Desde os primeiros trailers, Pokémon Legends: Arceus parecia o game
3D de Pokémon que eu sempre tinha imaginado desde a época de Pokémon Red/Blue no Game Boy. As imagens
mostravam um treinador caminhando por espaços abertos, podendo arremessar
pokébolas furtivamente nas criaturinhas ou ser atacado por elas caso fosse
visto, com batalhas entre pokémons acontecendo no próprio cenário, sem
transição para uma arena de batalha genérica. Restava saber se o produto final
estava à altura da promessa.
A trama gira em torno de um
garoto sem memória que misteriosamente chega na região de Hisui (basicamente
uma versão feudal de Sinnoh). Lá ele acaba se juntando à expedição do Galaxy
Team para explorar os mistérios da região e ajudar o Professor Laventon a fazer
a primeira Pokédex da história. Além disso, o jovem precisa ajudar os clãs
locais, Diamante e Pérola, a manterem a paz entre si e acalmarem os pokémons lendários
que servem como lordes da ilha. Essas poderosas criaturas entraram num frenesi
agressivo desde que estranhas fendas aparecerem e agora é preciso desvendar o
que está por trás da crise.
O Framboesa de Ouro, premiação
que “homenageia” os piores do ano lançou hoje, 7 de fevereiro, sua lista de
indicados. Entre os mais indicados estão Diana:
O Musical, Querido Evan Hansen e Space Jam: Um Novo Legado. A surpresa
veio por conta de uma nova categoria inteira dedicada a Bruce Willis, já que o
astro de Duro de Matar tem feito
ultimamente uma série de produções de baixo orçamento e todas são muito ruins.
Entre os esnobados está Conquista,
que chegou a figurar em nossa lista de piores do ano passado, que recebeu
apenas uma indicação de pior atriz para Ruby Rose quando merecia menções em
pior filme, direção, roteiro e ator coadjuvante (Morgan Freeman). A entrega dos
prêmios acontecerá no dia 26 de março. Confiram abaixo a lista completa.
Não esperava muita coisa deste Free Guy: Assumindo o Controle, mas
confesso que o resultado é uma aventura divertida, que brinca de maneira
esperta com muitas convenções de games. A trama gira em torno de Guy (Ryan
Reynolds), um caixa de banco que descobre que ele é um NPC em um game online.
Ele se apaixona por uma usuária (Jodie Comer, de Killing Eve) e decide ajudá-la a encontrar provas de que o dono da
empresa responsável pelo jogo, Antwan (Taika Waititi), roubou seu código-fonte
de outro game.
A primeira coisa que chama
atenção é como a trama capta bem como deve ser o cotidiano de algo como GTA Online para os NPCs que vivem na
cidade. Tanques, tiroteios e explosões ocorrem a todo o momento conforme Guy
caminha pela rua. Caos completo enquanto essas pessoas simplesmente tentam
viver as próprias vidas. Personagens jogadores com atitudes ou visuais
extremamente agressivos são, na verdade, crianças ou sujeitos toscos que moram
com os pais.
Adaptando um livro distópico,
este Mundo em Caos é mais uma
produção que chegou atrasada para a festa sem perceber que o filão de
adaptações literárias de distopias para jovens adultos já não tem dado certo há
anos em Hollywood. Assim, ele segue a esteira de Mentes Sombrias (2018) e Máquinas Mortais(2019) como mais uma produção que segue o traçado desse tipo de
história, sem oferecer nada de interessante.
A trama se passa no futuro, em um
planeta chamado Novo Mundo que foi colonizado pela humanidade. Lá, os
pensamentos dos homens emergem sem filtro de suas mentes, podendo ser ouvidos
por todos, algo que eles chamaram de “o Ruído”. Mulheres não sobreviveram,
fazendo deste um mundo masculino. Por isso a surpresa do jovem Todd (Tom
Holland) ao encontrar Viola (Daisy Ridley) nos destroços de uma nave. A garota
veio com um grupo de reconhecimento e precisa avisar sua nave de que o planeta
é uma colônia viável. O problema é que Prentiss (Mads Mikkelsen), líder da vila
de Todd, não quer dividir os recursos com novos colonos, querendo impedir Viola
de trazer mais gente ao planeta. Assim, Todd e Viola partem em uma jornada para
encontrar um meio de avisar a nave dela.
