quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Crítica - Sherlock: The Six Thatchers (S04E01)

Análise Sherlock: The Six Thatchers (S04E01)


Review
Descontando o "especial de Natal" The Abominable Bride, três anos separam o gancho no fim da terceira temporada que apontava o possível retorno do aparentemente morto Moriarty e o início desta quarta. O retorno da série com este The Six Thatchers trazia em si muita expectativa e o episódio não decepciona, ainda que tenha sua parcela de problemas. O que vem a partir daqui pode conter alguns SPOILERS.

Começando onde a terceira temporada e o especial de Natal terminaram, Sherlock (Benedict Cumberbatch) está de volta à Inglaterra e conclui que Moriarty (Andrew Scott) de fato está morto, mas deixou uma vingança póstuma preparada para seu inimigo. Sherlock ainda não sabe exatamente o que é, então resolve manter seus olhos e ouvidos atentos ao submundo do crime, resolvendo caso atrás de caso com ajuda de Watson (Martin Freeman) e sua esposa Mary (Amanda Abbington). Uma possível pista sobre os planos de Moriarty surge quando ele identifica a destruição de vários bustos da ex-primeira ministra Margaret Thatcher.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Reflexões Boêmias - Melhores Filmes de 2016



Depois de fazer minha lista com os piores filmes do ano, chegou a vez de listar os melhores e devo dizer que foi muito mais difícil. Assim como no ano passado, tentei me ater apenas a um top 10, mas tinham filmes que valiam destaque de fora dessa lista inicial, então acabei novamente fazendo um top 15. Assim como na lista de piores, levei em conta os filmes lançados comercialmente no Brasil em 2016, tanto nos cinemas quanto em vídeo e serviços de streaming. Sendo assim, vamos aos filmes.

Crítica - Dominação

Análise Dominação


Review Dominação
Quando escrevi sobre o recente Passageiros, mencionei como Hollywood tem a falsa impressão de que é possível ter um produto de sucesso e qualidade apenas por juntar duas ideias diferentes que isoladamente já tinham se mostrado bem sucedidas. Este horrendo Dominação ajuda a sedimentar essa ideia. Provavelmente originado em alguma reunião de produtores e executivos de estúdio quando pediram ideias originais para um filme de terror e alguém sugeriu "que tal um terror que misture O Exorcista (1973) com A Origem (2010)?", o filme não funciona em absolutamente nenhum nível e sua premissa é a única coisa que tem de interessante.

O Dr. Ember (Aaron Eckhart) é capaz de entrar no subsconsciente de pessoas possuídas por demônios para expulsá-los de dentro de suas mentes (e consequentemente de seus corpos). Um dia ele é procurado por uma emissária do Vaticano para tentar expulsar um poderoso demônio do corpo do menino Cameron (David Mazouz), mas só resolve pegar o caso quando fica sabendo que este pode ser o mesmo demônio que matou sua família e o deixou paraplégico.

A narrativa demora muito a engrenar, se estendendo mais do que deveria nas explicações de como o "poder" de Ember funciona e quais as regras. As explicações em excesso acabam apenas revelando a fragilidade daquilo tudo (não é a toa que A Origem nunca se detém nos pormenores de como a máquina funciona). Para piorar posteriormente muito do que acontece contradiz diretamente o que é falado no início, o que dá a impressão de que nem o próprio roteirista estava prestando atenção naquilo que estava fazendo.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Crítica - Passageiros

Análise Passageiros


Review Passageiros
A mistura de vários tipos de filmes que costumam fazer sucesso como uma ficção científica com temas existenciais (pensem em Interestelar ou A Chegada), dramas românticos e filmes catástrofes somados aos dois atuais queridinhos de Hollywood, Chris Pratt e Jennifer Lawrence, parecia uma receita lógica. Afinal, se isoladamente esses ingredientes dão certo, juntos eles vão dar ainda mais certo, não é? Bem, não. Arte não é uma ciência exata e mesmo nesse cinemão feito em escala industrial e para grande público não dá para reduzir tudo a uma mera aplicação de fórmulas, pois se fosse assim tão simples não existiriam fracassos. Este Passageiros é prova de que simplesmente juntar um monte de coisas que faz sucesso não vai necessariamente resultar em algo bom.

