quarta-feira, 1 de junho de 2022

Crítica – The Flight Attendant: 2ª Temporada

 

Análise Crítica – The Flight Attendant: 2ª Temporada

Review – The Flight Attendant: 2ª Temporada
A primeira temporada de The Flight Attendant foi uma grata surpresa ao funcionar como um divertido pastiche de narrativas de suspense e da chamada “literatura de aeroporto”. A temporada até deixava algumas pontas soltas ao final, mas nada que realmente justificasse a necessidade de um segundo ano. Assim, não fiquei particularmente empolgado com a ideia de uma segunda temporada. De todo modo esperava que ao menos fosse algo semelhante a Big Little Lies no sentido de ser um segundo dispensável que ao menos conseguisse envolver o espectador.

Na trama, Cassie (Kaley Cuoco) agora mora na Califórnia e está há um ano sóbria. Além de continuar trabalhando como comissária de bordo, Cassie continua a colaborar ocasionalmente com a CIA. Isso, no entanto, não significa que ela está longe de problemas. Operativos da agência começam a ser mortos por uma mulher muito parecida com Cassie, com a protagonista precisando correr contra o tempo para descobrir o que está acontecendo.

O mistério principal é o grande ponto fraco da nova temporada. Se no ano de estreia o caso era relativamente simples, com espaços para algumas reviravoltas surpreendentes, aqui é tudo tão vago, rocambolesco e desnecessariamente complicado que fica difícil se importar. Ao final da temporada a revelação do culpado acaba não causando muito impacto justamente porque os episódios não fazem a gente se importar muito com sua resolução.

terça-feira, 31 de maio de 2022

Drops – Mulher-Gato: A Caçada

 

Análise Crítica – Mulher-Gato: A Caçada

Review – Mulher-Gato: A Caçada
Queria muito ter gostado deste Mulher-Gato: A Caçada. A estilosa cena do roubo inicial combinada com a trilha musical de jazz pareciam introduzir uma aventura cheia de carisma. O problema é que tudo que acontece depois carece de urgência ou de envolvimento com as personagens.

Na trama, Selina Kyle viaja para a Espanha para roubar uma valiosa esmeralda. O problema é que a joia pertencia ao grupo criminoso Leviatã, o que torna a Mulher-Gato um alvo. Agora ela precisa colaborar com a Interpol e a Batwoman para sair viva da situação.

É curioso como apesar da premissa ou da curta duração a trama, que deveria ser uma incessante caçada, soa arrastada. Depois do roubo inicial o filme fica preso em uma série de cenas expositivas que visam explicar a situação, mas fazem muito pouco para criar um senso de movimento ou envolvimento com as personagens. Como todo mundo é bem unidimensional e há muito pouco em jogo para a maioria deles, fica difícil se importar com o que acontece.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Crítica – Stranger Things: 4ª Temporada (Volume 1)

 

Análise Crítica – Stranger Things: 4ª Temporada (Volume 1)

Review – Stranger Things: 4ª Temporada (Volume 1)
Quando escrevi sobre a terceira temporada de Stranger Things mencionei como ela transmitia uma sensação agridoce de “fim de infância”. Essa quarta temporada, que estreia longos três anos depois do lançamento do terceiro ano, tenta levar os personagens adiante, colocando-os para enfrentar os problemas da maturidade ao mesmo tempo em que são confrontados por questões do passado.

Na trama, a cidade de Hawkins é mais uma vez o ponto focal de ocorrências estranhas quando adolescentes começam a morrer de maneiras violentas e sobrenaturais. Inicialmente todos suspeitam do líder do clube de RPG da escola. Dustin (Gaten Matarazzo) e os demais, no entanto, suspeitam que seja algo fruto de alguma entidade do Mundo Invertido e decidem investigar. Ao mesmo tempo, Mike (Finn Wolfhard) viaja para a Califórnia para encontrar Onze (Millie Bobby Brown) e Will (Noah Schnapp) que agora moram lá. A mãe de Will, Joyce (Winona Ryder), tem sua própria missão ao descobrir que Hopper (David Harbour) pode estar vivo e parte para tentar libertá-lo de uma prisão soviética.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Drops – De Volta ao Baile

 

Análise Crítica – De Volta ao Baile

Review – De Volta ao Baile
Depois de surpreendente transformação física, era de se imaginar que a atriz Rebel Wilson deixaria de lado seu tipo de comédia em que ela se limitava a fazer piadas batidas sobre gordos. Esse De Volta ao Baile é um de seus primeiros filmes depois do emagrecimento, mas lamentavelmente ela continua com o mesmo tipo de humor depreciativo sobre corpo, apenas mudando a questão do peso para a questão da idade.

