No texto anterior mencionei como Watchmen começava já deixando claro os
temas que seriam centrais para sua narrativa e parecia usar um massacre étnico
real ocorrido nos Estados Unidos para falar do racismo institucional no país,
tentando fazer algumas relações entre isso e a iconografia dos super-heróis. Na
primeira parte analisei como, apesar das qualidades, os primeiros episódios não
deixavam muito claro exatamente até onde a série queria levar esses temas, mas,
conforme a temporada foi se desenvolvendo, se tornou possível ter um melhor
vislumbre do caminho que a narrativa queria seguir. Assim como na primeira
parte, aviso que o texto pode conter SPOILERS.
Através do espelho
É no quinto episódio que a série
começa realmente a decolar e a mostrar até onde deseja levar a complexidade de
seus temas. Até então o mistério principal de quem era Will Reeves (Louis
Gossett Jr), qual o motivo dele ter matado o chefe de polícia Judd (Don
Johnson) ou quem exatamente era a Sétima Kavalaria vinha sendo cozinhada em
banho maria enquanto a trama focava em desenvolver seus personagens e o
universo ao redor deles. As coisas começam a mudar no quinto capítulo, centrado
em Wade/ Lookin Glass (Tim Blake Nelson).