A trama se passa no futuro quando a humanidade colonizou planetas distantes e uma grande corporação oferece cruzeiros para quem quiser habitar esses novos planetas. A viagem dura 120 anos e os passageiros e a tripulação são mantidos em animação suspensa durante boa parte do trajeto, sendo acordados somente quatro meses antes de chegarem. Quando a nave Avalon é atingida por uma chuva de meteoros, um defeito acaba acordando um dos passageiros, o mecânico Jim (Chris Pratt). Sem saber o que causou o problema e sem conseguir acesso aos compartimentos da tripulação, Jim tenta descobrir o que está acontecendo e o que fazer agora que é o único acordado ali. Ele eventualmente acaba ganhando a companhia de outra passageira, Aurora (Jennifer Lawrence), mas os problemas da nave se agravam.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Crítica - Animais Noturnos

Análise Animais Noturnos


Review Animais Noturnos
Artistas muitas vezes se colocam em suas obras. Aquilo que tratam em seus produtos muitas vezes é uma forma de expiar dores, angústias e frustrações. Sob este aspecto, toda obra de ficção seria também (ao menos em algum nível) um relato autobiográfico. A função catártica da ficção é exatamente o tema central deste Animais Noturnos.

A trama segue Susan (Amy Adams), uma dona de galeria de arte que um dia recebe o manuscrito de um romance enviado por seu ex-marido, Edward (Jake Gyllenhaal). O livro é dedicado a ela e conforme ela começa a ler a trágica história de vingança de Tony (também Gyllenhaal), começa a perceber as semelhanças temáticas entre a jornada de Tony e seu casamento fracassado.

O filme não nos mostra apenas a história de Susan no presente, como também a do romance de Edward e o passado dos dois e como seu relacionamento erodiu. É uma estrutura que facilmente podia descambar para uma bagunça rasa, mas o texto de Tom Ford (que também dirige) consegue equilibrar tudo com eficiência. O equilíbrio que ele tem no texto, porém, lhe falta à direção. Sua condução cheia de afetações e floreios estilísticos confere beleza e plasticidade até ao que deveria incomodar. As paisagens desérticas do Texas e seus casebres arruinados pelos quais Tony passa em sua busca por vingança são tão perfeitamente filmados e belissimamente fotografados (alguns planos parecem pinturas) que jamais soam ameaçadores, opressivos e decadentes como deveriam. O mesmo pode ser dito da violência, que deveria ser crua, gráfica, brutal e implacável, mas é tudo tão estilizado que seu impacto se esvazia. O filme acaba parecendo como uma das instalações artísticas da galeria de Susan, algo feito pra chocar e incomodar, mas que são colocadas em um ambiente tão perfeitamente clean que terminam desprovidas de impacto e soam ascéticas e frígidas.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Crítica - Final Fantasy XV

Análise Final Fantasy XV


Review Final Fantasy XV
Vou ser direto: desde os Final Fantasy do PSOne (o VII, o VIII e o IX) que um capítulo numerado da franquia (não coloco na conta spin-offs como o recente World of Final Fantasy) não me envolvia tanto quanto este Final Fantasy XV. Pode não estar no padrão de excelência dos melhores exemplares da série (como o quarto, o sexto e o sétimo) e tem lá sua parcela de problemas, mas consegue captar o espírito clássico desses games ao mesmo tempo que adiciona uma série de novos elementos e influências dos RPGs ocidentais (que ultimamente vem recebendo mais atenção e elogios que os JRPGs) sendo o "Final Fantasy para fãs e novatos" que a Square-Enix anuncia ao início do jogo.

Os Quatro Guerreiros da Luz


A trama se passa no mundo de Eos e acompanha Noctis, príncipe do reino de Lucis. Ele deixa a capital do reino acompanhado de seus três amigos e guardiões Gladiolus, Ignis e Prompto, em direção ao reino de Altissia para se casar com sua prometida, Lady Lunafreya. O casamento entre eles foi arranjado por seu pai, o rei Regis, como uma tentativa de gerar um cessar-fogo entre Lucis e o império de Niflheim. Durante o trajeto, Noctis e seus amigos descobrem que a capital de Lucis foi atacada, resultando na morte de Regis e na captura do místico cristal que gerava energia para a cidade. Com a morte de seu pai, Noctis precisa agora reunir o poder dos antigos reis e as bênçãos dos seis deuses de Eos para reclamar seu lugar ao trono, deter o avanço do império maligno e recuperar o cristal.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Crítica - Invasão Zumbi

Análise Invasão Zumbi


Review Invasão Zumbi
Os zumbis estão mais em voga do que nunca na cultura pop, marcando constante presença em filmes, séries de televisão, videogames, quadrinhos e uma platitude de outras plataformas. O coreano Invasão Zumbi poderia ser apenas mais um caça-níqueis a tentar faturar uns trocados em cima da popularidade dos mortos-vivos, mas funciona muito bem devido às metáforas sociais que constrói e pela eficiência dos momentos de tensão.