Na trama, Stephanie (Rebel Wilson) acorda depois de um coma de vinte anos, descobrindo que não é mais adolescente e que perdeu a formatura do ensino médio. Disposta a recuperar o tempo perdido, ela decide voltar para a escola para tentar alcançar seu sonho de ser rainha do baile de formatura.

Todas as piadas derivam do fato dela ser uma mulher de quase quarenta anos tentando se comportar como adolescente criando situações vexatórias sobre como Stephanie se veste ou como age. É o mesmo tipo de “humor de constrangimento” que Wilson sempre fez e que continua não funcionando porque ela quer que nosso riso se as custas de sua personagem e não com sua personagem.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Crítica – Better Call Saul: 6ª Temporada (Parte 1)

 

Análise Crítica – Better Call Saul: 6ª Temporada (Parte 1)

Review – Better Call Saul: 6ª Temporada (Parte 1)
No começo dessa sexta e última temporada de Better Call Saul, que será dividida em duas partes, comentei o que fazia dela um prelúdio tão eficiente. Ao fim dos sete episódios que compõem essa primeira metade, percebi que meu texto deixou de fora um elemento importante: o senso de imprevisibilidade que a série cria mesmo quando achamos que conseguimos deduzir o que está por vir. Aviso que todo o texto a seguir contem SPOILERS da primeira parte da sexta temporada.

Sim, pois por conta de nosso conhecimento de Breaking Bad sabemos que figuras como Kim (Rhea Seehorn), Howard (Patrick Fabian) ou Lalo (Tony Dalton) já não fazem mais parte da vida de Saul/Jimmy (Bob Odenkirk). Desde a temporada passada teorizamos como o envolvimento com Lalo ou o plano para derrubar Howard seria provavelmente o fim de Kim. Por mais que soubéssemos que essas figuras sairiam de cena de um modo ou de outro, a temporada é extremamente eficiente em nos pegar desprevenidos em relação a como isso acontece.

Aí é que entra o outro atributo importante da série: o timing. Sempre falei que a série, assim como Breaking Bad, tinha uma temporalidade de western. Tudo é dilatado em eventos que parecem banais, mas cujo somatório vai produzindo tensões que dão a impressão de que vão estourar a qualquer momento e tudo vai se modificar quando isso acontecer.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Crítica – Tico e Teco: Defensores da Lei

 

Análise Crítica – Tico e Teco: Defensores da Lei

Review – Tico e Teco: Defensores da Lei
Eu adorava a série animada Tico e Teco: Defensores da Lei, chegava a ter vários episódios gravados em VHS que assistia repetidamente quando era criança. A ideia de um reboot através de um longa-metragem para o Disney+ me deixava curioso, mas também preocupado. Afinal, podia ser só mais um na tendência de nostalgia rasteira e caça-níqueis que Hollywood vem explorando. Felizmente o resultado é inesperadamente autoconsciente do estado da própria indústria e seu lugar nela, bem como é a continuação de Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988) que provavelmente nunca teremos.

A trama se passa em um universo no qual desenhos vivem entre humanos (daí minha referência a Roger Rabbit), com Tico (voz de John Mulaney) e Teco (voz de Andy Samberg) sendo amigos de infância que juntos fizeram a série de tv Tico e Teco: Defensores da Lei na década de 1990. Nos dias atuais Tico trabalha como vendedor de seguros, enquanto Teco tenta desesperadamente relançar sua carreira, tendo inclusive mudado seu visual para o de uma animação computadorizada. Quando amigos em comum da dupla começam a desaparecer, Tico e Teco se reúnem para investigar o mistério.

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Crítica – Top Gun: Maverick

 

Análise Crítica – Top Gun: Maverick

Review – Top Gun: Maverick
O sucesso do primeiro Top Gun (1986) se devia não apenas às cenas de ação, mas o modo como o diretor Tony Scott se apropriava da masculinidade hiperbólica que dava o tom do cinema de ação hollywoodiano daquela época, levando esses elementos ao extremo revelando uma certa breguice e homoerotismo por trás desses ambientes de testosterona elevada. Pois agora este Top Gun: Maverick volta a explorar todos os elementos que deram certo no original, produzindo um filme pipoca que vai direto ao ponto e não tem receio de cafona.

Na trama, Maverick (Tom Cruise) é chamado de volta à academia Top Gun para treinar uma nova geração de pilotos e prepará-los para uma difícil missão. Lógico que esses ases indomáveis tem seus egos e Maverick precisa ensiná-los tanto a manejarem suas aeronaves quanto a saberem trabalhar em equipe. O protagonista tem seu próprio foco de tensão na equipe com a presença de Rooster (Miles Teller), filho de seu falecido parceiro Goose (Anthony Edwards).

