Eu já tinha visto Apocalypse Now (1979) algumas vezes e já tinha ouvido falar
do documentário O Apocalipse de um
Cineasta (1991), que mostra o conturbado processo de filmagem de Apocalypse Now na selva filipina, mas só
agora assisti o documentário, que é um competente registro de uma produção fora
de controle.
Os registros de bastidores foram
feitos Eleanor, esposa do diretor Francis Ford Coppola, com o intento de serem
um making of do filme. As coisas
saíram tanto do controle durante os mais de 200 dias de filmagem que as imagens
captadas por Eleanor não foram usadas na divulgação do filme e só foram
apresentadas ao público neste documentário.
O documentário começa com uma
entrevista com Coppola no qual ele diz que Apocalypse
Now foi feito como se fosse a própria Guerra do Vietnã, com um grupo grande
de pessoas pretensiosas na selva, com muito dinheiro a disposição e sem muita
ideia do que estavam fazendo. De fato é o que acontece. Apesar de ter
financiado a produção do próprio bolso, Francis Ford Coppola tinha bolsos
razoavelmente fundos, o que permitiu por exemplo, construir sets enormes, como
o templo do coronel Kurtz, graças à mão de obra barata do local. Trabalhando em
condições precárias, os operários filipinos recebiam valores tão baixos que um
dos produtores se pergunta se estavam explorando a população local (sim,
estavam).