quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Crítica – Sex Education: 1ª Temporada


Análise Crítica – Sex Education: 1ª Temporada


Inicialmente essa primeira temporada de Sex Education parece uma versão um pouco mais cômica de Skins, série britânica sobre os relacionamentos e descobertas sexuais de um grupo de jovens. Bem, na prática é quase isso mesmo, mas alcança um ótimo equilíbrio entre drama e humor, compreendendo os anseios da juventude ao mesmo tempo em que brinca com as situações insólitas dessa fase da vida.

A narrativa é centrada no jovem Otis (Asa Butterfield), que, por algum tipo de bloqueio, não consegue se masturbar. Otis é filho de Jean (Gillian Anderson), uma terapeuta sexual, e pela convivência com a mãe acabou adquirindo parte do conhecimento dela sobre como ajudar as pessoas com problemas sexuais. Quando a colega de escola Maeve (Emma Mackey) descobre as habilidades de Otis, ela propõe que eles montem uma “clínica” na escola para aconselhar os demais colegas. Atraído por Maeve, Otis aceita a proposta para se aproximar dela e começa a aconselhar os colegas apesar dele mesmo ter problemas sexuais.

O mais interessante é como a série constantemente se recusa a encaixar seus personagens em estereótipos de narrativas adolescentes e mesmo quando eles inicialmente parecem unidimensionais, aos poucos o texto vai dando a eles algumas camadas de complexidade. Se Adam (Connor Swindells) parece um típico valentão de escola, aos poucos vamos acompanhando sua vida doméstica e descobrimos que sua atitude agressiva com os outros vem da atitude agressiva que recebe do pai e falta de afeto que tem em casa.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Crítica – Como Treinar Seu Dragão 3


Análise Crítica – Como Treinar Seu Dragão 3


Review – Como Treinar Seu Dragão 3
O primeiro Como Treinar Seu Dragão (2010) foi uma grata surpresa e um trabalho acima da média para a Dreamworks. O segundo filme, lançado em 2014, conseguia manter o alto nível do primeiro, mas não necessitava de mais uma continuação. Esse terceiro filme, embora entregue um desfecho aceitável para Soluço e Banguela, acaba sendo o mais fraco da trilogia.

Na trama, Soluço (Jay Baruchel) conseguiu criar uma utopia na qual humanos e dragões vivem em harmonia, mas seu sucesso atrai caçadores interessados nos dragões. Depois de muitos fracassos, um grupo de caçadores contrata o astuto Crimmel (F. Murray Abraham) para eliminar o dragão Banguela e capturar o resto dos dragões. Para afastar Banguela de Soluço, o vilão usa como isca a última fêmea restante da espécie de Banguela. Assim, Soluço precisa lidar tanto com a nova ameaça quanto com a perspectiva de ter que deixar o amigo ir embora.

A narrativa de caçadores gananciosos tentando capturar os dragões é praticamente a mesma do filme anterior, repetindo muitas das mesmas batidas e temas. Talvez o vilão nem fosse em si necessário, sendo possível fazer o filme em torno da aproximação entre Banguela e fêmea enquanto explorasse a dificuldade de Soluço em se desprender do velho amigo ou assumir um compromisso com Astrid (America Ferrera).

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Crítica – O Peso do Passado


Análise Crítica – O Peso do Passado


Review – O Peso do Passado
O Peso do Passado é daqueles filmes que seria bastante esquecível se não fosse protagonizado por uma ótima atriz. O filme mais recente da diretora Karyn Kusama, responsável pelo excelente O Convite (2016), não tem nada que já não tenhamos visto em outros dramas criminais e se apoia quase que exclusivamente no trabalho de Nicole Kidman.

Na trama, a detetive Erin Bell (Nicole Kidman) encontra um cadáver não identificado que parece trazer em si pistas que o ligam a um caso antigo de Erin e que deixou marcas profundas na policial. Ao perceber que finalmente pode ser capaz de encerrar a investigação que a assombra por tanto tempo, Erin inicia uma desesperada e inconsequente corrida contra o tempo para deter o criminoso que ela deixou escapar no passado.

