O primeiro trailer de Blazing
Chrome, criado pela desenvolvedora JoyMasher, chamou a atenção pelo quanto
parecia com os games das franquias Contra, em especial Contra III, e Metal Slug, tanto no visual quanto no gameplay
acelerado. Pois o resultado final é uma competente recriação da experiência
desses games, ainda que não traga
nenhuma significativa transformação ao gênero.
A trama se passa em um futuro no qual as máquinas dominaram
tudo, algo similar a O Exterminador do
Futuro. De início existem dois personagens disponíveis, mas outros dois
podem ser desbloqueados posteriormente. O jogo apresenta quatro fases que podem
ser completadas em qualquer ordem, com um indicador de dificuldade mostrando
qual seria a ordem ideal, abrindo mais depois que as quatro primeiras são
completadas.
A jogabilidade, que permite um multiplayer local cooperativo para dois jogadores, é exatamente aquilo que se esperava de algo
baseado nos antigos jogos de tiro da época 16 bit. Inimigos aparecem por todos
os lados, tiros e explosões abundam pela tela e ao final de cada fase há um
chefe gigantesco a ser eliminado. Os controles são precisos e o jogo ainda dá a
opção de mirar parado segurando um dos botões laterais (R1 no PS4) que ajuda
bastante contra os chefes. Além da arma básica, também é possível encontrar outras
quatro armas que podem ser trocadas depois que adquiridas, embora esses upgrades sejam perdidos quando o jogador
morre.