sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Drops – Casamento Armado

 

Análise crítica – Casamento Armado

Review – Casamento Armado
Antes mesmo das câmeras começarem a rodar Casamento Armado já estava envolvido em polêmicas por conta da contratação de Armie Hammer para o papel principal bem quando denúncias de abuso sexual contra ele começavam a surgir, como mostrou a docussérie House of Hammer. Hammer foi eventualmente removido e substituído por Josh Duhamel. Independente das polêmicas de bastidores o resultado é muito ruim.

A trama gira em torno do casal Darcy (Jennifer Lopez) e Tom (Josh Duhamel) que estão nas Filipinas para se casarem. Na véspera da cerimônia o casal briga e ambos pensam em desistir, mas eles não tem tempo para discutir a relação quando piratas invadem a ilha e sequestram todos os convidados, com apenas Darcy e Tom conseguindo escapar. Agora o casal precisa salvar seus amigos e parentes.

A ideia de misturar comédia romântica e Duro de Matar (1988) até poderia render algo divertido se bem executada, infelizmente não é o que acontece aqui. O entendimento do filme sobre comédia consiste basicamente de fazer o elenco berrar suas falas, como se isso fosse tornar os diálogos ruins em algo automaticamente engraçado. A ação não tem nada demais embora ocasionalmente entregue algum momento divertido de violência exagerada como a morte dos vilões no final.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Drops – Certas Pessoas

 

Análise Crítica – Certas Pessoas

Review – Certas Pessoas
Dirigido por Kenya Barris, criador da bacana série Black-ish, Certas Pessoas também trata de tensões raciais. Se em Black-ish Barris conseguia transitar com sensibilidade e humor por temas espinhosos como colorismo, Certas Pessoas não traz a mesma qualidade em seus insights.

A narrativa segue Ezra (Jonah Hill), rapaz branco e judeu que se apaixona pela jovem negra Amira (Lauren London). Os jovens desejam se casar, mas esbarram em problemas com seus pais. A mãe de Ezra, Shelley (Julia Louis-Dreyfus), tenta soar progressista, mas acaba soando inconveniente e preconceituosa a maior parte do tempo enquanto que o pai de Amira, Akbar (Eddie Murphy), é um ativista do movimento negro que não aceita a relação da filha com um branco.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Crítica – Batem à Porta

 

Análise Crítica – Batem à Porta

Review – Batem à Porta
A cada novo filme de M. Night Shyamalan eu cristalizo a certeza de que ele deve ser proibido de escrever os próprios roteiros. Em Batem à Porta o diretor exibe o senso preciso de construção de tensão que lhe tornou famoso, mas nem toda essa habilidade consegue manter o filme de pé conforme a trama caminha para o seu final e o texto é incapaz de sustentar suas ambições ou produzir alguma reflexão contundente a partir delas. Aviso que o texto pode conter SPOILERS do filme.

Na trama Eric (Jonathan Groff) e Andrew (Ben Aldridge) estão de férias com a filha Wen (Kristen Cui) em uma isolada cabine quando o lugar é invadido pelo grupo liderado por Leonard (Dave Bautista). Eric, Andrew e a filha são feitos de reféns pelos invasores que dizem que a família precisa sacrificar um dos três para salvarem o mundo de um apocalipse iminente, se demorarem demais o mundo irá acabar de qualquer maneira.

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Crítica – Fire Emblem Engage

 

Análise Crítica – Fire Emblem Engage

Review – Fire Emblem Engage
Conheci a franquia Fire Emblem ainda na época do Game Boy Advance. Acompanhei os jogos em portáteis, mas tive pouco contato com os lançamentos em consoles até Three Houses, que ampliou a visibilidade desses games ao adicionar elementos de simulação social ao estilo Persona 5. Confesso que meu interesse sempre foi o combate tático, então fiquei contente que este Fire Emblem Engage, exclusivo para Nintendo Switch, focaria mais nisso e deixaria de lado o foco em sociabilidade e agenda social de Three Houses. Dependendo do que você espera de um game da franquia sua relação com Engage pode ser diferente da minha.

