segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Crítica - Como Sobreviver a um Ataque Zumbi


Análise Como Sobreviver a um Ataque Zumbi

Review Como Sobreviver a um Ataque ZumbiApesar do que o título parece sugerir, este Como Sobreviver a um Ataque Zumbi não é exatamente uma paródia de filmes de zumbi tal como Todo Mundo Quase Morto (2004) ou Zumbilândia (2009), estando mais próxima do besteirol adolescente nos moldes de Superbad: É Hoje (2007) ou Sex Drive: Rumo ao Sexo (2008), só que com a adição de zumbis à mistura.

Seguimos aqui o trio de escoteiros formado por Ben (Tye Sheridan, que vai ser o Ciclope no vindouro X-Men: Apocalipse), Carter (Logan Miller) e Augie (Joey Morgan), que são constantemente alvo de gozação dos colegas justamente por serem escoteiros. Quando o grupo vai para o que deveria ser seu último acampamento em conjunto, acabam topando com um surto zumbi e precisam usar suas habilidades para sobreviverem à infestação e fugirem da cidade.

É tudo muito dentro do padrão das comédias adolescentes, com um grupo de protagonistas considerados "perdedores" desesperado para perder a virgindade e serem aceitos pelos "descolados". Claro que ao longo do percurso irão aprender a acreditar em si mesmos e que não precisam se conformar aos parâmetros de ninguém. Apesar de lugar-comum, embarcamos na história graças ao clima de camaradagem que o filme estabelece entre o trio, em especial Augie, que rouba a cena com seu constante otimismo e ingenuidade. Tye Sheridan, por sua vez, faz o típico adolescente tímido e certinho, enquanto que Halston Sage (a Lacey de Cidades de Papel) é adorável como o interesse amoroso de Ben, mas infelizmente aparece pouco.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Crítica - Olmo e a Gaivota


Análise Olmo e a Gaivota

Review Olmo e a Gaivota
Depois de chamar a atenção com o lírico e sensível Elena, a diretora Petra Costa junta esforços com a cineasta Lea Glob para construir um cuidadoso estudo das relações entre um casal durante o período da gravidez. Acompanhamos  Olivia (Olivia Corsini), uma atriz que ensaia com seu marido, o também ator Serge (Serge Nicolai), uma montagem da peça A Gaivota de Chekhov. Seus planos, no entanto, são modificados com a descoberta de uma inesperada gravidez que acaba apresentando riscos e a obriga a ficar de repouso em casa durante boa parte do período da gestação.

A obra borra as fronteiras entre a ficção e o documentário ao acompanhar a gravidez real da atriz Olivia Corsini ao mesmo tempo em que ela e o marido estão interpretando versões ficcionalizadas de si mesmos em cenas claramente roteirizadas. Claro que muitas das angústias e conflitos entre os dois certamente emergiram das vivências reais do casal, mas também fica evidente desde a primeira cena em que Olivia descobre a gravidez e há uma câmera dentro do banheiro com ela e outra do lado de fora filmando o marido que estamos diante de algo encenado.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Crítica - 007 Contra Spectre


Mais uma vez dirigida por Sam Mendes depois do ótimo 007: Operação Skyfall (2012), esta nova aventura do agente James Bond parece encerrar a quadrilogia iniciada em 007: Cassino Royale (2006) e traz constantes referências a eventos e personagens dos filmes anteriores. Ver ou lembrar dos outros três filmes que trazem Daniel Craig como o famoso espião, no entanto, não é um requisito indispensável para acompanhar esse filme, mas certamente irá adicionar algumas camadas de entendimento.

Nessa nova aventura, Bond (Daniel Craig) segue as últimas instruções da falecida M (Judi Dench) para localizar um perigoso terrorista, que revela ligações com a sombria organização Spectre, liderada pelo misterioso Oberhauser (Christoph Waltz). Ao mesmo tempo, o novo M (Ralph Fiennes) enfrenta a desconfiança do novo chefe dos serviços de inteligência britânica, C (Andrew Scott, o Moriarty da série Sherlock), que deseja encerrar o programa 00 e substituir os agentes de campo por drones e vigilância digital.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Crítica - Straight Outta Compton: A História do N.W.A


Análise  Straight Outta Compton: A História do N.W.A

Review Straight Outta Compton: A História do N.W.A
Um grupo de pequenos traficantes discute negócios em uma casa na periferia, de repente um veículo policial blindado munido de um aríete na dianteira arrebenta a parede frontal da casa e dezenas de policiais fortemente armados invadem o recinto. Podia ser algo saído de algum daqueles filmes de ação exagerados da década de 80 tipo Stallone Cobra (1986) ou Comando Para Matar (1985), mas na verdade foram eventos reais ocorridos na região de Compton em Los Angeles e é nesse cenário de gangues e forte intervenção policial que surge o grupo de rap N.W.A (Niggaz Wit Attitudes).

