Nunca cheguei a jogar os games da franquia Dark Souls, mas quando soube que a desenvolvedora Team Ninja, responsável pelos recentes Ninja Gaiden, faria um jogo com essa
pegada se passando no período do Japão feudal, confesso que fiquei realmente
curioso. Tanto que corri para jogar o beta
aberto assim que soube de sua disponibilidade e o resultado é realmente
promissor.
Assim como os Dark Souls, Nioh é um RPG de ação que exige cuidado e precisão dos jogadores.
Sair atacando a esmo é um erro fatal, já que os inimigos causam dano altíssimo,
e como cada ataque ou esquiva gasta um pouco da barra de ki (que representa o vigor físico do personagem) é preciso ser
estratégico em quando atacar e desviar, caso contrário ficará impossibilitado
por um tempo de realizar essas ações até a barra começar a recarregar. Assim, é
preciso conhecer os padrões dos inimigos e esperar pelas aberturas para poder
atacar, pois morrer significa perder todos os pontos de experiência que o
jogador tem consigo (e acreditem, vocês vão morrer muito). Tal como em Dark Souls é possível voltar até o ponto
em que se morreu para recuperar os pontos perdidos, mas morrer uma segunda vez
significa perdê-los para sempre. Juntando uma quantidade determinada de pontos
de experiência é possível ir até um altar e adicionar pontos aos atributos do
personagem.