Sim, a trama segue muito das mesmas batidas do filme original, inclusive com segmentos bem parecidos, como a sessão de piano no bar, os esportes sem camisa na praia ou as tomadas de Maverick acelerando de moto ao lado de pistas de pouso. Ainda assim, há um inegável senso de diversão conforme o filme explora o senso de hipermasculinidade de seus personagens, sempre tentando mostrar uns aos outros quem é o maioral através de frases de efeito desavergonhadamente cafonas e justamente por isso funcionam.

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Crítica – Pai Nosso?

 

Análise Crítica – Pai Nosso?

Review – Pai Nosso?
Uma mulher resolve fazer um daqueles testes de DNA oferecidos na internet para descobrir mais sobre si. Como resultado, a empresa indica que ela tem compatibilidade relativa ao que seria de um dos genitores com outra meia dúzia de pessoas. Essas pessoas então se dão conta de que suas mães se consultaram com o mesmo especialista em fertilidade e que este médico usou seu próprio sêmen para engravidar as pacientes. A história contada pelo documentário Pai Nosso? é uma trama que parece saída da ficção, mas é chocantemente real.

A narrativa acompanha principalmente Jacoba Ballard, a primeira das “filhas” do médico Don Cline a se dar conta do que ele fazia. Ela é a responsável por juntar os meio-irmãos e por tentar cobrar das autoridades algum tipo de justiça pelas ações antiéticas do médico. O documentário é eficiente em expor como as pacientes inseminadas pelo DNA do médico se sentiram violadas tanto em termos físicos quanto na confiança que tinham com o médico, já que algumas delas inclusive tinham pedido para ser inseminadas com a amostra fornecida por seus respectivos maridos.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Crítica – Deedlit in Wonder Labyrinth

 

Análise Crítica – Deedlit in Wonder Labyrinth

Review – Deedlit in Wonder Labyrinth
Não conheço muita coisa do anime (ou dos romances) Records of Lodoss War, mas o que me atraiu a este Deedlit in Wonder Labyrinth foi a jogabilidade que remetia bastante a Castlevania Symphony of the Night. Como gosto bastante de “metroidvanias”, resolvi experimentar e o resultado é bem bacana.

Na trama, a elfa Deedlit acorda em um misterioso labirinto sem memória de como chegou lá e precisa desvendar o mistério do local. Ao longo da jornada ela encontra aliados e inimigos da sua jornada durante a trama de Record of Lodoss War, como o cavaleiro Parn e a elfa-negra Pirotess.

A jogabilidade segue a estrutura típica do que se espera de um metroidvania em 2D, com um grandes corredores a explorar enquanto novas habilidades são adquiridas, permitindo acessar novas áreas. Como em alguns games do gênero, também estão presentes mecânicas de RPG. Ao vencer inimigos Deedlit ganha experiência, sobe de nível e melhora os atributos, podendo também encontrar novas armas para melhorar seu poder de ataque e também encontrar novas magias explorando o mapa.

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Lixo Extraordinário – Meia-Noite no Switchgrass

 

Crítica – Meia-Noite no Switchgrass

Review – Meia-Noite no Switchgrass
Primeiro longa-metragem do diretor Randall Emmett, Meia-Noite no Switchgrass é provavelmente o pior cartão de apresentação possível para um realizador estreante. Dividido entre ser uma trama investigativa sombria e um drama sobre a condição da mulher em nossa sociedade, o filme não desenvolve nenhum desses elementos direito, exibe vários problemas técnicos e um elenco que parece completamente desinteressado.

A trama se passa no município de Pensacola no estado da Flórida e acompanha uma investigação que tenta encontrar um serial killer de mulheres. O policial Byron (Emile Hirsch) desconfia que os casos recentes de desaparecimentos e mortes de mulheres estão conectados em um único assassino, apesar de seus superiores não acreditarem. Ele acaba se articulando com o FBI, trabalhando com os agentes Karl (Bruce Willis) e Rebecca (Megan Fox).

Em tese a trama investigativa deveria ser para falar do modo como nossa sociedade trata as mulheres, subestimando-as e colocando-as como objetos descartáveis. O problema é que o filme é todo contado pela perspectiva dos homens, com as personagens femininas reduzidas a serem personagens submissas, como a esposa de Byron interpretada por Jackie Cruz (a Flaca de Orange is the New Black), ou como vítima. Mesmo a agente interpretada por Megan Fox é inevitavelmente presa pelo assassino Peter (Lukas Haas), sendo torturada por ele antes de se libertar.