terça-feira, 8 de novembro de 2022

Crítica – Enola Holmes 2

 

Análise Crítica – Enola Holmes 2

Review – Enola Holmes 2
Quando escrevi sobre o primeiro Enola Holmes (2020), mencionei que o filme tinha potencial, mas se perdia em múltiplas tramas que não conseguiam dialogar. Temi que o mesmo acontecesse neste Enola Holmes 2, mas felizmente esses elementos fluem melhor aqui.

A trama se passa algum tempo depois do primeiro filme. A agência aberta por Enola (Millie Bobby Brown) vai à falência depois dela não conseguir clientes. A jovem detetive está pronta para retornar ao interior da Inglaterra quando é procurada por Bessie (Serrana Su-Ling Bliss), uma garota que pede ajuda a Enola para localizar a irmã desaparecida. A investigação leva Enola a uma fábrica de fósforos, que a coloca no caminho do irmão, Sherlock (Henry Cavill), que está em um caso envolvendo chantagem e lavagem de dinheiro. O caso também leva a protagonista a se encontrar com o jovem lorde Tewkesbury (Louis Partridge) que está tentando trazer reformas políticas para o país.

Chama atenção como o filme faz suas múltiplas tramas convergirem com habilidade no mistério principal envolvendo Enola e a busca pela irmã de Bessie, fazendo todos os personagens desembocarem em um único clímax que amarra todas as tramas e deixa muito pouco sobrando. A relação da protagonista com a mãe, Eudoria (Helena Bonham Carter), porém continua sendo deixada de lado. Aqui Eudoria aparece em uma única cena e assim como no original o filme falha em discutir a complexidade moral do terrorismo como ferramenta de ativismo político, preferindo tratar a mãe como uma figura excêntrica.

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Crítica – Rota 66: A Polícia Que Mata

 

Análise Crítica – Rota 66: A Polícia Que Mata

Review – Rota 66: A Polícia Que Mata
Escrito por Caco Barcellos, o livro Rota 66 é um dos melhores exemplares do jornalismo literário brasileiro, demonstrando de maneira contundente a truculência da polícia de São Paulo e o modo como eles matavam indiscriminadamente, forjando cenas de crime quando o morto era uma pessoa inocente. A série Rota 66: A Polícia Que Mata é baseada no livro de Barcellos e relata alguns dos casos absurdos de inocentes mortos pela brutalidade policial.

A trama acompanha o trabalho de investigação de décadas empreendida por Caco Barcellos (Humberto Carrão) para revelar as ações violentas da PM paulista, que tratava pessoas periféricas como bandidos e constantemente matava inocentes. Os episódios também se debruçam sobre as consequências dessa violência nas famílias das vítimas e como, mesmo depois de anos, elas tem dificuldade de se recuperar. Nesse sentido a série destaca o arco do sargento Homero (Ailton Graça), policial da Rota que passa a questionar seu trabalho depois que o filho, estudante de direito prestes a se formar, é morto por seus colegas de farda.

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Crítica – O Telefone do Sr. Harrigan

 

Análise Crítica – O Telefone do Sr. Harrigan

Review – O Telefone do Sr. Harrigan
Baseado em um conto de Stephen King, O Telefone do Sr. Harrigan tenta simultaneamente falar de nossa relação com tecnologia, dos impactos do luto e também dos perigos em conseguir exatamente o que queremos. São ideias que poderiam render um suspense sobrenatural interessante, mas que o filme nunca desenvolve de modo a ter algo significativo a dizer.

A trama é protagonizada por Craig (Jaeden Martell), um jovem contratado pelo rico idoso Sr. Harrigan (Donald Sutherland) para periodicamente ler livros para ele. Ao longo das sessões de leitura, Craig e Harrigan se tornam amigos, com Craig dando ao seu idoso patrão um smartphone para que possam se comunicar facilmente. Inevitavelmente Harrigan morre, mas estranhamente continua a responder Craig pelo telefone.

Inicialmente o filme parece explorar uma tecnofobia similar a algo como O Chamado (2002), explorando como as máquinas conectadas à internet permitem que a informação se multiplique e que quebremos fronteiras de espaço e tempo, podendo ser acessados infinitamente. O problema é que conforme a trama se desenvolve, boa parte desses temas se dilui em outras pretensões narrativas e nenhuma delas consegue envolver.

