quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Crítica – Rainhas do Crime


Análise Crítica – Rainhas do Crime


Review – Rainhas do Crime
É difícil olhar para este Rainhas do Crime e não pensar no superior As Viúvas (2018), já que a premissa de ambos é praticamente a mesma. Tudo bem que o quadrinho no qual Rainhas do Crime se baseia foi lançado antes, mas o filme empalidece ao lado de As Viúvas por conta da superficialidade de seu texto e falta de ritmo.

A trama se passa na década de 70 e acompanha três esposas de gângsteres irlandeses que controlam o bairro de Hell’s Kitchen em Nova Iorque. Quando os três maridos são presos, cabe a Kathy (Melissa McCarthy), Claire (Elizabeth Moss) e Ruby (Tiffany Haddish) tomar o controle dos negócios para conseguirem se sustentar. Na prática é a mesma trama de As Viúvas, no qual um grupo de mulheres precisa assumir a atividade criminosa dos maridos na ausência deles.

O maior problema é o modo corrido com o qual o filme percorre sua própria trama, como se estivesse com pressa de chegar ao final. Constantemente são usadas elipses com montagem rápida e uma música pop setentista para avançar rapidamente a narrativa e com isso o filme “pula” o desenvolvimento das personagens, já que elas se transformam nessa passagem de tempo, mas nunca vemos ou sentimos essas transformações, apenas somos informados a respeito delas.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Crítica – She-Ra e as Princesas do Poder: 3ª Temporada


Análise Crítica – She-Ra e as Princesas do Poder: 3ª Temporada


Review – She-Ra e as Princesas do Poder: 3ª Temporada
Ao falar sobre a segunda temporada de She-Ra e as Princesas do Poder mencionei como ela fazia pouco para avançar a trama principal da série. Pois esta terceira temporada acaba compensando esse problema, expandindo a mitologia deste universo e avançando o conflito entre as princesas e a horda.

A trama começa com Adora, Cintilante e Arqueiro indo para o setor mais desolado de Etéria para tentar encontrar uma peça de tecnologia antiga que se perdeu na região e pode lhe revelar mais sobre Mara, a She-Ra anterior, e seu próprio destino como protetora do planeta. Ao mesmo tempo, Hordak despacha Felina para buscar a mesma tecnologia com a esperança que seja a peça que falta para que ele consiga abrir um portal para trazer os exércitos da Horda para Etéria.

Como em temporadas anteriores, a série tem uma clara preocupação com o desenvolvimento de suas personagens e o desenvolvimento de motivações compreensíveis para elas. Aqui essa preocupação continua a ser exercitada e aprofunda nosso entendimento até mesmo de personagens que não esperaríamos saber muito mais do que já sabemos. O melhor exemplo é Hordak, até aqui uma figura distante e tratada como “o mal absoluto”, mas esta temporada mostra uma faceta mais vulnerável do vilão. Alguém que lida com a morte iminente e também um enorme complexo de inferioridade em relação ao Hordak Prime. A exposição desse lado até então desconhecido de Hordak, ajuda Felina a se reaproximar dele, já que ela também é movida por um sentimento de abandono e inferioridade.

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Lixo Extraordinário – Dragonball Evolution


Análise Crítica - Dragonball Evolution


Review - Dragonball Evolution
O cinema hollywoodiano não é exatamente gentil com os animes japoneses. Adaptações feitas nos Estados Unidos constantemente rendem produtos que variam entre o fraco, como Alita: Anjo de Combate (2019), A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (2017); o ruim, como Death Note (2017), e o péssimo, a exemplo deste Dragonball Evolution.
                       
Muitos reclamam do quanto Dragonball Evolution é distante do mangá e do anime, mas a falta de fidelidade visual até seria perdoável se o filme fosse capaz de criar uma trama que fosse interessante ou personagens com algum carisma, mas não é o caso. A narrativa, tal como no anime, parte da premissa da busca pelas Esferas do Dragão, que concederia um desejo a quem as reunisse. Aqui, no entanto, a mitologia é construída de maneira confusa, envolvendo o retorno do Rei Piccolo (James Marsters) e uma profecia sobre o Oozaru e mais uma série de outros elementos que tornam o que era uma narrativa relativamente simples em algo mais bagunçado do que deveria.

Os personagens não eram exatamente poços de complexidade no anime, mas nem tudo que funciona em uma animação, funciona em live action, e aqui todos os personagens, de Goku (Justin Chatwin) ao mestre Kame (Chow Yun Fat), soam como caricaturas grosseiras, inclusive em relação às suas versões do anime e do mangá. O humor que era característico de Dragon Ball é substituído aqui por piadas que mais envergonham do que fazem rir. A única personagem com um mínimo de carisma acaba sendo a Bulma interpretada por Emmy Rossum. Claro, ainda seria possível fazer esses personagens funcionarem se o texto fosse capaz de injetar algum calor humano ou empatia neles, como fizeram as Wachowskis no subestimado Speed Racer (2008), no qual mesmo os personagens sendo rasos é possível perceber um sentimento verdadeiro neles, o que facilita a empatia.

domingo, 4 de agosto de 2019

Crítica – Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw


Análise Crítica – Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw


Review – Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw
Dwayne “The Rock” Johnson trouxe novo fôlego à franquia Velozes e Furiosos quando entrou para o elenco em Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011). Jason Statham se tornou um dos vilões mais memoráveis nesta série de filmes em Velozes e Furiosos 7 (2015). Juntos os dois foram as melhores coisas de Velozes e Furiosos 8 (2017). Então é bem natural que eles tenham ganhado seu próprio spin-off neste Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw.

