sexta-feira, 30 de maio de 2014

Crítica - Confia em Mim

Em meu texto sobre Alemão comentei como o cinema brasileiro vem tentado emplacar comercialmente outros gêneros além das comédias. O resultado nem sempre é satisfatório (como o próprio Alemão), mas pelo menos é bom ver que nossa produção está se expandindo para outros campos. Confia em Mim é mais uma tentativa de realizar um suspense, embora, infelizmente, ainda não consiga fazê-lo com competência.

A trama é centrada em Maria (Fernanda Machado), uma chef que sonha em abrir seu próprio restaurante para se livrar de seu patrão invejoso. Seus desejos parecem próximos a se concretizar quando ela conhece o sedutor Caio (Matheus Solano), que se prontifica a investir na jovem se eles se tornarem sócios no negócio. Envolvida por ele, Maria lhe dá suas economias para que possam comprar o imóvel para fazerem o restaurante, mas, para sua surpresa, Caio desaparece com o seu dinheiro. A partir daí Maria inicia uma busca pelo golpista para tentar reaver seu dinheiro.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Crítica - Getúlio

Análise Getúlio

Review GetúlioGetúlio Vargas é uma das mais controversas e icônicas figuras da política brasileira e é de se esperar que alguém assim acabe ganhando uma cinebiografia. Ao mesmo tempo, há o temor de que apenas duas horas de filme sejam um período muito curto para condensar alguém que projeta reações tão diversas no imaginário popular. Assim sendo, é inicialmente acertada a decisão deste Getúlio em exibir um recorte bastante breve de sua vida, situando-se em seus últimos dias, embora mesmo neste breve período, não chegue a traçar um retrato muito profundo do personagem.

A trama se inicia a partir da fracassada tentativa de assassinato ao jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges), principal opositor de Vargas (Tony Ramos), que acaba vitimando um major da força aérea brasileira. A partir daí acompanhamos aqueles que seriam os últimos dias do então presidente do Brasil, enquanto as desconfianças e tensões aumentam ao seu redor, pedindo sua renúncia ou seu afastamento, levando-o enfim ao suicídio.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Crítica - Rio 2


O primeiro Rio (2011) era uma aventura carismática que chamava atenção pela sua criatividade e energia, em especial nos seus números musicais e canções que misturavam diversos ritmos e referências. Sua continuação, embora não chegue a elevar o nível do original, consegue ser bem divertida e vibrante.
 
Na trama, os ornitólogos Túlio (Rodrigo Santoro) e Linda (Leslie Mann) estão explorando a floresta amazônica em busca de outras aves raras quando acidentalmente encontram outras ararinhas azuis. Blu (Jesse Eisenberg) e Jade (Anne Hathaway), devidamente acompanhados por seus filhos, resolvem então empreender uma jornada até a Amazônia para descobrir se há outros remanescentes de sua espécie além deles. Enquanto isso, a tentativa e Túlio e Linda de criar um santuário de aves na floresta chama a atenção dos criminosos que exploram ilegalmente a madeira da floresta, ao mesmo tempo em que Blu e seus amigos se reencontram com seu antigo inimigo, a cacatua Nigel (Jemaine Clement).

terça-feira, 27 de maio de 2014

Crítica - Mulheres ao Ataque

Análise Crítica - Mulheres ao Ataque
Com um trailer que praticamente entregava todo o desenrolar do filme e provavelmente as melhores piadas, este Mulheres ao Ataque não indicava ser grande coisa além de uma comédia requentada sobre a interminável “guerra dos sexos”. Lamentavelmente, o filme é exatamente isso, uma reprodução pouco inspirada de filmes como O Clube das Desquitadas (1996) e As Bruxas de Eastwick (1987), sem nada que o diferencie de tantas outras comédias já feitas sobre o tema.

Na trama, Carly (Cameron Diaz) é uma implacável advogada que recentemente conheceu Mark (Nicolaj Coster-Waldau), que tem tudo para ser o homem de seus sonhos. Entretanto, Carly descobre que seu galã já é casado com a frágil Kate (Leslie Mann), que, sem amigos, acaba se apoiando na advogada para tentar descobrir o que fazer com sua vida após descobrir a traição do marido. As duas ainda descobrem uma terceira amante, a jovem Amber (Kate Upton), e finalmente decidem arrumar um jeito de se vingar de Mark por tê-las enganado.