Na trama o jogadora controla Alear, a herdeira (ou herdeiro) do Dragão Divino que acordou depois de um longo sono depois que as trevas voltaram ao reino. O surgimento de seres corrompidos prenuncia a volta do dragão das trevas, uma entidade sombria que foi derrotada séculos atrás. Para impedir o retorno das trevas o protagonista conta com artefatos mágicos chamados Emblem Rings, anéis que trazem consigo o espírito de guerreiros do passado e que emprestam seu poder ao usuário. Assim, com o auxílio do espírito de protagonistas de games anteriores como Marth ou Ike, o protagonista precisa salvar o mundo.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Crítica – Decisão de Partir

 

Análise Crítica – Decisão de Partir

Review – Decisão de Partir
Filme mais recente do diretor sul-coreano Park Chan-wook, Decisão de Partir flerta com o noir e com um clima de suspense hitchcockiano. Apesar da trama investigativa que inicia a narrativa, no entanto, ele está mais interessado na relação entre seus protagonistas do que na resolução do crime.

O detetive Hae-joon (Park Hae-il) é incumbido de investigar a morte de um sujeito que supostamente caiu do alto de um morro. Parece ser acidente, mas há indícios de que possa ter sido assassinato. A principal suspeita é a esposa do morto, Seo-rae (Tang Wei), que trabalha como cuidadora de idosos. A investigação coloca Hae-joon para monitorar Seo-rae de perto e logo os dois começam a se aproximar.

É, logicamente, uma relação fadada ao fracasso já que Seo é claramente culpada e a única maneira de Hae-joon mantê-la em segurança é se afastar dela e não continuar a investigação. Seo, no entanto, se apaixona pelo detetive e tenta encontrar maneiras de chamar sua atenção, incluindo outros assassinatos.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Crítica – Vengeful Guardian: Moonrider

 

Análise Crítica – Vengeful Guardian: Moonrider

Review – Vengeful Guardian: Moonrider
Desenvolvido pela brasileira Joy Masher, responsável pelo bacana Blazing Chrome, Vengeful Guardian: Moonrider chamou minha atenção pelo modo como seus visuais remetiam a Shinobi III para Mega Drive. Não me lembrava de um jogo de aventura retrô que captasse tão bem as antigas aventuras do ninja do Mega Drive, então resolvi conferir.

A trama é simples: em um futuro distópico o jogador controla o titular Moonrider, uma arma viva a serviço de um regime repressivo. Farto de ser uma ferramenta de opressão, o ninja tecnológico se rebela contra aqueles que o controlam e reflete sobre como o poder corrompe. Tudo isso serve como pretexto para uma jornada sanguinária ao longo de oito fases. Algumas cutscenes com ótima pixel art ajudam a dar algum contexto entre uma fase e outra, mas no geral a narrativa é meio vaga, o que não chega a ser um problema considerando a natureza retrô do produto.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Drops – A Babá (2022)

 

Análise Crítica – A Babá (2022)

Review – Nanny
Estrelado por Anna Diop (a Kory da série Titãs), A Babá é o primeiro longa-metragem de Nikyatu Jusu, diretora oriunda de Serra Leoa, e transita entre o drama e o terror para falar imigração, racismo e questões de classe. A narrativa é centrada em Aisha (Anna Diop), uma imigrante senegalesa em Nova Iorque que começa a trabalhar como babá de um casal rico da cidade na esperança de fazer dinheiro suficiente para trazer o filho do Senegal para morar com ela nos EUA. O que parecia um bom emprego vai aos poucos se transformando numa experiência tensa conforme ela passa a ter problemas com a patroa, Amy (Michelle Monaghan), e Aisha começa a ter visões estranhas com entidades como Anansi.

