segunda-feira, 11 de julho de 2022

Crítica – Elvis

 

Análise Crítica – Elvis

Review – Elvis
O coronel Parker, empresário de Elvis, era lendário no mundo da música por ter conseguido transformar o roqueiro em um fenômeno mundial. Depois da morte de Elvis, no entanto, foi se descobrindo como Parker não apenas dilapidou a fortuna que o cantor recebeu ao longo da carreira, mas também barrou o progresso do artista. Este Elvis, dirigido por Baz Luhrmann, mostra como o personagem-título fez sucesso a despeito de seu empresário e não por causa dele.

A trama acompanha a carreira de Elvis (Austin Butler) a partir do momento em que ele conhece o coronel Parker (Tom Hanks) e começa a deslanchar profissionalmente. A partir daí vemos como Parker trata seu astro como um animal de circo, não vendo nele nada mais do que um bilhete de loteria. Apesar de ser narrado do ponto de vista de Parker, o filme nunca esconde a natureza tóxica da relação dos dois e como Parker conseguia manipular Elvis para fazer o que quisesse.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Crítica – The Boys: 3ª Temporada

 

Análise Crítica – The Boys: 3ª Temporada

Review – The Boys: 3ª Temporada
Depois de um ótimo segundo ano, The Boys entrega o que pode ser sua melhor temporada até aqui. Não imaginei que esta terceira temporada pudesse ser tão boa, mas fico feliz de ter sido surpreendido. A série consegue trazer desenvolvimentos significativos para seus principais personagens e continua a ser um espelho sombrio dos problemas do mundo real.

Depois dos eventos do segundo ano, Billy (Karl Urban) tenta manter em segurança o filho do Capitão Pátria (Antony Starr) ao mesmo tempo em que busca uma arma que possa derrotar o super. Ao mesmo tempo, Hughie (Jack Quaid) descobre que Victoria (Claudia Doumit) foi a responsável por explodir as cabeças no Capitólio e se questiona se os métodos implacáveis de Billy não seriam os melhores. Cada vez mais perturbado, o Capitão Pátria decide tomar o controle da Vought, ignorando as chantagens de Annie (Erin Moriarty) e as intimidações de Stan Edgar (Giancarlo Esposito).

Não tem como falar dessa temporada sem mencionar o trabalho de Anthony Starr em construir toda a instabilidade do Capitão Pátria. O ator consegue demonstrar como a fachada agressiva, irascível e violenta do personagem esconde um sujeito profundamente inseguro e carente, desesperado por qualquer módico de conexão humana. O Capitão é simultaneamente um sujeito assustador e patético. Uma combinação perigosa considerando o imenso poder dele e algo que o torna um vilão bastante imprevisível.

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Crítica – The Umbrella Academy: 3ª Temporada

 

Análise Crítica – The Umbrella Academy: 3ª Temporada

Review – The Umbrella Academy: 3ª Temporada
Depois de duas temporadas bacanas, a impressão é que The Umbrella Academy está começando a se repetir demais e esta terceira temporada tem muito pouco de novidade a oferecer. A narrativa retoma do ponto em que o segundo ano parou, com os protagonistas retornando ao presente depois de ficarem presos da década de 1960. O problema é que as ações deles alteraram a linha do tempo, então estão em uma linha alternativa, na qual Sir Reginald (Colm Feore) adotou crianças diferentes e formou a Sparrow Academy ao invés da Umbrella Academy. A presença deles também criou um paradoxo temporal que ameaça toda a existência e pode destruir o universo.

Ou seja, assim como nas duas primeiras temporadas há um apocalipse iminente e os irmãos precisam resolver as diferenças para lidarem com a ameaça. É o mesmo formato das temporadas anteriores e agora já começa a ficar cansativo, principalmente porque os personagens continuam a ter os mesmos problemas uns com os outros e fica a impressão de que tudo está andando em círculos.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Rapsódias Revisitadas – Os Imperdoáveis

 

Crítica – Os Imperdoáveis

Review Crítica – Os Imperdoáveis
Enquanto gênero cinematográfico o western era comprometido em construir uma visão mítica da expansão para o oeste dos Estados Unidos. Eram filmes que transmitiam como o país foi construído pela coragem e engenhosidade de homens dispostos a domarem esse espaço ermo e selvagem para construir riquezas. Com o tempo, o cinema começou a rever esses mitos. Dança Com Lobos (1990), por exemplo, ponderava que era o homem branco, não a população indígena, os selvagens que destruíam aquela terra. No mesmo clima revisionista, este Os Imperdoáveis, lançado em 1992, dirigido e estrelado por Clint Eastwood, repensa a figura do pistoleiro errante que vaga o oeste caçando malfeitores em busca de justiça e recompensas.