Histórias de suspense sobre
mulheres solitárias e traumatizadas que desenvolvem uma fixação por alguém
próximo e acabam se envolvendo em problemas praticamente viraram um subgênero
por si só como mostram filmes tipo A
Garota do Trem (2016) ou A Mulher na Janela(2021). A série A Vizinha da
Mulher na Janela parece perceber isso e decide parodiar esse tipo de
história.
A trama é centrada em Anna
(Kristen Bell) uma mulher solitária, que se divorciou do marido depois da morte
trágica da filha e passa os dias tomando vinho. Um dia um pai solteiro se muda
com a filha para a casa da frente e Anna começa a vê-los como uma tentativa de
recomeço, se afeiçoando aos dois. Observando eles constantemente pela janela,
ela tem a impressão de testemunhar um crime.
Como é comum nesse tipo de
história, a personagem tem um problema com bebida, o que é conveniente para que
duvidemos de sua percepção dos fatos. Tem também alguma fobia incomum que serve
como desculpa conveniente para ela simplesmente não sair de casa para investigar
as coisas. Aqui, no entanto, tudo isso é conduzido com um certo senso de
absurdo, fazendo graça em cima dessas convenções.
Novo longa de Julia Ducurnau,
responsável pelo excelente Raw (2016),
Titane é um filme bizarro. Digo isso
porque a sensação de estranheza e desconforto certamente deve causar reações
polarizadas. É um filme sobre nossa relação com máquinas e tecnologia, como
transformamos máquinas em extensões de nós mesmos e nossos corpos. Ao mesmo
tempo, é também um filme sobre solidão e carência, sobre como precisamos ser
cuidados por alguém e ter alguém para cuidar.
A trama é focada em Alexia
(Agatha Rousselle), que desde pequena sempre teve fixação por carros, algo que
só se ampliou depois de um acidente em que teve uma placa de titânio colocada
na cabeça. Adulta, ela ganha a vida como dançarina, com um número em dança
sensualmente enquanto se esfrega em um carro potente. Ela também sente prazer
em matar e quando sua última onda de matança lhe coloca na mira das
autoridades, ela disfarça a aparência, fingindo ser o filho desaparecido de um
bombeiro, Vincent (Vincent Lindon). Um homem tão solitário e carente que
acredita em Alexia sem pestanejar.
Com doisgames e cerca de cinco
anos de histórias em quadrinhos havia muito de onde o longa animado baseado em Injustice tirar material. O problema é
tentar resumir uma história tão extensa em uma animação de 80 minutos que
claramente não tem tempo suficiente para lidar com todos os conflitos e
personagens.
Na trama, depois que o Coringa
mata Lois Lane e explode uma bomba nuclear em Metropolis, o Superman decide
parar de ser leniente com o crime. Ele decide matar o Coringa e tomar o
controle do combate ao crime no planeta inteiro, intimidando os governos do
mundo. Esse comportamento ditatorial não é aceito por muitos dos heróis, em
especial do Batman, que monta uma resistência.
O filme claramente sofre para
tentar encaixar uma trama longa e repleta de personagens em um tempo tão curto,
com isso muitos desenvolvimentos não tem o impacto que deveria. O regime de
controle do Superman nunca parece tão opressivo quanto nas outras versões da
história. Personagens são inseridos apenas para desaparecerem sem nenhuma
repercussão tempos depois, como Aquaman e Shazam. Relacionamentos e conflitos
não tem tempo para serem devidamente construídos, como a amizade entre o
Arqueiro Verde e a Arlequina ou a rivalidade entre Dick e Damian. Com isso, os
eventuais conflitos e desdobramentos não impactam como deveriam.