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Drops – O Time da Redenção

 

Análise Crítica – O Time da Redenção

Review – O Time da Redenção
O basquete masculino estadunidense costuma dominar as Olimpíadas, então depois de duas competições seguidas sem o ouro olímpico o alerta foi acendido a respeito da perda da supremacia do país nesse esporte. A partir daí começaram a se preparar para os jogos de 2012 em Pequim com o intuito de retomarem o pódio. Essa é a história do documentário O Time da Redenção.

Estruturalmente é um documentário que segue todos os recursos narrativos já batidos nesse tipo de produto, com entrevistas e imagens de arquivo. Não ousa muito e confia no carisma dos atletas para sustentar o filme. As entrevistas encontram boas histórias de bastidores sobre como o time e a união entre eles foi se construindo ao longo dos três anos de preparação para as Olimpíadas e o papel de liderança que o falecido Kobe Bryant desempenhou para o time, conseguindo manter nosso interesse no que é narrado. Igualmente envolventes são as cenas das partidas, que mostram o entrosamento e habilidade da seleção estadunidense e também de seus principais adversários, em especial Espanha e Argentina, mostrando como a competição de fato foi acirrada.

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Rapsódias Revisitadas – Bamako

 

Análise – Bamako

Review - Bamako
Lançado em 2006 e dirigido pelo mauritano Abderrahmane Sissako, Bamako reflete sobre as consequências da colonização sobre países africanos ainda hoje e como os processos de globalização deram um novo verniz à exploração colonial. A trama se passa em Bamaco, capital de Mali. Mele (Aissa Maiga) é uma cantora que ganha a vida se apresentando em bares e restaurantes. Seu marido, Chaka (Tiecoura Traore), está desempregado e o casamento deles está em crise. Em meio a isso, na praça que fica no centro de onde moram acontece um julgamento. No tribunal montado a céu aberto representantes do Mali processam o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional por impedirem o desenvolvimento dos países africanos.

Há uma escolha consciente de Sissako em situar o julgamento numa praça de um espaço periférico. Essa decisão primeiramente deixa evidente o caráter lúdico e fabulizante desse julgamento, ou seja, não há uma intenção de tratar isso como se fosse um procedimento real, mas como uma metáfora para a discussão das angústias de países como Mali diante de órgãos internacionais.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Crítica – O Enfermeiro da Noite

 

Análise Crítica – O Enfermeiro da Noite

Review – O Enfermeiro da Noite
O título brasileiro de O Enfermeiro da Noite constrói uma expectativa equivocada no público. Se no original o título The Good Nurse (algo como A Boa Enfermeira em português) fazia menção à personagem vivida por Jessica Chastain que serve como ponto de entrada na história, a tradução brasileira dá a entender que a história seria contada na perspectiva do assassino em série vivido por Eddie Redmayne, o que não acontece.

A trama, baseada em eventos reais, é protagonizada por Amy (Jessica Chastain), uma enfermeira que recentemente descobriu uma cardiomiopatia severa que necessita de um transplante de coração. Ela precisaria se licenciar do trabalho para evitar mais dano cardíaco, mas precisa trabalhar por pelo menos mais quatro meses para ter direito ao transplante para o plano da empresa. Assim, ela decide manter a doença oculta. O problema é descoberto por Charlie (Eddie Redmayne), um enfermeiro recém contratado para o mesmo turno de Amy que se compromete a ajudá-la e manter o segredo. Porém, quando pacientes começam a morrer de forma suspeita Amy começa a pensar que Charlie pode estar envolvido.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Drops – A Maldição de Bridge Hollow

 

Análise Crítica – A Maldição de Bridge Hollow

Review – A Maldição de Bridge Hollow
Estrelado por Priah Ferguson (a Erica de Stranger Things), este A Maldição de Bridge Hollow é uma comédia de Halloween que está mais para o péssimo O Halloween do Hubie (2020) do que para algo como Abracadabra (1993). É mais uma produção da Netflix que parece feita em uma linha de montagem sem qualquer personalidade.

