segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Crítica – Pobres Criaturas

 

Análise Crítica – Pobres Criaturas

Review – Pobres Criaturas
Uma mulher artificial sai de sua existência protegida para experimentar o mundo real e vivencia os desafios de uma mulher. Essa é a premissa de Barbie (2023), mas se aplica também a Pobres Criaturas, novo filme do diretor grego Yorgos Lanthimos. Como em outros filmes do realizador, a trama é permeada por um olhar ácido sobre a existência humana e um senso de humor bastante sombrio.

A trama é focada em Bella (Emma Stone), uma garota criada pelo cientista Godwin (Willem Dafoe) a partir de um cadáver reanimado. De início Bella é como um bebê, andando com dificuldade e balbuciando algumas poucas palavras. Com o tempo, porém, ela vai se desenvolvendo rapidamente e Godwin contrata o jovem médico Max (Ramy Youssef) para monitorar o progresso de Bella. A jovem, no entanto, se cansa da existência excessivamente protegida e decide fugir da mansão de Godwin, iniciando uma viagem pelo mundo.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Drops – Rustin

 

Crítica – Rustin

Review – Rustin
Às vezes boas intenções não são o suficiente para sustentar um produto artístico. Rustin, filme produzido pela Netflix que visa resgatar um ícone esquecido do movimento negro e da luta pelos direitos civis dos Estados Unidos. A narrativa conta a história de Bayard Rustin (Colman Domingo) um dos responsáveis por organizar a marcha de Martin Luther King (Aml Ameen) para Washington e que foi deixado de fora do registro histórico por ser homossexual.

O filme traz um resgate histórico importante, dando devido valor a uma figura fundamental para as mudanças nos direitos civis do país, o problema é que a produção parece mais interessada nos pormenores da organização da marcha do que propriamente falar sobre Rustin e sua trajetória. Muito do filme se passa em longas reuniões discutindo logística, segurança ou financiamento para os manifestantes, sobrando pouco tempo para entender o seu biografado.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Reflexões Boêmias – Melhores filmes de 2023

 

Best movies of 2023

Todo início de ano chega o momento de fazer um balanço do ano que passou e pensar nas experiências boas e ruins que tivemos. Com filmes não é diferente e o início do ano é um bom momento para falarmos dos melhores e piores filmes que vimos ao longo do ano que passou. Já fiz a lista de piores e agora vou relembrar os melhores de 2023. A lista leva em consideração apenas filmes lançados comercialmente no Brasil (em cinema ou streaming) ao longo do ano que passou.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Crítica – Nyad

 

Análise Crítica – Nyad

Review – Nyad
Baseado em uma história real, Nyad acompanha a nadadora Diana Nyad (Annette Benning) que aos 60 anos tentou atravessar a nado de Cuba para a Flórida, uma façanha nunca antes feita. A trama é estruturada como uma típica história de superação, mostrando como Nyad, ainda na juventude, tentou e fracassou no feito e se tornou obcecada em conseguir a façanha desde então. As noções de nunca desistir, de persistir em seus sonhos são as ideias centrais da narrativa que não parece muito interessada em entender o porquê de Nyad desejar com tanto afinco realizar esse feito.

A narrativa se detém mais nos pormenores da façanha do que aconteceu em cada tentativa e como ela planejou suas tentativas ao lado da melhor amiga Bonnie (Jodie Foster) e uma equipe de apoio que cresce a cada novo esforço de realizar seu empreendimento audaz, de navegadores a socorristas passando por especialistas em predadores marinhos. A produção é eficiente em construir a tensão e senso de risco de nadar em mar aberto, com animais marinhos e mudanças de corrente posando riscos constantes e imprevisíveis. Nesse sentido, a maquiagem acaba sendo um meio de ilustrar o desgaste físico de Nyad, mostrando como ficar dezenas de horas no mar e sob o sol fazem com a pele de uma pessoa.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Conheçam os indicados ao Oscar 2024

 

2024 Oscar Nominees

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou hoje (23) os indicados ao Oscar 2024. Oppeheimer lidera em indicações com 13 menções, enquanto que Pobres Criaturas e Assassinos da Lua das Flores ficaram em segundo e terceiro lugar com 11 e 10 indicações respectivamente. Barbie recebeu 8 menções. A cerimônia de premiação acontece em 10 de março e ainda não tem um apresentador definido. Confiram abaixo a lista completa de indicados.

 

Crítica – Reacher: Segunda Temporada

 

Análise Crítica – Reacher: Segunda Temporada

Review – Reacher: Segunda Temporada
Os livros de Jack Reacher são como um feijão com arroz bem temperado. Sim, é uma comida básica, mas satisfaz por trabalhar bem seus ingredientes. Os livros escritos por Lee Child não fazem muito para desafiar elementos típicos da literatura de suspense, apenas os executem com competência suficiente para nos manter interessados. O mesmo vale para a série Reacher, que adapta os livros.

