O termo “sucessor espiritual” tem sido usado bastante pela
indústria de games nos últimos anos, principalmente no reino dos jogos
independentes. Criadores que deixaram suas desenvolvedoras, mas que querem
fazer o mesmo estilo de jogo que faziam e tentam criar algo similar aos seus
maiores sucessos. Keiji Inafune, criador de Mega Man, tentou fazer isso com Mighty Nº9, parte da equipe responsável
por Banjo-Kazooie tentou fazer isso
com Yooka-Laylee. Os esforços de
ambos resultaram em grandes decepções que falhavam tanto em capturar o espírito
do que tornou as propriedades originais tão memoráveis ou que falhou em
atualizar os elementos desses jogos para os dias atuais, fazendo tudo parecer
datado.
Eu falo tudo isso para dizer que este Bloodstained: Ritual of the Night é a mais nova tentativa de um
“sucessor espiritual”. Desenvolvido por Koji Igarashi, responsável pelo
excelente Castlevania: Symphony of the
Night, Bloodstained tenta
resgatar a excelência do estilo “Metroidvania” (uma junção de Metroid e Castlevania)
que Igarashi construiu em jogos como Symphony
of the Night ou Aria of Sorrow.
Me aproximei de Bloodstained temendo
uma decepção similar a Mighty Nº9 ou Yooka-Laylee, mas o que encontrei foi
algo que conseguia soar simultaneamente contemporâneo e nostálgico.