Os westerns tinham como tema recorrente a luta do homem contra um ambiente bruto e sem lei. Uma terra erma e hostil no qual tudo precisava ser tomado à força e sucesso ou riqueza eram construídos sobre cadáveres e atitudes questionáveis. Sob essa perspectiva este A Qualquer Custo poderia ser tranquilamente entendido como western a despeito de sua ambientação contemporânea, com agências de bancos substituírem diligências e carros substituindo cavalos.
Os irmãos Toby (Chris Pine) e
Tanner (Ben Foster) iniciam uma série de roubos à banco para juntar o dinheiro
necessário para pagar as dívidas da falecida mãe antes que o banco execute a
hipoteca da casa, ficando não apenas com o imóvel, mas com o recém-descoberto
petróleo da propriedade. Os roubos chamam atenção do patrulheiro Marcus (Jeff
Bridges) e seu parceiro Alberto (Gill Birmingham) que saem à caça da dupla.
Poderia ser um filme hiper
movimentado, barulhento e explosivo, mas o diretor David Mackenzie prefere
manter as perseguições e assaltos tão secos quanto as paisagens texanas. Quase
não há música durante esses momentos, a violência é bem gráfica e sem
concessões e os planos são mais longos, com poucos cortes, e em média e ampla
distância. A violência, portanto, não é retratada enquanto espetáculo, mas como
algo duro, brutal, da qual não emerge catarse. As planícies do Texas são
retradas em toda sua imensidão pelos planos amplos preponderantes e pela
fotografia com predominância de tons de azul e amarelo.