quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Crítica – A Vizinha da Mulher na Janela

 

Análise Crítica – A Vizinha da Mulher na Janela

Review – A Vizinha da Mulher na Janela
Histórias de suspense sobre mulheres solitárias e traumatizadas que desenvolvem uma fixação por alguém próximo e acabam se envolvendo em problemas praticamente viraram um subgênero por si só como mostram filmes tipo A Garota do Trem (2016) ou A Mulher na Janela (2021). A série A Vizinha da Mulher na Janela parece perceber isso e decide parodiar esse tipo de história.

A trama é centrada em Anna (Kristen Bell) uma mulher solitária, que se divorciou do marido depois da morte trágica da filha e passa os dias tomando vinho. Um dia um pai solteiro se muda com a filha para a casa da frente e Anna começa a vê-los como uma tentativa de recomeço, se afeiçoando aos dois. Observando eles constantemente pela janela, ela tem a impressão de testemunhar um crime.

Como é comum nesse tipo de história, a personagem tem um problema com bebida, o que é conveniente para que duvidemos de sua percepção dos fatos. Tem também alguma fobia incomum que serve como desculpa conveniente para ela simplesmente não sair de casa para investigar as coisas. Aqui, no entanto, tudo isso é conduzido com um certo senso de absurdo, fazendo graça em cima dessas convenções.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Crítica - Titane

 

Análise Crítica - Titane

Review - Titane
Novo longa de Julia Ducurnau, responsável pelo excelente Raw (2016), Titane é um filme bizarro. Digo isso porque a sensação de estranheza e desconforto certamente deve causar reações polarizadas. É um filme sobre nossa relação com máquinas e tecnologia, como transformamos máquinas em extensões de nós mesmos e nossos corpos. Ao mesmo tempo, é também um filme sobre solidão e carência, sobre como precisamos ser cuidados por alguém e ter alguém para cuidar.

A trama é focada em Alexia (Agatha Rousselle), que desde pequena sempre teve fixação por carros, algo que só se ampliou depois de um acidente em que teve uma placa de titânio colocada na cabeça. Adulta, ela ganha a vida como dançarina, com um número em dança sensualmente enquanto se esfrega em um carro potente. Ela também sente prazer em matar e quando sua última onda de matança lhe coloca na mira das autoridades, ela disfarça a aparência, fingindo ser o filho desaparecido de um bombeiro, Vincent (Vincent Lindon). Um homem tão solitário e carente que acredita em Alexia sem pestanejar.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Drops – Injustice

 

Análise Crítica – Injustice

Review – Injustice
Com dois games e cerca de cinco anos de histórias em quadrinhos havia muito de onde o longa animado baseado em Injustice tirar material. O problema é tentar resumir uma história tão extensa em uma animação de 80 minutos que claramente não tem tempo suficiente para lidar com todos os conflitos e personagens.

Na trama, depois que o Coringa mata Lois Lane e explode uma bomba nuclear em Metropolis, o Superman decide parar de ser leniente com o crime. Ele decide matar o Coringa e tomar o controle do combate ao crime no planeta inteiro, intimidando os governos do mundo. Esse comportamento ditatorial não é aceito por muitos dos heróis, em especial do Batman, que monta uma resistência.

O filme claramente sofre para tentar encaixar uma trama longa e repleta de personagens em um tempo tão curto, com isso muitos desenvolvimentos não tem o impacto que deveria. O regime de controle do Superman nunca parece tão opressivo quanto nas outras versões da história. Personagens são inseridos apenas para desaparecerem sem nenhuma repercussão tempos depois, como Aquaman e Shazam. Relacionamentos e conflitos não tem tempo para serem devidamente construídos, como a amizade entre o Arqueiro Verde e a Arlequina ou a rivalidade entre Dick e Damian. Com isso, os eventuais conflitos e desdobramentos não impactam como deveriam.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Drops – Tratamento de Realeza

 

Análise Crítica– Tratamento de Realeza

Review – Tratamento de Realeza
Em essência este Tratamento de Realeza é a típica história de amor entre um príncipe e a plebeia. Thomas (Mena Massoud) é o príncipe da nação de Lavania e está em Nova York para conhecer a noiva cujo casamento seus pais arranjaram. Precisando cortar o cabelo, ele conhece a desbocada Izzy (Laura Marano), que o encanta suficiente para que ele contrate ela e as amigas para fazerem o cabelo e maquiagem de seu casamento real.

