sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Crítica – Dragon Ball Super: Broly


Análise Crítica – Dragon Ball Super: Broly


Review – Dragon Ball Super: Broly
Além de centenas de episódios, o anime Dragon Ball Z recebeu também mais de uma dezena de filmes que contavam algumas histórias complementares que não necessariamente se encaixavam no cânone da série. Um dos personagens mais marcantes a aparecer nos filme foi Broly, um saiyajin extremamente poderoso, mas cuja motivação para odiar Goku era bastante estúpida. Pois este Dragon Ball Super: Broly varre as aparições anteriores do personagem do cânone e o reapresenta na cronologia da série Dragon Ball Super, situando sua história logo depois do arco do Torneio de Poder.

Na trama, Broly é um saiyajin de imenso poder, tanto que mesmo sendo um bebê despertou o temor do Rei Vegeta de que ele poderia vir a dominar o planeta. Para afastar a ameaça, o rei envia Broly a um planeta inóspito. Paragus, o pai de Broly, foge do planeta e vai ao auxílio do filho, decidido a treinar Broly para se vingar do Rei Vegeta e sua prole. Décadas se passam até que Paragus e Broly são encontrados pelo exército de Freeza (para quem não acompanha Dragon Ball, Freeza foi ressuscitado) e, apesar do planeta dos saiyajins e o Rei Vegeta terem sido destruídos anos atrás, Freeza leva Paragus e Broly para se vingarem dos últimos remanescentes da raça, o príncipe Vegeta e Goku, que vivem na Terra.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Rapsódias Revisitadas – Ensaio de Orquestra


Análise Crítica – Ensaio de Orquestra


Review – Ensaio de Orquestra
Filmado em poucos dias pelo diretor Federico Fellini, Ensaio de Orquestra parte de uma premissa relativamente simples, mas sob sua simplicidade traz em si uma riqueza enorme de leituras possíveis sobre como o diretor usa a Orquestra como uma metáfora para diferentes ideias sobre organização social e conflitos humanos.

O filme se estrutura como se fosse um documentário sobre o ensaio de uma orquestra em um porão de uma antiga igreja que teria uma excelente acústica. Ao longo das entrevistas com os músicos e o maestro, no entanto, conflitos começam a emergir e as coisas rapidamente começam a sair do controle.

É possível entender tudo que vemos aqui como uma metáfora para o comportamento social do ser humano. A orquestra é algo que precisa de algum nível de ordem para funcionar, cada membro precisa desempenhar uma função específica e saber o momento exato em que precisa executá-la. Tudo precisa ser perfeitamente organizado para que o som saia perfeito. Apesar disso, a orquestra também é um espaço de criação e de diálogo, no qual os músicos tem voz ativa e pontos de vista que querem validar. Assim, a orquestra é vista como esse espaço em constante tensionamento entre ordem e desordem, entre coletividade e individualidade. Entre o desejo de viver em sociedade, cooperando com um coletivo e um desejo por individualidade e capacidade de expressão própria.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Crítica - Hebe: A Estrela do Brasil


Análise Crítica - Hebe: A Estrela do Brasil


Review - Hebe: A Estrela do Brasil
Desde sucesso Cazuza: O Tempo Não Para (2004), o cinema brasileiro encontrou um padrão bem sucedido de cinebiografias que vem repetindo desde então. Este Hebe: A Estrela do Brasil é bastante tributário a este modelo, ainda que consiga evitar repetição em alguns aspectos e falhe em outros.

Enquanto a maioria das cinebiografias brasileiras tenta contar a vida inteira do biografado, como acontece em Gonzaga: De Pai Para Filho (2012), Tim Maia (2014) ou Elis (2016), resultando em algo episódico e superficial, este filme se concentra em um período da vida da apresentadora Hebe Camargo (Andrea Beltrão). Acompanhamos Hebe na década de oitenta, em sua transição da rede Bandeirantes para o SBT de Silvio Santos (Daniel Boaventura), bem como suas disputas com os órgãos de censura ainda existentes e seus problemas no casamento com Lélio (Marco Ricca).