A trama acompanha a trajetória do grupo, de suas origens humildes em Compton aos anos de sucesso, focando principalmente em Ice Cube (O'Shea Jackson Jr, filho de Cube na vida real e parecidíssimo com o pai), Dr. Dre (Corey Hawkins) e Eazy-E (Jason Mitchell). O filme vai seguir aquela estrutura básica de cinebiografias de artistas, tratando das dificuldades, da inspiração para suas músicas, dos conflitos internos e brigas com gravadoras, nada muito diferente do que já vimos em outros filmes sobre músicos.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Crítica - Sicario: Terra de Ninguém




Não é de hoje que fronteira entre Estados Unidos e México é retratada como um lugar brutal e quase que sem lei pelo Hollywoodiano, desde a era de ouro dos westerns passando por produções mais recentes como Onde os Fracos Não Tem Vez (2007). A imoralidade das práticas governamentais de combate ao crime também é algo que tem aparecido muito em filmes como A Hora Mais Escura (2013), do mesmo modo que a ética cinzenta dos profissionais que convivem constantemente com isso já tinha sido tratada, por exemplo, em obras como Miami Vice (2006). Este Sicario: Terra de Ninguém continua a trabalhar essas ideias e, embora não traga nada de novo, funciona pela condução de Denis Villenueve.

A trama acompanha a agente do FBI Kate Macy (Emily Blunt) que durante uma operação de resgate de reféns descobre mais de quarenta corpos escondidos na parede de uma casa. Ela é então abordada pelo espião Matt (Josh Brolin) que lhe diz que seus métodos não surtem efeito no crime organizado e que se ela quiser fazer algo definitivo, deve acompanhá-lo ao México, juntamente com o misterioso Alejandro (Benicio del Toro), para levar a luta diretamente aos chefões. Claro que nem tudo está dentro da lei e eles agem de modo tão brutal quanto os criminosos que combatem e isso põe em xeque a visão de mundo de Kate.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Crítica - Ponte dos Espiões



Depois de passar os últimos anos entregando filmes que estavam abaixo daquilo que se espera dele com o meramente correto Lincoln (2012) e o fraco Cavalo de Guerra (2011), o diretor Steven Spielberg volta a entregar um ótimo trabalho com este Ponte dos Espiões e se considerarmos que Ridley Scott também voltou a encantar com um ótimo trabalho em Perdido em Marte, podemos dizer que este ano tem sido bastante positivo para os cineastas veteranos.

Baseada em eventos reais, a trama se passa em 1957, auge da Guerra Fria, e segue James Donovan (Tom Hanks) um advogado de seguros que é chamado para defender Rudolf Abel (Mark Rylance) suspeito de espionar para a União Soviética. Mesmo sabendo que enfrentará reações negativas por atuar na defesa de um espião, James o faz por crer que todos tem direito a uma defesa justa e a um processo dentro da lei, no entanto ele vai aos poucos descobrindo que tudo não passa de uma encenação e que todos estão mais interessados em rapidamente condená-lo à morte. As coisas se complicam quando o piloto de um avião espião dos EUA é capturado na Rússia e ambos governos começam a considerar uma troca. Sem poder se engajar em negociações oficiais (visto que isso implicaria que ambas nações teriam de admitir que cometeram crimes de espionagem), James é escolhido para negociar extraoficialmente com os soviéticos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Crítica - Beasts of No Nation


 
Vou ser direto, Beasts of No Nation, longa-metragem original do Netflix, é um filme desagradável. Não que seja um filme ruim, longe disso, mas ele trata de algumas verdades brutais sobre nosso mundo e sobre eventos que, apesar de encenados, reproduzem com incômodo realismo a trajetória tacanha das crianças soldado em nações africanas. Não é algo fácil de digerir, não é agradável acompanhar essa história de violência e desesperança, mas não havia outro modo de falar a respeito disso senão por o dedo na ferida e fazê-la sangrar, se o filme não nos incomodasse, se não nos tirasse de nossa zona de conforto, não estaria fazendo direito o seu trabalho e se nada nesse filme de incomodar, te chocar ou te deixar agoniado, diria que você tem sérios problemas de empatia e deve procurar rápido um profissional de saúde mental.

