simpático.

A trama acompanha os amigos Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin), amigos desde pequenos, através de suas desventuras amorosas enquanto vão percebendo que talvez devessem ser mais do que amigos, embora sempre aconteçam coisas para afastá-los.

A história não tem exatamente nada de novo e é possível prever cada desdobramento e reviravolta bem antes que elas aconteçam. A gravidez imprevista, a carta não lida, o cônjuge traidor, todos os obstáculos já foram usados incansáveis vezes pelas comédias românticas e o filme não se arrisca nem um pouco em sair de seus lugares-comuns.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Crítica - Mapas Para as Estrelas


Este novo filme do diretor David Croenenberg é deprimente. Digo isso não com uma conotação negativa ou como uma crítica ao filme, mas porque o universo tecido pelo diretor repleto de pessoas problemáticas e presas a uma existência que não lhes traz nenhuma alegria nos faz sair do cinema com um gosto amargo na boca e uma sensação de pesar pela constatação de que não há nenhum alento na vida desses indivíduos. Não é um filme ruim, longe disso, mas se você não estiver tendo um bom dia, melhor ver outra coisa.

A história acompanha um grupo de pessoas que vivem em Los Angeles e que de algum modo estão ou querem estar envolvidos com o show business. No centro de tudo está Agatha (Mia Wasikowska), que vai a Los Angeles para tentar escrever e também para reparar um erro do passado. No processo ela se envolve com o motorista Jerome (Robert Pattinson), passa a trabalhar como assistente da problemática atriz Havana (Julianne Moore) e tenta se reaproximar do irmão, o astro mirim Benjie (Evan Bird).

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Crítica - Sniper Americano


Muitos filmes já foram feitos sobre a recente guerra contra o terrorismo dos Estados Unidos, o resultado desses confrontos sobre os soldados que retornam e as intervenções militares em países como Afeganistão e Iraque. Sniper Americano não irá trazer praticamente nada de novo em relação a nada disso, mas pelo menos consegue trazer um retrato impactante do militar Chris Kyle, tido como o mais letal atirador de elite do exército dos Estados Unidos.

A trama acompanha Chris (Bradley Cooper) através de seus quatro turnos de serviço pelo exército que o colocam na mira do perigoso atirador Mustafa (Sammy Sheik). Ao mesmo tempo, Chris precisa lidar com sua dificuldade em se readaptar à vida civil, bem como os problemas com sua esposa (Sienna Miller).

Bradley Cooper faz um bom trabalho ao construir um homem que não consegue abandonar a guerra que viveu até sentir que verdadeiramente cumpriu o seu dever para si, seus companheiros em armas e seu país, também é eficiente ao lhe conferir um enorme carisma e simplicidade, um homem sem grande educação formal, mas que foi educado de maneira dura para não demonstrar fraqueza e cuidar daqueles ao seu redor.

Crítica - Um Santo Vizinho


Eu vejo praticamente qualquer coisa com Bill Murray, mesmo projetos que serão claramente desastrosos e universalmente execrados como os dois Garfield no qual ele dublou o gato titular (que sim, são bem ruins). Ainda assim, sempre espero algo bom de um novo trabalho do ator, sendo, portanto, lamentável que este Um Santo Vizinho tenha muito pouco a oferecer além do carisma do seu protagonista.

A trama é centrada em Vincent (Bill Murray), um sujeito solitário, mal humorado e praticamente falido. Sua vida muda com a chegada de sua nova vizinha Maggie (Melissa McCarthy) e seu filho Oliver (Jaden Liebherer). Como Maggie trabalha longos turnos, não tem muita escolha senão deixar o filho com o vizinho e a partir da relação dos dois vamos descobrindo que Vincent é muito mais que um velho turrão.

Murray traz a Vincent a sua típica persona cinematográfica do canalha de bom coração que vem fazendo durante boa parte de sua carreira desde filmes como Os Caça-Fantasmas (1984) ou Feitiço do Tempo (1993). Claro, ele continua tendo uma presença forte em cena e sua combinação de carisma e cinismo não deixa de ser encantadora, mas, mesmo com o cuidado em retratar o estado do personagem após um AVC, não consegue afastar a sensação de que já vimos tudo isso um monte de outras vezes. Por sua vez, Melissa McCarthy sai um pouco de seu lugar comum do humor histérico para tratar de uma personagem mais contida e se sai muito bem em traduzir a compaixão e vulnerabilidade de Maggie. Menos sorte, no entanto, tem Naomi Watts como a prostituta russa Daka que acaba soando mais caricata do que deveria.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Crítica - O Imperador


Este O Imperador é daqueles filmes que você já entra na sala de cinema sem esperar grande coisa, mas, pelo menos, que seja daqueles tão ruins ao ponto de se tornar divertido. Infelizmente nem isso ocorre e O Imperador é apenas ruim que aborrece.