Na trama, a jovem Sydney (Priah Ferguson) se muda com os pais de Nova Iorque para a pequena cidade de Bridge Hollow, um lugarejo que adora comemorar o Halloween. O problema é que espíritos malignos ameaçam tomar a cidade durante as comemorações, cabendo a Sydney e seu pai, Howard (Marlon Wayans), deter a ameaça.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Drops – Brasil 2002: Os Bastidores do Penta

 

Análise Crítica – Brasil 2002: Os Bastidores do Penta

Review – Brasil 2002: Os Bastidores do Penta
Apesar de ser uma das maiores potências do futebol mundial, já faz vinte anos desde a última vez que o Brasil venceu uma Copa do Mundo. O documentário Brasil 2002: Os Bastidores do Penta fala justamente sobre essa conquista e de como o time lidou com a jornada até a conquista.

O documentário começa falando da derrota para a França na final de 98 e daí constrói o arco de redenção da seleção brasileira e de Ronaldo Fenômeno, que passou mal as vésperas da final e inevitavelmente afetou o moral do time. É um documentário bem típico, com entrevistas a jogadores, repórteres e usos de imagem de arquivo. Nesse sentido o filme se beneficia de mostrar imagens dos bastidores da concentração da Copa filmada pelos próprios jogadores, em especial imagens feitas pelo jogador Belletti. Esses vídeos nos permitem ter um acesso mais próximo às experiências dos jogadores e o clima descontraído e entrosado da concentração.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Crítica – Argentina, 1985

 

Resenha Crítica – Argentina, 1985

Review – Argentina, 1985
Não é possível que uma nação supere traumas coletivos, genocídios ou períodos autoritários sem encarar esses problemas de frente e lidar com as responsabilidades. O Brasil nunca passou a limpo sua ditadura cívico-militar (não passamos nem o período escravocrata) e, talvez, por essa omissão tenham emergido atualmente novas figuras golpistas saudosas do autoritarismo de outrora. A Argentina, por outro lado, entendeu que sem o resgate da memória das vítimas e o enfrentamento dos responsáveis por sua sangrenta ditadura militar não seria possível mirar o futuro. É sobre o processo criminal dos generais responsáveis pelo período ditatorial do país que este Argentina, 1985 irá se debruçar.

A narrativa é baseada na história real do promotor Julio Strassera (Ricardo Darín) que foi incumbido pelo governo Argentino para montar um caso criminal em um tribunal civil contra os generais que encabeçaram o genocídio do período ditatorial do país. Com apenas cinco meses até o início do julgamento, Strassera monta uma equipe de jovens promotores para correrem contra o tempo e montarem um caso sólido, já que o fracasso implicará na absolvição dos ditadores.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Crítica – Adão Negro

 

Análise Crítica – Adão Negro



Review – Adão Negro
Já faz algum tempo que a Warner/DC está perdida em seus projetos. Entre tentativas de manter um universo compartilhado funcionando e iniciativas completamente divorciadas de qualquer conexão, a impressão é que o estúdio está jogando tudo na parede para ver o que cola.
Adão Negro soa como mais uma tentativa de retomar a ideia de um universo compartilhado e, como outros filmes do estúdio, joga muita coisa muito rápido na tela, ainda que sustente pelo arco do personagem principal.

Na trama, a fictícia nação de Khandaq passou os últimos séculos sob o julgo de colonizadores que saquearam suas riquezas. Mais recentemente, está sob ocupação do cartel criminoso conhecido como Intergangue, que vasculha o país procurando a mítica Coroa de Sabbac, que daria incríveis poderes a quem a possuísse. Tentando impedir que a coroa caia em mãos erradas, a arqueóloga Adrianna (Sara Shahi) acidentalmente desperta Teth-Adam (Dwayne “The Rock” Johnson), antigo campeão do reino, que recebeu o poder do mago Shazam para lutar contra o faraó que forjou a coroa. O problema é que forças internacionais veem o Adão Negro como uma ameaça e Amanda Waller (Viola Davis) despacha a Sociedade da Justiça para deter Adão.