A partir daí é óbvio o que vai acontecer. Eles vão se apaixonar e suas personalidades opostas vão ser um aprendizado um para o outro. Ela vai aprender a ser mais assertiva e ele vai aprender a ser mais espontâneo. Laura Marano consegue fazer de Izzy uma mocinha adorável e tem uma boa química com Mena Massoud. O problema é que não há exatamente muito drama ou conflito no percurso dos personagens.

Como Thomas praticamente não passa tempo com a noiva para qual foi prometido, não há qualquer dúvida que ele irá escolher Izzy. Do mesmo modo, os pais do príncipe e o pai da noiva são vilões tão caricatos que nunca soam como um obstáculo genuíno ao romance dos dois. Não ajuda que o texto trate de modo muito casual o fato de os pais de Thomas sejam déspotas irresponsáveis que condenam os súditos à pobreza para viver no luxo. Todos os conflitos são resolvidos tão rápido e tão fácil que nada tem o impacto que deveria.

No fim das contas Tratamento de Realeza é genérico demais para oferecer qualquer coisa digna de atenção, se limitando a repetir coisas que já vimos melhor executado antes.

 

Nota: 4/10


Trailer


quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Crítica – A Lenda do Cavaleiro Verde

 Análise Crítica – A Lenda do Cavaleiro Verde


Review – A Lenda do Cavaleiro Verde
Baseado em um poema épico que remete aos mitos arturianos e que tratava sobre virtude, este A Lenda do Cavaleiro Verde revisa o material original conseguindo tocar em temas semelhantes. O diretor David Lowery já tinha produzido meditações sobre a existência humana no excelente Sombras da Vida (2017) e aqui remete à lendas de outrora para ponderar a humanidade que há por trás dos mitos.

Na trama, Gawain (Dev Patel) é um jovem que sonha em se tornar cavaleiro. Durante as comemorações de Natal a corte é visitada pelo estranho Cavaleiro Verde (Ralph Ineson) que propõe um desafio: um cavaleiro deveria tentar atacá-lo, se conseguisse dentro de um ano o Cavaleiro Verde retribuiria o golpe com a mesma intensidade. Gawain rapidamente corta a cabeça do desafiante, imaginando ter vencido, mas o Cavaleiro Verde se levanta e avisa que estará esperando por ele dentro de um ano. Agora Gawain precisa viajar rumo ao seu destino.

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Crítica – Ozark: 4ª Temporada (Parte 1)

Análise Crítica – Ozark: 4ª Temporada (Parte 1)


Review – Ozark: 4ª Temporada (Parte 1)
Depois de uma terceira temporada inferior às duas primeiras, temi que Ozark não conseguisse se recuperar em sua quarta e última temporada. A primeira parte do ano derradeiro da série, porém, consegue entregar algo mais próximo da qualidade de seus dois primeiros anos.

A trama continua no ponto em que a anterior parou, com os Byrdes lidando com as consequências da morte do irmão de Wendy (Laura Linney) e da advogada do cartel. A família não tem muito tempo para respirar, no entanto, já que as pressões ao redor deles começam a se acumular. De um lado, Omar Navarro (Felix Solis) exige que os Byrdes tornam seu negócio completamente legítimo e consigam um acordo com o FBI. A instável Darlene Snell (Lisa Emery) volta a produzir heroína, dessa vez auxiliada por Ruth (Julia Garner). Outras ameaças surgem no horizonte como um detetive particular em busca da (já morta) Helen Pierce (Janet McTeer) e o sobrinho ambicioso de Omar, Javi (Alfonso Herrera), que ameaça os planos dos Byrdes.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Crítica – A Tragédia de Macbeth

 

Análise Crítica – A Tragédia de Macbeth

Review – A Tragédia de Macbeth
Eu já devo ter perdido a conta do número de adaptações diretas que a peça de Shakespeare já teve. Só em Hollywood a versão mais recente data de sete anos atrás com Macbeth: Ambição e Guerra (2015) estrelado por Michael Fassbender. Com tantas versões diferentes, o que mais me atraiu para este A Tragédia de Macbeth nem foi o elenco cheio de nomes como Denzel Washington e Frances McDormand, mas a direção de Joel Coen, já que ele, ao lado do irmão Ethan, fez alguns de meus filmes favoritos.