É uma típica história da policial devastada por um trauma do passado e desesperada para tentar se redimir dos problemas. A maquiagem ajuda a dar à protagonista o aspecto de uma pessoa mal cuidada, que não dorme ou se alimenta direita há anos, mas é o trabalho de Kidman que convence da degradação interna de Erin. Com um olhar constantemente cansado e desiludido, um caminhar arrastado e uma fala rouca, a sensação é que estamos praticamente diante de uma zumbi, uma morta-viva, alguém que literal e metaforicamente se tornou um mero espectro de si mesma.

domingo, 13 de janeiro de 2019

Crítica - Titãs: 1ª Temporada

Análise Crítica - Titãs: 1ª Temporada


Review - Titãs: 1ª Temporada
O primeiro trailer de Titãs não me deixou nem um pouco interessado na série. Assim como os recentes filmes do Zack Snyder no universo DC, a prévia parecia confundir a exibição de violência e sombras com sinônimo de maturidade quando violência ou palavrões por si só não tornam nada complexo ou maduro. Felizmente o produto final não chega a ser o que a divulgação dava a entender e esta primeira temporada é razoavelmente aproveitável.

A temporada começa com Dick Grayson (Brenton Thwaites), agora um policial, chegando à cidade de Detroit e tendo que lidar com o seu afastamento de Bruce Wayne/Batman, assim como a possibilidade de deixar o manto de Robin. Enquanto isso, a jovem Rachel (Teagan Croft) tem dificuldade em controlar seus recém descobertos poderes e começa a ser caçada por um estranho culto. Ela começa a ter visões envolvendo Dick e pensa que ele pode ajuda-la. Ao mesmo tempo, Kory Anders (Anna Diop) acorda de um acidente de carro sem memória de quem é e a única coisa que tem consigo é uma foto de Rachel, assim ela tenta encontrar a garota na esperança de descobrir sua própria identidade.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Crítica - A Esposa


Análise Crítica - A Esposa


Review Crítica - A Esposa
É interessante como um filme com tantos diálogos tão calmos e tantos momentos de silêncio possa trazer consigo uma quantidade enorme de emoções e conflitos que vão aos poucos chegando ao ponto de ebulição. Muito disso vem do trabalho de Glenn Close, que é o centro emocional e narrativo deste A Esposa.

A trama acompanha o casal Joe (Jonathan Pryce) e Joan (Glenn Close) que viaja à Suécia para que Joe, um renomado escritor, receba o Prêmio Nobel de Literatura por conta de suas obras. Durante a viagem Joan nada mais é que um adereço acompanhando o marido, com pessoas vindo cumprimentá-lo e ignorando-a por completo e Joe muitas vezes falando em nome dela para seus interlocutores. Aos poucos vamos descobrindo que o silêncio dela durante o evento tem outras razões para o fato de ser uma esposa que viveu dedicada ao marido e existe apenas para apoiá-lo.

A trama vai mostrando como o mundo da arte é dominado por homens, seja na produção artística, na direção das editoras e curadorias, ou mesmo na crítica de arte (e ainda hoje a crítica é um espaço majoritariamente masculino). Assim, mesmo uma escritora de talento, como é o caso de Joan em sua juventude, tem dificuldade de penetrar ou ser levada à sério nesses ambientes dominados por homens em todas as posições.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Crítica – Máquinas Mortais


Análise Crítica – Máquinas Mortais


Review Crítica – Máquinas MortaisQuando escrevi sobre o péssimo Mentes Sombrias (2018) falei sobre como o subgênero da “distopia adolescente” já estava desgastado e parecia não dar sinais de renovação. Eis que chega aos cinemas Máquinas Mortais, mais uma aventura jovem baseada em uma obra literária sobre um mundo distópico, dessa vez há o nome de Peter Jackson, responsável pelas trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit, na produção e no roteiro, mas nem mesmo Jackson consegue resgatar esse filão das suas estruturas cansadas e repetitivas, fazendo de Máquinas Mortais mais uma distopia genérica.

A trama se passa em futuro no qual a humanidade foi quase que inteiramente dizimada e as poucas cidades que restaram vagam o mundo como fortalezas móveis em busca de recursos que estão cada vez mais escassos, destruindo umas as outras para se manterem funcionando. Em meio à tudo isso está Hester Shaw (Hera Hilmar), uma jovem misteriosa que invade a cidade móvel de Londres para assassinar o cientista Thaddeus Valentine (Hugo Weaving) para vingar a morte da mãe.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Crítica – Assunto de Família


Análise Crítica – Assunto de Família


Review – Assunto de Família
Dizer que Assunto de Família é uma espécie de drama sobre uma família de criminosos pode, talvez, dar uma impressão errada sobre o que ele é. Afinal, quando falamos de dramas sobre famílias criminosas imediatamente imaginamos histórias sobre máfia e sindicatos criminosos, mas o filme de Hirokazu Kore-eda é menos sobre crime ou poder e mais sobre os laços que unem ou separam a unidade da família protagonista.