A condução de Jusu vai aos poucos mostrando como inúmeros pequenos incidentes vão minando os ânimos de Aisha até que a soma dele faz as tensões entre ela e a patroa chegarem a um atrito explícito. Nesse sentido, Anna Diop é eficiente em nos fazer entender o que a protagonista sente através de reações inicialmente contidas diante da exploração ou preconceitos de classe e raça casualmente demonstrados pelos patrões.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Crítica – Tár

 Análise Crítica – Tár

Quase quinze anos depois de seu último filme (o excelente e pouco visto Pecados Íntimos), o diretor Todd Field retorna às telas com Tár um filme que muitos podem reduzir ao um mero olhar sobre “cultura do cancelamento”, mas tem muito mais camadas do que isso. Tal como um maestro em uma orquestra Tár é sobre tempo, estar ciente do tempo, medir o tempo, controlar o tempo e o que acontece quando alguém é incapaz de se relacionar adequadamente com o tempo ao seu redor.

A trama acompanha a maestra Lydia Tár (Cate Blanchett), uma regente com uma brilhante carreira na música clássica e primeira mulher a dirigir a filarmônica de Berlim. Devotada a compositores clássicos como Mahler e Bach, Lydia está prestes a fazer história com sua vindoura gravação da quinta sinfonia de Mahler, no entanto as indiscrições pessoais de Lydia começam a surgir e a maestra vai aos poucos perdendo o controle do mundo a sua volta.

De certa forma Lydia é uma pessoa fora do tempo presente. Seus ídolos estão todos no passado e são todos homens, ela se recusa a olhar para a arte com qualquer viés sociológico ou político. Para ela as críticas ao eurocentrismo da música clássica e as condutas ou pensamentos de compositores como Bach de nada servem. O texto de Todd Field nunca adere à ideia de que devemos “cancelar” a música clássica por sua perspectiva branca eurocêntrica ou por condutas questionáveis de seus compositores, no entanto, a trajetória da narrativa opera para mostrar o equívoco do ponto de vista de Lydia em considerar que a arte existe desconectada de seu contexto de produção e de recepção. É um tema espinhoso e o filme o trata com essa devida complexidade, evitando respostas fáceis.

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Crítica – Os Banshees de Inisherin

 

Análise Crítica – Os Banshees de Inisherin

Review – Os Banshees de Inisherin
Os filmes do diretor Martin McDonagh costumeiramente trazem sujeitos que buscam viver em paz, mas inevitavelmente se envolvem em atos de violência absurda. Em Os Banshees de Inisherin ele tem provavelmente seu filme mais introspectivo sobre esse tipo de história e provavelmente o melhor desde Na Mira do Chefe (2008).

A trama se passa na ilha de Inisherin na Irlanda na década de 1920. O povoado da ilha segue alheio aos bombardeios da guerra que ocorre fora, mas uma desavença aparentemente banal altera o cotidiano do povoado. Um dia o pacato Padraic (Colin Farrell) descobre que Colm (Brendan Gleeson) não quer mais ser seu amigo apesar dos dois sentarem juntos no pub local para conversar ao longo das últimas décadas. Inconformado com a decisão aparentemente sem motivo, Padraic exige explicações de Colm e isso vai gerar consequências cada vez mais absurdas.

É possível pensar no conflito entre os dois como uma metáfora da guerra civil irlandesa, com duas pessoas iniciando um conflito destrutivo por pequenas diferenças, mas também como uma análise de perspectivas opostas para um certo grau de pavor existencial. Ninguém da vila fica surpreso que o motivo de Colm em não mais querer falar com Padraic é o fato dele ser um sujeito simplório e entediante que não tem nada para dizer além de falar horas a fio sobre as fezes de seus animais.

Conheçam os indicados ao Oscar 2023

Oscar Nominees 2023

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou hoje os indicados ao Oscar 2023. O mais lembrado foi Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo que recebeu onze indicações, incluindo melhor filme, melhor direção e melhor atriz para Michelle Yeoh. Em segundo lugar Nada de Novo no Front, produção alemã da Netflix, surpreendeu ao levar nove indicações empatando com Os Banshees de Inisherin. Além deles Elvis levou oito indicações enquanto que Os Fabelmans ficou com sete. A cerimônia do Oscar deve ocorrer no dia 12 de março, confiram abaixo a lista completa de indicados.