Apesar de ter possuído um
Nintendo Wii e ser fã de JRPGs, eu não cheguei a jogar Xenoblade Chronicles quando foi originalmente lançado. Isso porque
o game saiu bem no fim do ciclo de vida do Wii e ainda por cima levou mais de
um ano até ser lançado no ocidente. A esse ponto eu já tinha vendido meu
console e adquirido um Playstation 3, perdendo esse e outro elogiado JRPG em The Last Story. Xenoblade Chronicles chegou a receber um port para 3DS, mas também
não joguei essa versão. Assim sendo, este Xenoblade
Chronicles lançado para Nintendo Switch foi minha oportunidade de conferir
a aventura de Shulk e seus aliados.
A trama chama a atenção pela sua
ambientação singular. O mundo se situa nos corpos de dois titãs gigantescos,
Bionis e Mechonis, que milênios atrás travaram uma intensa batalha até os dois
ficarem paralisados e sem vida. No corpo de Bionis surgiram os humanos (ou
Homs) e outras espécies orgânicas, enquanto que no corpo de Mechonis surgiram
os Mechons, seres mecânicos que constantemente atacam os habitantes de Bionis,
por razões desconhecidas. A única arma capaz de causar dano aos Mechons é a misteriosa
espada Monado, que nas mãos jovem Shulk é também capaz de prever o futuro. Assim,
Shulk parte em uma jornada para deter os Mechons e desvendar os mistérios da
Monado.