O casal Osamu (Franky Lilly) e Nobuyo (Ando Sakura) vive em uma pequena casa junto com o filho Shota (Jyo Kairi), a irmã mais jovem de Nobuyo, Aki (Matsuoka Mayu), e a avó cuja pensão parece ser o principal sustento da família. As relações entre eles não ficam claras desde o início, deixando algumas dúvidas se eles são parentes de sangue, de criação ou consideração, mas é justamente sobre a natureza implícita dessas relações e os sentimentos não externados pelos personagens que muitos dos conflitos vão emergir.

Além da pensão da avó, muito do sustento da família vem de pequenos furtos. Nobuyo rouba itens de seu trabalho enquanto que Osamu e Shota roubam mercadorias em lojas e mercados. A natureza acumuladora dos personagens é refletida na própria casa, cheia de caixas, objetos, brinquedos e todo tipo de tralha empilhada por todos os cantos, reduzindo ainda mais o já diminuto espaço do lugar. A família se expande quando o casal encontra a menina Juri (Sasaki Miyu) abandonada na frente da residência deles e Nobuyo decide levá-la para casa.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Crítica – Lizzie


Análise Crítica – Lizzie


Review – Lizzie
Em 1892 o pai e a madrasta de Lizzie Borden foram brutalmente assassinados a machadadas. As suspeitas recaíram sobre Lizzie e a empregada, Bridget Sullivan, as únicas duas pessoas na casa, mas ninguém foi preso e o crime nunca foi resolvido, ficando no imaginário popular da cultura dos Estados Unidos.

O caso já rendeu vários filmes, livros e séries de televisão que tentavam entender o que aconteceu e inspiraram tantas outras obras como Alias Grace da escritora Margaret Atwood (autora de O Conto da Aia) que tinha uma premissa bem similar aos eventos reais e foi transformada em minissérie pela Netflix. Este Lizzie é a tentativa mais recente de examinar o caso e imaginar o que aconteceu, mas tem pouco a dizer que já não tenha sido explorado antes.

Na trama, Lizzie (Chloe Sevigny) é uma jovem mulher pertencente a uma família de alta classe que percebe que o tio está tentando tomar os negócios do pai que, por sua vez, não acredita nas acusações de Lizzie. Ao mesmo tempo, a protagonista se aproxima de Bridget (Kristen Stewart), a nova empregada de sua casa, e as duas começam a desenvolver um relacionamento.

Vencedores do Globo de Ouro 2019


Vencedores do Globo de Ouro 2019


A entrega dos Globos de Ouro aconteceu ontem, 06 de janeiro, apresentada pelos atores Andy Samberg e Sandra Oh. A premiação sagrou Bohemian Rhapsody, biografia do músico Freddie Mercury, como melhor filme de drama e o ator Rami Malek venceu na categoria de ator dramático por seu trabalho como Freddie no filme. Green Book: O Guia venceu como melhor filme de comédia e rendeu um prêmio de ator coadjuvante para Mahershala Ali. No campo das séries, O Assassinato de Gianni Versace venceu em duas categorias, como melhor minissérie e em melhor ator em minissérie para Darren Criss. Confiram aqui a lista completa de indicados com os vencedores destacados em negrito.



sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Crítica – Desventuras em Série: 3ª Temporada


Análise Crítica – Desventuras em Série: 3ª Temporada


Resenha – Desventuras em Série: 3ª Temporada
Quando escrevi sobre a segunda temporada de Desventuras em Série, falei sobre a cansativa repetição da mesma estrutura ao longo de seus episódios e a esperança de uma próxima temporada não cometer os mesmos erros. Pois bem, essa terceira e última temporada de fato evita repetir os mesmos formatos e entrega um desfecho digno para a saga de infortúnio dos irmãos Baudelaire.

A narrativa começa no exato ponto em que a temporada anterior terminou, com o Conde Olaf (Neil Patrick Harris) jogando os irmãos Baudelaire do alto de uma montanha. A partir desse ponto acompanhamos o trio de protagonistas em sua busca para descobrir os mistérios envolvendo a sociedade secreta que seus pais faziam parte, a localização do cobiçado açucareiro e as tentativas de se livrar de uma vez por todas da ameaça do Conde.

Desde o primeiro episódio há uma clara sensação de que a série caminha para o seu desfecho e busca amarrar todas as pontas soltas, refletindo sobre os impactos da jornada sobre seus personagens. Se as duas primeiras temporadas tinham um claro viés maniqueísta, exibindo Olaf como um sujeito completamente maligno e irredimível, a atual o torna uma figura mais complexa ao nos exibir o seu passado e as razões da cisão dentro da organização secreta que ele e os pais dos Baudelaire faziam parte.