A impressão de assistir este The Perfection é a de estar diante de uma mistura de Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014) com o terror corporal de
David Cronenberg. Ele é mais centrado no gore
em si mesmo do em que pensar nos abusos físicos e psicológicos que suas
personagens sofreram para se tornarem boas musicistas, mas o resultado é um
suspense razoável.
A trama acompanha Charlotte (Allison Williams), uma
violoncelista que ficou anos afastada da profissão para cuidar da mãe doente.
Depois da morte da mãe, ela retorna ao prestigioso conservatório no qual
estudou, mas descobre que seu antigo professor já a substituiu por uma nova
pupila, Lizzie (Logan Browning). Charlotte e Lizzie, no entanto, acabam se
aproximando e começam a viver um romance. Durante uma turnê à China, as duas
viajam para o interior do país, mas Lizzie começa a se sentir mal e a exibir
sintomas estranhos.
A partir daí o filme entra completamente no domínio do
horror corporal, com insetos saindo do corpo de Lizzie e mutilações bastante
gráficas sendo exibidas ao público para chocar e impactar. As reviravoltas, que
constantemente voltam no tempo para nos mostrar que algo anteriormente visto
não era bem o que pensávamos também tentam servir a este propósito, mas como
esse é um expediente que se repete algumas vezes ao longo do filme, ele acaba
se tornando previsível e é fácil antever o revés final envolvendo Charlotte,
Lizzie e o professor do conservatório no qual ambas estudaram, Anton (Steven
Weber).