A trama provavelmente é conhecida por todos. O nobre escocês Macbeth (Denzel Washington) recebe de três bruxas a profecia de que irá virar o próximo rei da Escócia. Ao lado da esposa, Lady Macbeth (Frances McDormand), ele monta um ardil para matar o rei e tomar a coroa, mas se manter no poder não será fácil, com a culpa e a paranoia pairando sobre o casal.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Reflexões Boêmias - Melhores filmes de 2021

 

Melhores filmes de 2021

Com a chegada de um novo ano, é inevitável fazer um balanço de tudo que passou, lembrar das experiências boas e ruins do último ano. Já fizemos nossa lista de piores de 2021, agora é vez de falarmos dos melhores. A lista leva em consideração os filmes que tiveram lançamento comercial (em cinemas ou streaming) no Brasil em 2021. Então, sem mais delongas, vamos aos filmes que mais mexeram comigo no último ano.

 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Drops - Hotel Transilvânia: Transformonstrão

 

Análise Crítica - Hotel Transilvânia: Transformonstrão

Review - Hotel Transilvânia: Transformonstrão
Chegando ao quarto filme e já sem sua estrela principal (Adam Sandler não volta para a voz de Drácula aqui), Hotel Transilvânia: Transformonstrão já mostra o desgaste destes filmes que parecem não ter muito mais o que fazer além de reciclar os mesmos conflitos.

Drácula (voz de Brian Hull) está prestes a se aposentar e quer dar o Hotel a Mavis (voz de Selena Gomez), mas teme que Johnny (voz de Andy Samberg) estrague tudo por ser humano. Querendo agradar o sogro, Johnny encontra um jeito de se transformar em monstro, mas acidentalmente transforma Drácula em humano. Agora os dois precisam reverter a transformação.

Mais uma vez a história gira em torno de Drácula não aceitar o genro humano, algo que já estava presente nos dois primeiros filmes e que aqui não consegue trazer nenhum insight novo para a situação. Novamente o arco de Drácula é aceitar as diferenças e ver que Johnny é um bom sujeito.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Crítica – O Beco do Pesadelo

 

Análise Crítica – O Beco do Pesadelo

Review – O Beco do Pesadelo
Eu tenho um fraco por finais simétricos. Desfechos que remetem ao início e dão a impressão de um fechamento de ciclo que remete ao ponto de partida. Um bom final faz a gente até relevar os defeitos da narrativa. Este O Beco do Pesadelo, novo filme dirigido por Guillermo del Toro faz isso muito bem.

O filme marca a segunda adaptação do romance homônimo de William Lindsay Gresham para os cinemas. A trama se passa na década de 1940 e acompanha Stan (Bradley Cooper), um homem solitário que se junta a um circo. Aos poucos ele vai aprendendo os truques dos membros do local e se mostra talentoso em mentalismo. Depois de um tempo, Stan decide partir do circo com a amada Molly (Rooney Mara) para tentarem a sorte na cidade grande. Lá Stan começa a engabelar a elite local, mas se envolve em problemas quando se aproxima da psiquiatra Lilith (Cate Blanchett).

É difícil não olhar para a trama e o modo como del Toro a conduz e não pensar no seminal Freaks (1932), de Tod Browning, que também contava uma história envolvendo circo, e o que acontece com uma pessoa atraente e talentosa que se achava melhor que as “aberrações” do local. Assim como A Forma da Água (2017), produção anterior de del Toro, é um conto moral sobre como são justamente as pessoas que a sociedade considera normais ou modelos ideais que são capazes das piores coisas. Ao mesmo tempo, é também uma história sobre o peso das mentiras e de usá-las para tentar criar uma espécie de “realidade alternativa”. Não importa o quanto se tente, uma realidade criada dessa maneira nunca se sustenta e os custos disso tudo eventualmente chegam.