A narrativa é protagonizada por Will Munnny (Clint Eastwood) pistoleiro que abandonou uma vida de violência e morte depois de se casar, mas que aceita um último trabalho para pagar as dívidas de sua fazenda. Abordado por Schofield Kid (Jaimz Woolvet), Munny aceita viajar até uma pequena cidade no Wyoming para matar dois fazendeiros que retalharam uma prostituta. Com a ajuda do antigo companheiro, Ned (Morgan Freeman), Munny parte para o Wyoming ao lado de Kid em busca da recompensa. A pequena cidade, no entanto, é policiada com mão de ferro pelo xerife Little Bill (Gene Hackman).

terça-feira, 5 de julho de 2022

Crítica – Thor: Amor e Trovão

 

Análise Crítica – Thor: Amor e Trovão

Review – Thor: Amor e Trovão
Devo confessar que apesar de gostar de muita coisa que o Taika Waititi fez por trás das câmeras, não me agradei muito com Thor: Ragnarok. A impressão é que o filme não conseguia equilibrar seu humor com as necessidades da trama e que Waititi estava mais interessado na maluquice espacial do que nos problemas de Asgard ou em introduzir a chegada de Thanos. Pois neste Thor: Amor e Trovão o diretor se sai bem melhor.

A trama é praticamente a mesma de Ragnarok, depois de perder tudo que valorizava, Thor (Chris Hemsworth) precisa se redescobrir e encontrar um novo propósito. Aqui as coisas se complicam quando o vilão Gorr (Christian Bale) sequestra crianças asgardianas e também pela descoberta de que sua antiga amada, Jane (Natalie Portman), agora empunha o Mjolnir.

Ao contrário do que acontecia no filme anterior do Thor, a condução de Waititi sabe dosar a comédia com os momentos de desenvolvimento de personagem, evitando sabotar a construção das tramas com piadas inoportunas. Isso permite um desenvolvimento mais consistente da relação entre Thor e Jane conforme eles navegam pelo reencontro que abre velhas feridas e tentam encontrar uma maneira de reconstruir a relação.

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Crítica – Stranger Things: 4ª Temporada (Volume 2)

 

Análise Crítica – Stranger Things: 4ª Temporada (Parte 2)

Review – Stranger Things: 4ª Temporada (Parte 2)
Considerando que esta segunda parte da quarta temporada de Stranger Things consiste de apenas dois episódios, mesmo que relativamente longos, não entendo muito bem porque dividir a temporada. A impressão é que a Netflix tentou um meio termo estranho entre sua política de lançar temporadas inteiras de vez e o lançamento semanal de séries, como vem fazendo outros streamings (tipo HBO Max ou Disney+), para tentar manter a série sendo discutida na internet por mais tempo.

Entendo a necessidade da Netflix pensar novas estratégias, já que a concorrência de streamings está cada vez maior e séries semanais tipo The Boys, as séries da Marvel ou Star Wars tem dominado a conversa online enquanto  séries da Netflix com temporadas inteiras lançadas por vez somem da conversa depois de alguns dias. Ainda assim, talvez fosse melhor que Stranger Things recebesse episódios semana a semana do que essa divisão estranha.

Essa segunda parte começa no ponto em que a anterior parou, com Onze (Millie Bobby Brown) recuperando os poderes e as memórias, revelando que o vilão Vecna era na verdade Um (Jamie Campbell Bower). Mike (Finn Wolfhard) e Will (Noah Schnapp) tentam encontrar Onze. Hopper (David Harbour) e Joyce (Winona Ryder) se reencontraram na União Soviética e precisam sair de lá. Ao mesmo tempo os personagens que ficaram em Hawkins tentam encontrar um meio de deter Vecna depois que Nancy (Natalia Dyer) vislumbrou um plano do vilão.

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Crítica – Árvores da Paz

 

Análise Crítica – Árvores da Paz

Review – Árvores da Paz
O massacre da população tutsi pela etnia hutu em Ruanda em 1994 é um dos maiores genocídios das últimas décadas, tendo deixado mais de um milhão de mortos. O evento já foi explorado antes pelo cinema em produções como Hotel Ruanda (2004) e é também o objeto deste Árvores da Paz, longa de estreia de Alanna Brown produzido pela Netflix.

