Apesar de meu primeiro videogame
ter sido um Nintendo 8 bits, o console que realmente me acompanhou durante boa
parte da infância foi o Mega Drive e, com ele, os jogos do Sonic. Enquanto a
Nintendo acertou na transição para o universo tridimensional de seu principal
mascote com Super Mario 64, a Sega
entregava o menos consistente Sonic
Adventure no Dreamcast e com o tempo a qualidade dos jogos do velocista
azul ia caindo (o fundo do poço talvez seja o Sonic The Hedgehog de 2006). Ainda que alguns games como Sonic Generations tenham mostrado que o
mascote de Sega tem lenha para queimar, ficava faltando aquele jogo que pudesse
fazer jus aos tempos de glória do personagem. Isso finalmente acontece neste
ótimo Sonic Mania, que retorna seu
protagonista à estética 16 bits que o tornou célebre.
A trama é simples, os robôs do
Dr. Eggman (ou Robotnik como era na minha infância) roubou uma esmeralda com poderes misteriosos e
Sonic, Tails e Knuckles precisam recuperá-la. A trama é contada em breves cenas
entre uma zona e outra, não há diálogos mais os sprites em alta definição dos personagens são bem expressivos em
transmitir o que acontece. Apesar do visual remeter à época 16 bits, o jogo não
apenas reproduz o mesmo visual de antes (como a Capcom fez com Megaman 9 e 10), mas refaz os modelos de personagens, dando a eles novas e mais
detalhadas animações.