Se o primeiro ano se baseou no primeiro romance protagonizado pelo personagem, a segunda temporada adapta do décimo primeiro livro do investigador militar. É fácil entender o salto, já que esse é considerado um dos melhores livros da série e dá ao espectador a oportunidade de aprender muito sobre o passado do personagem ao fazê-lo se reencontrar com membros de sua antiga unidade do exército.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Crítica – Vidas Passadas

 

Análise Crítica – Vidas Passadas

Review – Vidas Passadas
Nossa concepção de amor romântico gira muito em torno da noção de “alma gêmea”, da ideia de que num mundo com bilhões de pessoas existe uma única pessoa que está destinada a nós e que quando a conhecermos sentiremos um amor tão arrebatador que não teremos outra reação que não perceber que essa é nossa “alma gêmea”. Vidas Passadas, no entanto, indaga sobre essa concepção pensando o quanto do amor e de relacionamentos são uma questão de um momento ideal, de encontrarmos uma pessoa em um tempo específico e em um momento específico e dessa conveniência espaço-temporal que surgiria um relacionamento duradouro. Quando algo não se encaixa, mesmo quando há amor, muitas vezes a relação pode não ir adiante e essas pessoas podem seguir caminhos diferentes, construir vidas com outras pessoas.

A trama é protagonizada por Nora (Greta Lee), uma mulher coreana que imigrou para o Canadá quando tinha doze anos, deixando para trás sua paixão de infância, Hae Sung (Teo Yoo). Alguns anos depois Nora reencontra Hae Sung pela internet e eles retomam a conexão de juventude, mas eles estão por demais focados em seus cotidianos e não tem meios para se reencontrarem presencialmente, então Nora decide se afastar um pouco e dar atenção a carreira que está começando nos Estados Unidos. Algum tempo depois Nora se casa com o escritor Arthur (John Magaro) e anos se passam até que ela retome contato com Hae Sung, que decide ir aos Estados Unidos para vê-la.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Reflexões Boêmias - Piores filmes de 2023

 

Reflexões Boêmias - Worst movies of 2023

Todo início de ano chega o momento de fazer um balanço do ano que passou e pensar nas experiências boas e ruins que tivemos. Com filmes não é diferente e o início do ano é um bom momento para falarmos dos melhores e piores filmes que vimos ao longo do ano que passou. Como gosto de dar as más notícias primeiro, começarei listando os piores filmes. A lista leva em consideração filmes lançados comercialmente no Brasil (em cinema ou streaming) no ano de 2023. Então vamos a eles.

 

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Drops – Lift: Roubo nas Alturas

 

Análise Crítica– Lift: Roubo nas Alturas

Review – Lift: Roubo nas Alturas
Conforme começo a escrever essas linhas, me pergunto por que diabos resolvi assisti Lift: Roubo nas Alturas. Talvez tivesse sido o tédio de um sábado ocioso. Talvez eu seja um masoquista. A verdade é que tudo nessa produção gritava ser mais um daqueles filmes descartáveis jogados em streaming que parece ter sido feito por um algoritmo e o resultado é exatamente esse, uma coleção de clichês sem personalidade em uma trama que mal se sustenta e ação desinteressante.

Na trama, Cyrus (Kevin Hart) é um infame criminoso internacional cuja gangue é finalmente pega pela Interpol. A agente Abby (Gugu Mbatha-Raw), que teve um caso com Cyrus no passado, dá a ele uma escolha: ou ser preso ou colaborar com a Interpol e ajudar a interceptar um carregamento de ouro que vai para o criminoso internacional Jorgensen (Jean Reno). Para isso precisarão planejar um audacioso roubo a um avião em pleno voo.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Crítica – Monarch: Legado de Monstros

 

Análise Crítica – Monarch: Legado de Monstros

Review – Monarch: Legado de Monstros
Não tive lá muito interesse quando soube deste Monarch: Legado de Monstros, série que se passa no mesmo universo dos filmes recentes de Godzilla e King Kong. A impressão é que poderia ser mais um caça-níqueis feito para “expandir o universo”, mas que seria insular às tramas dos filmes e não teria a presença de nada que vemos nos cinemas. Algo como a série dos Agentes da SHIELD, que apenas mencionava alguns eventos dos filmes (e depois de um tempo nem isso), mas tinha uma participação marginal nos acontecimentos do MCU e praticamente nenhuma participação de personagens dos filmes.

Monarch: Legado de Monstros, porém, mostrou que eu estava errado. Não só amplia de modo consistente a mitologia apresentada nos filmes, fazendo conexões entre todas as produções até agora, como também conta uma história mais interessante do que os filmes que fez do Godzilla. Parte disso é porque mantem a trama focada em um grupo restrito de personagens ao invés de se dividir em mais de uma dúzia de pessoas ao redor do globo.