Baseado no romance homônimo de Uzodinma Iweala, a narrativa acompanha Agu (Abraham Attah), um garoto que vê sua vila ser invadida depois que uma guerra civil explode em seu país. Quando todos ao seu redor são mortos, Agu foge da vila, mas é encontrado por um comando da facção rival e seu Comandante (Idris Elba) o obriga a se tornar um soldado. A partir daí acompanhamos como essa criança vai aos poucos sendo transformada em um sanguinário soldado.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Crítica - The Witcher 3: Hearts of Stone


A prática do DLC se tornou hoje praticamente obrigatória para quase todos os jogos blockbusters lançados. A questão é que na maioria das vezes não passam caça-níqueis que apenas repetem as mesmas coisas do game principal, não acrescentando nada à narrativa ou à jogabilidade, ou são tão breves que nem valem o custo. Este Hearts of Stone, primeiro DLC pago de The Witcher 3: Wild Hunt (antes disso foram liberados 16 pequenos DLCs gratuitos) não é nenhuma dessas coisas e mantêm o alto nível de qualidade e a promessa feita pela desenvolvedora CD Projekt Red de que os DLCs pagos do game (há mais um previsto para fevereiro) realmente valeriam a pena.

A narrativa se passa durante os eventos da campanha original e é um dos pontos fortes da expansão e coloca Geralt de Rívia em confronto com o intrigante Olgierd von Everec. Não quero estragar muito da história aqui, mas é um hábil conto sobre oportunidades perdidas, a ilusão de livre arbítrio e uma série de outras coisas, sendo simultaneamente um romance, uma história de terror e um estudo de personagem. Além de von Everec, somos introduzidos a outros personagens igualmente bem construídos como o misterioso Gaunter O'Dimm e o reencontro com a médica Shani, que apareceu no primeiro game da série.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Crítica - Operações Especiais



Quando entrei na sala de cinema para conferir este Operações Especiais temi que fosse algo não vergonhoso quanto o terrível Federal (2010). A verdade é que não chega a ser tão ruim, no entanto, tem problemas demais para funcionar bem como deveria.

A trama acompanha Francis (Cleo Pires), uma recepcionista que decide entrar para a polícia civil depois de presenciar um assalto no hotel em que trabalha. A vida de policial, no entanto, não é tão fácil quanto ela imagina, já que é mandada para uma cidade no interior do Rio de Janeiro na busca de traficantes que fugiram da capital depois da ocupação das favelas. Lá terá de lidar com as próprias inseguranças, com o machismo de seus colegas de trabalho e, claro com a criminalidade do local.

O filme acerta nas cenas de ação que são muito bem filmadas e com uma abordagem bastante realista de como a polícia procede durante tiroteios e mesmo em meio ao caos ou em velozes perseguições cheias de cortes e com a câmera em constante movimento nunca perdemos a sensação de espacialidade da cena e sempre temos clareza do que está acontecendo. No início do filme, quando Francis ainda está tensa e insegura de sua posição a câmera está sempre próxima do seu rosto, dando uma sensação de confinamento e de que ela está acuada, nos colocando no estado mental da personagem.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Crítica - A Colina Escarlate


Análise A Colina Escarlate

Review Crimson PeakDepois do divertido filme de robôs gigantes Círculo de Fogo (2013), o diretor Guillermo Del Toro retorna ao universo do sobrenatural que já tinha abordado em filmes como A Espinha do Diabo (2001) e O Labirinto do Fauno (2006) com este A Colina Escarlate.

A trama se passa no início do século XX e acompanha a jovem aspirante a escritora Edith (Mia Wasikowska) que desde criança é assombrada pelo fantasma de sua mãe morta que lhe alerta para o perigo da "colina escarlate". Quando seu pai morre sob circunstâncias misteriosas, ela decide se casar com o carismático, mas à beira da falência, nobre britânico Thomas Sharpe (Tom Hiddleston) e se muda com ele para sua propriedade na Inglaterra. Lá ela usará sua herança para tentar ajudar o marido e sua irmã, Lucille (Jessica Chastain), a reconstruírem o negócio da família que consiste em minerar uma resistente argila vermelha das terras da família. No entanto, conforme o tempo passa, eventos estranhos começam a acontecer na decrépita mansão da família e Edith começa a desconfiar que o marido e a irmã provavelmente guardam segredos bastante sombrios.