Na trama, o empresário workaholic Seok Woo (Yoo Gong) tenta se reconectar com a filha, a quem dá pouca (quase nenhuma) atenção, no dia de seu aniversário. Como presente sua filha pede que ele a leve para visitar a mãe, que mora no interior da Coreia do Sul.  Woo resolve ir de trem com sua filha e no caminho para a estação percebe que há uma série de confusões ocorrendo na cidade. No trem, percebemos que há uma epidemia zumbi se alastrando, mas quando os personagens se dão conta já é tarde demais, o trem está em movimento e eles precisam sobreviver aos vagões infestados de zumbis.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Reflexões Boêmias - Piores Filmes de 2016



Final de ano chegando e hora de fazer o balanço do passou. Com o cinema não é diferente e essa é a época de relembrar o que teve de bom ao longo do ano, mas também o que teve de muito ruim. Como prefiro dar primeiro as más notícias, começarei com a listas de piores. Então vamos às experiências mais dolorosas e insuportáveis que tive dentro de um cinema este ano. Logicamente, levei em conta apenas o que foi lançado comercialmente no Brasil ao longo de 2016, seja para cinema ou direto para home video (DVD, Blu-Ray, serviços de streaming como a Netflix). 



Uma história real que poderia render um filme relativamente interessante sobre amor familiar e aproveitar a vida ao máximo é reduzido a um relato mais hagiográfico do que biográfico. Com um maniqueísmo simplório, uma narrativa sem ritmo, que não só demora a engrenar como faz a narrativa parecer mais longa do que realmente é, e uma direção que parece mais preocupada em forçar seu público a chorar do que tecer uma trama interessante.

Trailer:

 

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Crítica - Minha Mãe é Uma Peça 2

Análise Minha Mãe é Uma Peça 2


Review Minha Mãe é Uma Peça 2
O primeiro Minha Mãe é Uma Peça (2013) valia pelo carisma de Paulo Gustavo como a dramática e desbocada Dona Hermínia. Não era nada extraordinário, mas ao menos cumpria sua função de divertir. O mesmo, no entanto, não pode ser dito deste Minha Mãe é Uma Peça 2, que parece apenas repetir todas as piadas do primeiro, mas sem o mesmo brilho e frescor de antes.

A trama continua a acompanhar Hermínia (Paulo Gustavo), agora apresentadora de um programa de televisão sobre maternidade. Ela também precisa lidar com a visita de sua irmã Lúcia Helena (Patrycia Travassos) e com o fato de seus filhos, Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Marcelina (Mariana Xavier) quererem sair de casa.

Muito do humor vem da maneira histérica com a qual Hermínia lida com as situações e como isso é um exagero que de algum modo reflete o comportamento de muitas mães. A questão é o que o filme não tem muito mais a oferecer além de noventa minutos da personagem gritando o tempo todo, o que torna a experiência literalmente monótona (não há quebras, respiros, variações de tom, tempos mortos, nada) e cansa pelo constante e insistente barulho atacando nossos ouvidos.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Crítica - Rogue One: Uma História Star Wars

Crítica  Rogue One: Uma História Star Wars


Review  Rogue One: Uma História Star Wars
As histórias de Star Wars no cinema eram sempre baseadas em uma noção em simples de bem e mal, nas quais heróis e vilões eram claramente definidos. Este Rogue One: Uma História Star Wars tenta mostrar uma moral um pouco mais cinzenta, na qual o bem muitas vezes precisa se comprometer para chegar onde precisa. É algo que podia resultar em uma sisudez excessiva, mas acaba funcionando aqui pelo contexto que dá a este universo e como amplia nosso entendimento do que estava em jogo ao início da trilogia original.

A narrativa segue Jyn Erso (Felicity Jones), filha do cientista imperial Galen Erso (Madds Mikkelsen). Seu pai tentou fugir do Império quando viu a arma que planejavam construir, mas depois que sua esposa é morta, acaba cedendo à força do oficial Krennic (Ben Mendelsohn). Anos depois Jyn é chamada pela líder rebelde Mon Mothma (Genevieve O'Reilly) para que ela ajude a contatar o ex-rebelde e extremista Saw Gerrera (Forrest Whitaker), que aparentemente recebeu uma mensagem de Galen sobre as fragilidades da nova superarma imperial. Assim, Jyn parte para encontrar seu pai e as informações para derrotar o império com a ajuda do capitão Cassian Andor (Diego Luna) e o androide K-2SO (voz de Alan Tudyk).