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Crítica - Yesterday


Análise Crítica - Yesterday


Review - Yesterday
Uma comédia romântica sobre um universo no qual os Beatles nunca existiriam escrita por Richard Curtis, o mesmo criador de clássicos do gênero como Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), Simplesmente Amor (2003) e Questão de Tempo (2013)? Yesterday tinha tudo a seu favor para ser um clássico instantâneo, das icônicas músicas dos Beatles a um texto de alguém que em pleno domínio do gênero no qual está inserido. Na prática, no entanto, no resultado final não está à altura de sua premissa.

A trama começa com Jack (Hamish Patel) que há anos tenta vencer, sem sucesso, no mundo da música. Ele é auxiliado por Ellie (Lily James) sua melhor amiga desde o colegial e talvez a única pessoa que acredita em Jack. Um dia o mundo é tomado por um misterioso blecaute e Jack é atropelado por um ônibus. Ao acordar Jack descobre que ninguém mais lembra da música dos Beatles, como se a banda não tivesse existido. Ele, então, decide usar as músicas da banda como se fossem suas para poder fazer sucesso.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Crítica – Predadores Assassinos


Análise Crítica – Predadores Assassinos


Review – Predadores Assassinos
Predadores Assassinos é daqueles filmes que parecem fruto de alguma produtora de quinta-categoria e que não tem muita chance de dar certo, resultando em algo mais cômico do que efetivamente assustador. Ainda assim, contra todas as chances, Predadores Assassinos é um suspense razoável, ainda que em muitos momentos abuse da boa-vontade do espectador.

A narrativa é centrada em Haley (Kaya Scodelario), uma nadadora cuja carreira está começando a estagnar. Haley recebe uma ligação da irmã, Beth (Morfydd Clark), avisando que há mais de um dia não consegue falar com o pai delas, Dave (Barry Pepper), e está preocupada porque a cidade em que ele mora está prestes a ser atingida por um forte furacão. Apesar de não falar com o pai há anos, Haley decide voltar à cidade natal, mesmo em meio à tempestade, para descobrir o que aconteceu. Lá ela encontra o pai ferido no subsolo da casa, já parcialmente inundado por conta da tempestade. Dave foi mordido por um imenso jacaré que entrou na propriedade por conta na inundação e agora Haley e Dave estão presos no subsolo com esse predador perigoso.

Conheçam os vencedores do Emmy 2019

Emmy 2019 Winners

A 71ª entrega dos Emmy, premiação máxima da televisão dos Estados Unidos, aconteceu no último domingo, 22 de setembro, e sagrou como grande campeã a série Fleabag, criada e protagonizada pela britânica Phoebe Waller-Bridge, que levou quatro prêmios. A minissérie Chernobyl foi outra grande vencedora, levando três prêmios. Game of Thrones surpreendeu ao levar a estatueta de melhor série drama por sua controversa última temporada, cujo desfecho deixou os fãs divididos, ganhando também o prêmio de ator coadjuvante para Peter Dinklage. 

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Crítica – Brinquedo Assassino


Análise Crítica – Brinquedo Assassino


Review – Brinquedo Assassino
Não sabia muito o que esperar do novo Brinquedo Assassino. Não morro de amores pelo filme original, ainda que aprecie seu charme em abraçar sem medo o próprio absurdo de sua premissa. Esta nova versão, no entanto, acabou se mostrando desprovida de muita personalidade, falhando em construir um carisma próprio a despeito de seu esforço de atualizar a premissa principal.

Se antes o boneco Chucky era possuído pelo espírito de um serial killer depois de um ritual que dá errado, agora Chucky (voz de Mark Hamill) é um boneco ultra tecnológico dotado de uma inteligência artificial que o faz interagir com diferentes aparelhos. Chucky, no entanto, tem sua IA sabotada na fábrica e programada para ser agressiva, o que obviamente gera problemas que ele chega na casa do garoto Andy (Gabriel Bateman) e sua mãe Karen (Aubrey Plaza).