Em essência este Tratamento de Realeza é a típica
história de amor entre um príncipe e a plebeia. Thomas (Mena Massoud) é o
príncipe da nação de Lavania e está em Nova York para conhecer a noiva cujo
casamento seus pais arranjaram. Precisando cortar o cabelo, ele conhece a
desbocada Izzy (Laura Marano), que o encanta suficiente para que ele contrate
ela e as amigas para fazerem o cabelo e maquiagem de seu casamento real.
A partir daí é óbvio o que vai
acontecer. Eles vão se apaixonar e suas personalidades opostas vão ser um
aprendizado um para o outro. Ela vai aprender a ser mais assertiva e ele vai
aprender a ser mais espontâneo. Laura Marano consegue fazer de Izzy uma mocinha
adorável e tem uma boa química com Mena Massoud. O problema é que não há
exatamente muito drama ou conflito no percurso dos personagens.
Como Thomas praticamente não
passa tempo com a noiva para qual foi prometido, não há qualquer dúvida que ele
irá escolher Izzy. Do mesmo modo, os pais do príncipe e o pai da noiva são
vilões tão caricatos que nunca soam como um obstáculo genuíno ao romance dos
dois. Não ajuda que o texto trate de modo muito casual o fato de os pais de
Thomas sejam déspotas irresponsáveis que condenam os súditos à pobreza para
viver no luxo. Todos os conflitos são resolvidos tão rápido e tão fácil que
nada tem o impacto que deveria.
No fim das contas Tratamento de Realeza é genérico demais
para oferecer qualquer coisa digna de atenção, se limitando a repetir coisas
que já vimos melhor executado antes.
Baseado em um poema épico que
remete aos mitos arturianos e que tratava sobre virtude, este A Lenda do Cavaleiro Verde revisa o
material original conseguindo tocar em temas semelhantes. O diretor David
Lowery já tinha produzido meditações sobre a existência humana no excelente Sombras da Vida(2017) e aqui remete à
lendas de outrora para ponderar a humanidade que há por trás dos mitos.
Na trama, Gawain (Dev Patel) é um
jovem que sonha em se tornar cavaleiro. Durante as comemorações de Natal a
corte é visitada pelo estranho Cavaleiro Verde (Ralph Ineson) que propõe um
desafio: um cavaleiro deveria tentar atacá-lo, se conseguisse dentro de um ano
o Cavaleiro Verde retribuiria o golpe com a mesma intensidade. Gawain
rapidamente corta a cabeça do desafiante, imaginando ter vencido, mas o
Cavaleiro Verde se levanta e avisa que estará esperando por ele dentro de um
ano. Agora Gawain precisa viajar rumo ao seu destino.
Depois de uma terceira temporada inferior às duas primeiras, temi que Ozark
não conseguisse se recuperar em sua quarta e última temporada. A primeira
parte do ano derradeiro da série, porém, consegue entregar algo mais próximo da
qualidade de seus dois primeiros anos.
A trama continua no ponto em que
a anterior parou, com os Byrdes lidando com as consequências da morte do irmão
de Wendy (Laura Linney) e da advogada do cartel. A família não tem muito tempo
para respirar, no entanto, já que as pressões ao redor deles começam a se
acumular. De um lado, Omar Navarro (Felix Solis) exige que os Byrdes tornam seu
negócio completamente legítimo e consigam um acordo com o FBI. A instável
Darlene Snell (Lisa Emery) volta a produzir heroína, dessa vez auxiliada por
Ruth (Julia Garner). Outras ameaças surgem no horizonte como um detetive
particular em busca da (já morta) Helen Pierce (Janet McTeer) e o sobrinho
ambicioso de Omar, Javi (Alfonso Herrera), que ameaça os planos dos Byrdes.