A trama se baseia na história real de quatro mulheres que ficaram presas em um esconderijo subterrâneo durante meses, escondidas enquanto o genocídio acontecia em Ruanda. Essas mulheres tinham origens e pontos de vista diferentes, mas precisaram dialogar para sobreviverem juntas. Annick (Eliane Umihire) é uma mulher hutu em gestação avançada, ela e o marido moram na casa acima do esconderijo subterrâneo em que estão. Mutesi (Bola Koleosho) é uma mulher tutsi que passou a vida sendo considerada uma cidadã de segunda classe. Jeanette (Charmaine Bingwa) é uma freira e Peyton (Ella Cannon) é uma ativista estadunidense que estava em Ruanda como parte de um projeto social. 

Uma cartela inicial já deixa claro como esse conflito étnico é uma consequência da colonização de Ruanda, quando os Belgas colocaram os hutus e tutsis em diferentes funções dentro do país. Isso criou uma espécie de sistema de castas que acirrava as tensões entre os dois grupos, mantendo-os ocupados enfrentando uns aos outros ao invés dos colonizadores.

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Rapsódias Revisitadas – Todas as Garotas do Presidente

 

Crítica – Todas as Garotas do Presidente

Análise Crítica – Todas as Garotas do Presidente
Durante muitos anos a identidade do informante conhecido como “Garganta Profunda” que foi fundamental em fornecer provas aos repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein para incriminar diretamente o presidente Richard Nixon pelo escândalo Watergate (que completa 50 anos agora em 2022). Hoje sabemos que o informante era Mark Felt, vice-diretor do FBI na época dos acontecimentos, mas em 1999 quando a comédia Todas as Garotas do Presidente foi lançada, a identidade de Garganta Profunda ainda era desconhecida o que abria margem para especulação.

A trama se passa na década de 70 e é centrada nas adolescentes Arlene (Michelle Williams) e Betsy (Kirsten Dunst). Numa noite de travessuras no Hotel Watergate elas esbarram sem querer nos invasores que estão grampeando o comitê do Partido Democrata e os invasores acabam detidos pela segurança do hotel. Depois disso, a dupla acaba sendo chamada pelo presidente Nixon (Dan Hedaya) para cuidar do cachorro dele. No tempo que passam na Casa Branca Arlene e Betsy acabam acidentalmente encontrando mais provas do envolvimento de Nixon com Watergate e entram em contato com os jornalistas Woodward (Will Ferrell) e Bernstein (Bruce McCulloch).

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Crítica – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

 

Análise Crítica – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Review – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
A noção de multiverso tem sido bastante explorada por Hollywood nos últimos anos, produzindo grandes blockbusters como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, então não é surpresa que produções independentes também explorassem esse filão. Produzido pela A24, queridinha do cinema indie dos Estados Unidos, este Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo usa a ideia de multiverso para falar sobre trauma geracional (como fez o recente Red: Crescer é uma Fera) e pavor existencial.

A narrativa é protagonizada por Evelyn (Michelle Yeoh), uma mulher de meia idade frustrada pela vida, lutando para manter uma lavanderia da qual não gosta, mas é seu único sustento e vendo seu casamento com o manso Waymond (Ke Huy Quan) desmoronar. Ela também tem uma relação conflituosa com a filha, Joy (Stephanie Hsu), não aceitando que ela saia do armário para o avô, Gong Gong (James Hong). Esses problemas são amplificados quando Evelyn é abordada por uma versão de Waymond de outro universo, que alerta a protagonista que ela é a única com possibilidade de deter um mal que pode destruir o multiverso.

terça-feira, 28 de junho de 2022

Crítica – Interceptor

 

Análise Crítica – Interceptor

Review – Interceptor
Vou ser direto Interceptor não tem nada que já não tenhamos visto em outros filmes de ação. A trama é praticamente um plágio de A Força em Alerta (1992) que, por sua vez, já era meio que um plágio de Duro de Matar (1988) só que no meio do mar. Não seria um problema se ao menos tivesse personagens carismáticos ou boas cenas de ação, mas não é o caso.

A capitã Collins (Elsa Pataky) é transferida para uma estação de interceptação de mísseis intercontinentais localizada no meio do oceano. No seu primeiro dia no posto, o local é tomado por terroristas que visam desativar o local para poderem disparar ogivas nucleares roubadas dos russos. Com boa parte da tripulação abatida, Collins e outros dois colegas precisam manter os vilões liderados pelo militar Alexander (Luke Bracey) longe da sala de controle da estação.

Apesar da trama envolver uma corrida contra o tempo, é impressionante como não há sensação de urgência ou dinamismo, ao invés disso a impressão que fica é que a narrativa se arrasta pelos seus curtos noventa minutos. O principal problema é que as tentativas de criar situações de perigo ou são rapidamente resolvidas ou são muito pouco críveis, exigindo demais da boa vontade do espectador. Um exemplo é o clímax em que a protagonista escala a plataforma inteira, do oceano ao topo, em questão de dois minutos.