A trama acompanha Jacob (Hayden Christensen), um ex-cavaleiro que abandonou as cruzadas depois de presenciar uma brutal carnificina e se refugiou no oriente. Lá encontra um jovem príncipe e sua irmã que estão em fuga depois que seu irmão usurpou o trono. Decidido a compensar pelos erros do passado, Jacob decide acompanhá-los, mas para ter sucesso em sua missão, precisa da ajuda de seu antigo tutor, o cavaleiro Gallain (Nicolas Cage).

Ao contrário do que o material de divulgação dá a entender, Cage é praticamente uma ponta de luxo, aparecendo por no máximo uns vinte minutos de filme. Quando ele está em cena, trabalha no modo "devorador de cenário" com o qual vem trabalhando em boa parte dos filmes ruins que vem fazendo. Sua atuação é pra lá de exagerada, todos os diálogos são sussurrados ou gritados, sem meio termo e ele vai da profunda amargura à risada histérica em menos de um segundo. Sua caracterização não ajuda a levá-lo a sério, com suas extensões capilares artificiais e uma tosca cicatriz sobre o olho. Além disso exibe o sotaque mais bizarro que vi em muito tempo, uma mistura esquisita entre o sotaque americano e o britânico e o resultado, por vezes, é comédia involuntária. Christensen exibe a mesma escolha pouco ortodoxa de fala, mas sua composição rígida e apática não consegue divertir nem pelo exagero.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Crítica - Cinquenta Tons de Cinza


Cinquenta Tons de Cinza não é um filme para qualquer um. Não, não estou me referindo ao tão alardeado conteúdo sexual que passa longe de ser excitante, chocante ou interessante. Falo porque desde o livro que o originou trata-se de um produto completamente pensado e desenhado para um público bastante preciso, com gênero, faixa etária e comportamento bem determinado e se você não se encaixa perfeitamente no perfil de leitor visado pela autora E. L. James, essa narrativa tem pouco o que te interesse. Isso, no entanto, não é o que torna a obra tão repreensível ou problemática, mas o olhar que lança sobre seu tema principal.

A trama acompanha a jovem Anastasia Steele (Dakota Johnson) que recebe de uma colega de faculdade a incumbência de entrevistar o jovem magnata das telecomunicações Christian Grey (Jamie Dornan). A jovem se sente intimidada pelo empresário que parece se fascinar por ela. Aos poucos eles se envolvem e ela descobre que ele é um praticante de sadomasoquismo e a convida para uma relação de dominador/submissa e conforme tudo avança ela passa a questionar esse estilo de vida.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Crítica - Selma: Uma Luta pela Igualdade

Análise Selma: Uma Luta pela Igualdade

Review Selma: Uma Luta pela IgualdadePraticamente todos que conhecem a figura de Martin Luther King o fazem pelo seu famoso discurso do "eu tenho um sonho" e pela noção de que ele comandava um movimento não-violento em sua luta por direitos civis e igualdade racial nos Estados Unidos. A verdade é que por causa de sua postura pacífica, a construção que permanece de sua figura parece muitas vezes uma versão demasiadamente "domesticada" criando a falsa impressão de que King era um sujeito que resolvia suas questões sem precisar criar problemas e foi simplesmente abaixando a cabeça para todos esperando que resolvessem suas demandas. No entanto, como o filme inteligentemente mostra, ser não-violento não implica em uma postura não combativa e nos momentos necessários King foi inteligente o bastante para enfrentar e exercer pressão sobre aqueles com autoridade para ter suas demandas atendidas.

A trama acompanha os eventos da marcha por direitos civis que aconteceu na cidade de Selma, no estado do Alabama, na qual os negros exigiam o reconhecimento de seu direito ao voto que era negado em boa parte do sul dos Estados Unidos.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Crítica - O Destino de Júpiter

Análise O Destino de Júpiter


Review O Destino de JúpiterDepois de chamar a atenção do mundo inteiro com o primeiro Matrix (1999) os Wachowski jamais conseguiram repetir o feito. As duas continuações foram decepcionantes, o divertido e subestimado Speed Racer (2008) foi ignorado pela maioria e o insosso A Viagem (2012) também não conseguiu restaurar a reputação da dupla. Assim chegamos a este O Destino de Júpiter que provavelmente é o ponto mais baixo dos irmãos desde então.

A trama acompanha uma jovem que aos poucos descobre uma realidade oculta sob nosso mundo, na qual os humanos são cultivados por seres poderosos para que estes mantenham suas vidas e ela é a única que pode parar tudo isso. Pareceu familiar? Pois é exatamente a trama do primeiro Matrix, apenas substituindo os robôs por alienígenas e a profecia do escolhido pela reencarnação de uma rainha. Em resumo, os irmãos se entregaram ao auto-plágio, claramente indicando que não tem mais para onde ir em termos criativos. Além do próprio trabalho, os Wachowski se baseiam diretamente em obras como Eram os Deuses Astronautas, O Guia do Mochileiro das Galáxias, M.I.B: Homens de Preto (1997), a seminal ficção-científica Duna e até mesmo contos de fada.