A trama coloca Hobbs (Dwayne “The Rock” Johnson) e Shaw (Jason Statham) juntos para encontrar Hattie (Vanessa Kirby), uma agente do MI6 que está de posse de um perigoso vírus que está sendo procurado por terroristas internacionais. Quem lidera a perseguição a Hattie é Brixton (Idris Elba), um soldado ciberneticamente aprimorado que serve a um culto tecnológico que quer recriar a humanidade com aprimoramentos mecânicos.

A narrativa é previsível (é evidente desde o inícios que Hobbs e Shaw irão superar as diferenças para aprender a trabalharem juntos, por exemplo) e tem sua parcela de furos, com tudo servindo como mero pretexto para as cenas de ação. Há, de leve, um comentário sobre o poder da mídia e como, nos dias de hoje, é fácil disseminar mentiras e convencer a população com este conteúdo falso, mas logicamente não há muito tempo investido nisso já que o foco é a pancadaria. Isso não chega a ser um problema, já que ninguém vai assistir um filme da franquia Velozes e Furiosos por conta da história.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Crítica – Privacidade Hackeada


Análise - Crítica – Privacidade Hackeada


Review – Privacidade Hackeada
Diferentes lugares do mundo, como Reino Unido, Brasil ou Estados Unidos, tiveram seus últimos períodos eleitorais marcados pelo uso massivo de rede sociais para engajar a população nas campanhas e um uso corrente de conteúdos falsos (as infames fake news) para tentar persuadir a população. Este Privacidade Hackeada tenta analisar essa questão a partir do escândalo da Cambridge Analytica, que trabalhou na votação do Brexit, fazendo campanha para a saída da União Europeia, e na campanha de Donald Trump, em ambos os casos fazendo uso de conteúdos falsos.

O documentário acompanha um grupo de pessoas afetadas pela Cambridge. Um deles é David Carroll, professor que processou a Cambridge para ter acesso aos dados dele que foram coletados pela empresa a partir de redes sociais. O início é eficiente em argumentar como praticamente tudo que fazemos no computador e com isso conseguem facilmente deduzir nosso comportamento e hábitos, com esses dados sendo usados para criar anúncios publicitários diretamente para cada pessoa.

Carroll argumenta que, por mais que esses dados sejam colocados em empresas privadas como Facebook e Google, por eles conterem um nível muito alto de informações pessoais que podem ser usadas “contra” nós de modo a nos persuadir a fazer qualquer coisa. Sob este aspecto, o documentário argumenta que os dados deveriam pertencer ao próprio usuário, para que pudéssemos controlar nosso próprio fluxo de informação e saber o que está sendo usado. Assim, o direito aos dados seria parte dos direitos humanos.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Crítica – Chernobyl


Análise Crítica – Chernobyl


Review – Chernobyl
A minissérie Chernobyl fala sobre eventos do passado, mas o olhar que ela constrói sobre esses eventos é claramente voltado para a contemporaneidade. Os problemas ao redor do desastre nuclear na antiga União Soviética penetram ainda hoje no tecido social e político de muitos países da democracia ocidental.

A trama é baseada na história real do desastre nuclear ocorrido na usina de Chernobyl na década de 80, localizada na Ucrânia, parte da União Soviética na época. A narrativa é centrada no cientista nuclear Legasov (Jared Harris), que é chamado para tentar conter o vazamento da radiação. No esforço de resolver o problema, Legasov e um dos superiores do partido, Shcherbina (Stellan Skarsgard) encontram múltiplos entraves colocados pelo próprio governo, que se nega a admitir a real dimensão do desastre, tanto para os próprios cidadãos quanto para a comunidade internacional.

É uma trama slow burn, que caminha em um ritmo relativamente lento ao tentar acompanhar o cotidiano das tentativas de conter o avanço da radiação e de pintar um panorama bastante amplo das consequências e de tudo que o governo precisou fazer. Assim, a trama nos mostra desde os esforços de Legasov e Shcherbina para conter o núcleo do reator, como a ação dos militares para evacuar as cidades ao redor ou para eliminar todos os animais selvagens, domésticos e de fazenda na área afetada para que eles não espalhassem radiação.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Crítica – Orange is the New Black: 7ª Temporada


Análise Crítica – Orange is the New Black: 7ª Temporada


Review – Orange is the New Black: 7ª TemporadaDepois de duas temporadas abaixo do alto padrão da série (a quarta foi a última verdadeiramente excelente), Orange is the New Black chega à sua sétima e última temporada com a missão de retomar seus melhores dias e encerrar dezenas de histórias desenvolvidas ao longo de seus sete anos. Aviso que todo o texto a seguir contem SPOILERS da temporada.