Tudo bem que a premissa do original era razoavelmente ridícula, mas ele tinha consciência disso e conseguia construir algo bastante singular. Aqui, no entanto, Chucky é só mais uma IA defeituosa igual a tantos outros filmes que apresentavam um antagonista similar. Mark Hamill, que foi a voz do Coringa nas animações e games do Batman durante anos, é perfeitamente capaz de fazer o Chucky soar sinistro, mas sem a ironia e sarcasmo sádico que o personagem tinha antes, o boneco nada mais é que um robô frio cujas frases de efeito são apenas repetições de falas de outros personagens que até podem soar engraçadas quando Chucky diz, mas que não constroem, em si, uma personalidade própria ao boneco.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Crítica – Os Mortos Não Morrem


Análise Crítica – Os Mortos Não Morrem


Review – Os Mortos Não Morrem
Fiquei bem curioso para assistir este Os Mortos Não Morrem. Sou fã do diretor Jim Jarmusch e gosto do modo como ele cria narrativas repletas de personagens pitorescos e com um senso de humor bem singular. Pois o filme acabou sendo mais fraco do que eu esperava e, apesar de ter gostado, imagino que quem não estiver habituado ao cinema do diretor talvez não encontre muito o que apreciar.

A trama se passa em uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos e o filme faz um claro paralelo com a cidade na qual A Noite dos Mortos Vivos (1968), de George Romero, se passava Uma dupla de policiais, Cliff (Bill Murray) e Ronnie (Adam Driver) começam a investigar eventos estranhos ocorrendo na cidade após uma catástrofe ambiental causar uma mudança no eixo de rotação da Terra.

O filme não tem exatamente um único protagonista e transita, ao longo da narrativa, por várias figuras insólitas que habitam ou estão de passagem pela cidade. Do hermitão vivido por Tom Waits, que serve como narrador, passando pelo vendedor obcecado com filmes de terror e zumbis interpretado por Caleb Landry Jones, a esquisita agente funerária escocesa de Tilda Swinton ou a hipster vivida por Selena Gomez. Todos esses personagens ajudam a injetar humor e estranheza na trama, mesmo quando a narrativa não tem um direcionamento muito claro.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Crítica – O Bar da Luva Dourada

Análise Crítica – O Bar da Luva Dourada


Review – O Bar da Luva Dourada
Assistir O Bar da Luva Dourada, filme mais recente do diretor Fatih Akin (de Em Pedaços), me fez ser grato pelo cinema não conseguir transmitir cheiros. O filme transita por espaços tão decadentes, dilapidados e degradados, apresentando situações tão asquerosas que se pudéssemos sentir o odor de tudo que assistimos certamente teríamos que deixar o cinema no meio da projeção por conta das náuseas que o filme causaria. Não que as imagens em si não sejam incômodas, pelo contrário, se estou aqui ponderando sobre o possível odor é justamente pelo talento de Akin em transmitir todo esse asco através das imagens.

A narrativa, baseada em fatos reais, conta a história de Fritz Honka (Jonas Dassler), assassino em série que aterrorizou a parte pobre da cidade de Hamburgo na Alemanha dos anos 70. Fatih Akin acompanha a trajetória de Honka de maneira bastante crua, algo evidente já na longa sequência de abertura que mostra o protagonista matando, despindo e então serrando a cabeça de uma de suas vítimas.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Crítica – How To Get Away With Murder: 5ª Temporada


Análise Crítica – How To Get Away With Murder: 5ª Temporada


Review – How To Get Away With Murder: 5ª Temporada
Quando escrevi sobre a quarta temporada de How To Get Away With Murder, mencionei como o quarto ano conseguia recolocar a série nos trilhos ao apontar novos rumos e novos conflitos para os personagens. Pois este quinto ano não aprendeu nada com o ano anterior e volta a repetir os padrões desonestos da fraca terceira temporada, além de se limitar a reciclar conflitos de anos anteriores ao invés de mover esses personagens para frente, resultando no pior ano da série até agora. O texto a seguir contem SPOILERS da temporada.

A narrativa continua no ponto em que a temporada anterior parou, com Annalise (Viola Davis) entrando para uma firma de advocacia para empreender seu processo contra o governo estadual por maus tratos contra detentos. Ao mesmo tempo, novos problemas parecem surgir no horizonte com a chegada de Gabriel Maddox (Rome Flynn), que Frank (Charlie Weber) acredita ser o filho de Annalise que todos acreditavam estar morto. Como de costume há também flashfowards no fim e no início do episódio que dão a entender que Bonnie (Liza Weil) matará um personagem importante.