Quando escrevi sobre a terceira temporada de How to Get Away With Murder
mencionei que a série estava se perdendo em tramas mal concebidas e soluções
desonestas, talvez indicando que seu fôlego criativo estava acabando. Essa
quarta temporada, no entanto, mostra que a série ainda pode render, ainda que
não atinja o alto nível dos dois primeiros anos.
A trama começa com Annalise
(Viola Davis) tentando reconstruir sua vida depois dos eventos da temporada
anterior. Ela demite todos os seus estagiários e funcionários, incluindo a
dedicada Bonnie (Liza Weil), e decide reconstruir sua carreira sozinha. A
decisão deixa Connor (Jack Falahee), Michaela (Aja Naomi King), Asher (Matt
McGorry) e Laurel (Karla Souza) longe dos problemas dela, mas isso não
significa que suas vidas ficarão tranquilas. Como Laurel sabe que foi seu pai o
responsável pela morte de Wes (Alfred Enoch), ela pede ajuda aos colegas para
conseguir provas do crime.
A mudança na dinâmica dos
personagens já no primeiro episódio ajuda a dar um frescor à narrativa ao
quebrar o molde que vinha sendo duramente seguido até então, funcionando quase
como um leve reboot. A alteração
também permite explorar facetas dos personagens que até então não tinham sido
exploradas, em especial ao tentar entender quem são essas pessoas quando não
estão sob a influência de Annalise. Isso faz os personagens se perguntarem o
que eles querem ser enquanto advogados e lhes dá novos direcionamentos.