A narrativa começa com Piper (Taylor Schilling) tentando se adaptar à vida fora da cadeia e com a distância de seu relacionamento com Alex (Laura Prepon). Ao mesmo tempo, Taystee (Danielle Brooks) precisa lidar com o fato de que passará o resto da vida na prisão por um crime que não cometeu. Os primeiros episódios já deixam clara essa sensação de final, de que estamos diante do fechamento de um ciclo. Inclusive a série retoma personagens que tinham ficado de fora da temporada anterior, como Maritza (Diane Guerrero) ou Sophia (Laverne Cox), justamente para dar um encerramento à jornada dessas pessoas.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Crítica – Hellboy


Análise Crítica – Hellboy


Review – Hellboy
No papel, essa nova versão de Hellboy parecia promissora. Uma classificação indicativa alta permitiria ser mais fiel ao material original, o criador do personagem, Mike Mignola, estaria mais próximo da produção e, apesar de não ter mais Ron Perlman como o personagem título, foi encontrado no ator David Harbour (o Hopper de Stranger Things) um bom substituto. O novo Hellboy tinha tudo para dar certo, mas infelizmente não dá.

A trama acompanha Hellboy (David Harbour), um investigador paranornal a serviço de uma agência que monitora ocorrências sobrenaturais. Quando a antiga feiticeira Nimue (Milla Jovovich) retorna dos mortos e ameaça liberar demônios no mundo, cabe a Hellboy e seus aliados deter a ameaça.

O primeiro problema é que a narrativa constantemente perde o foco em digressões que pouco acrescentam  à trama e existem mais como fanservice e para plantar futuras continuações do que para construir o arco do protagonista. Vemos Hellboy enfrentar vampiros, gigantes e a bruxa Baba Yaga sem que essas ocorrências oferecerem muito desenvolvimento. Além da trama fragmentada, o arco de Hellboy e sua incerteza em relação a ajudar uma humanidade que o rejeita é desenvolvido de modo inconsistente.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Crítica – Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal


Análise Crítica – Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal


Review – Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal
Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal é um filme sobre um serial killer que praticamente não mostra o personagem cometendo assassinatos. Essa escolha poderia ser um grande problema, mas a narrativa usa isso como virtude e o resultado é uma trama que tenta entender o fascínio que um sujeito como Ted Bundy exercia sobre pessoas comuns.

A narrativa, baseada em uma história real, começa quando Ted Bundy (Zac Efron) conhece a secretária Liz Kendall (Lily Collins). Eles vivem um relacionamento aparentemente feliz até que um dia, durante uma viagem, Ted é detido por um policial na estrada, supostamente por ser reconhecido como um assassino procurado na área. Ted, no entanto, clama inocência e avisa para Liz que a polícia está armando para ele. Liz inicialmente acredita no namorado, mas acusações de outros estados começam a aparecer e Liz começa a ter dúvidas, mas o charme de Ted é eficiente em mantê-la sob seu controle durante um bom tempo.

A ideia parece ser explorar a natureza magnética de Bundy e como um serial killer tem facilidade em manipular e convencer as pessoas ao seu redor do que quer que seja. Nesse sentido, é acertada a escalação de Zac Efron como Bundy, já que provavelmente não há ninguém melhor para evocar a presença magnética do serial killer do que um galã hollywoodiano. Efron se vale de seu charme natural para fazer de Bundy um sujeito tão naturalmente boa praça que ninguém conseguia dizer não para ele. Desta maneira, a performance de Efron consegue nos convencer de como alguém como Bundy manteria as pessoas ao seu redor presas em sua rede de mentiras por tanto tempo.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Crítica – As Trapaceiras


Análise Crítica – As Trapaceiras


Review Crítica – As Trapaceiras
Remake da comédia Os Safados (1988), estrelada por Michael Caine e Steve Martin, este As Trapaceiras muda o gênero de suas protagonistas, mas mantem a premissa original de uma rivalidade entre golpistas de personalidades opostas. Na trama, Penny (Rebel Wilson) e Josephine (Anne Hathaway) são duas golpistas disputando o território de uma pequena cidade turística na costa francesa. Para decidir quem poderá operar na cidade, elas fazem uma aposta: a primeira que conseguir meio milhão do rico desenvolvedor de aplicativos, Thomas (Alex Sharp).

Boa parte do humor reside em gags físicas, em especial as que envolvem a personagem de Rebel Wilson explorando o já cansando arquétipo de “gorda desajeitada” que ela vem repetindo durante boa parte de sua carreira. Na maioria das vezes ela se limita a cair e esbarrar em objetos em situações pouco inspiradas. Em outras, ele demora demais em piadas que por si já não seriam engraçadas e se tornam constrangedoras com a insistência na piada, a exemplo da cena em que ela se esfrega nas grades de uma cela para tentar seduzir uma policial.