Crítica - Godzilla

Depois do pavoroso remake dirigido por Roland Emmerich em 1998, não fiquei muito animado com a notícia de que teríamos uma nova versão americana para o famoso monstro japonês Godzilla, principalmente depois de depositar bastante expectativa em outro filme de monstros gigantes, Círculo de Fogo (2013), e sair decepcionado da sala de cinema. Este Godzilla se sai um pouco melhor, mas repete alguns problemas que o filme de robôs e monstros do Guillermo del Toro.

Na trama, o soldado Ford (Aaron Taylor-Johnson) precisa ir até o Japão para ajudar o pai, Joe (Bryan Cranston), que foi preso depois de invadir uma zona de quarentena radioativa na tentativa de provar que o incidente que tirou a vida de sua esposa (Juliette Binoche) quinze anos antes não foi um mero vazamento de reator nuclear. Logicamente ele está certo e isso o coloca em contato com o Dr. Serizawa (Ken Watanabe), que participa de uma divisão secreta que tenta conter e estudar as criaturas, mas Joe desconfia que tudo que ocorreu até então era apenas uma preparação para o surgimento de algo muito maior.

Crítica - O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

Análise - O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

Review- O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de ElectroO primeiro O Espetacular Homem Aranha (2012) parecia uma tentativa caça-níqueis da Sony para recomeçar a franquia depois do desastroso Homem Aranha 3 (2007) de modo a manter para si os direitos do aracnídeo nos cinemas. O filme tinha diversos problemas, desde a repetição de uma origem que ainda estava fresca em nossas cabeças, passando por uma subtrama desnecessária envolvendo os pais de Peter Parker (algo que nunca rendeu bem nos quadrinhos), além do equivocado tom mais sombrio. Claro, o Homem Aranha é um herói nascido da tragédia, mas Peter Parker está longe de ser um sujeito sorumbático e carregado por pesar como Bruce Wayne, suas histórias são aventuras mais leves e a persona do Homem Aranha é repleta de tiradas cheias de sarcasmo e ironia. Este novo filme do cabeça de teia até corrige alguns problemas do original, mas repete outros.

Crítica - Marina

Um dos parâmetros para saber se a cinebiografia de uma personalidade da música foi bem sucedida é quando você sai da sala de cinema curioso para saber mais sobre o sujeito retratado ou querendo buscar sua discografia. Esse efeito é exatamente o que acontece com este Marina, filme que trata do início da carreira do músico ítalo-belga Rocco Granata.

A trama acompanha a infância e a juventude de Rocco (Matteo Simoni) nos anos 50, quando saiu ainda criança de sua cidade na região italiana da Calábria para ir com a família morar na Bélgica depois que seu pai conseguiu um emprego em uma mina de carvão no país. O jovem tem dificuldade de se adaptar à nova situação e recorre à música como válvula de escape, começando a aprender a tocar acordeom. O que começa como um hobby, acaba tornando-se algo sério, apesar dos protestos de seu pai (Luigi Lo Cascio) de que ele deve ter um emprego de verdade ao invés de tentar viver de música. Ao mesmo tempo, tenta se aproximar da jovem Helena (Evelien Bosmas), apesar da resistência do pai da moça.

Crítica - Inatividade Paranormal 2

Sempre que vou ver uma dessas comédias que parodiam algum filme de sucesso, temo que verei mais uma coleção de referências vazias a outros filmes e uma reprodução de piadas sobre mesmos filmes já feitas por toda a internet. A verdade é que há tempos esse tipo de filme não me faz rir como fizeram filmes como Apertem os Cintos o Piloto Sumiu (1980), Top Secret! (1984), Top Gang 2: A Missão ou o primeiro Todo Mundo em Pânico (2000) e creio que parte do desgaste deste tipo de filme vem da própria velocidade que a internet proporciona. Afinal, mal um filme entra em cartaz e ele já é esmiuçado, transformado em gifs, memes, redublados e zoados por toda a sorte de sites, blogs e canais de Youtube e meses depois boa parte das possibilidades de zoar o material já foi utilizada e graça já passou, assim sendo, quando o filme-paródia chega ao cinema quase um ano depois, temos aquela incômoda sensação de deja vu ou de que estamos vendo algo que já perdeu a graça. Essa sensação infelizmente permeia esse Inatividade Paranormal 2.

Crítica - Entre Nós


Todas as famílias felizes são iguais, mas as infelizes o são cada uma a sua maneira. É com essa frase que o romancista russo Tolstoi começa o livro Anna Karenina, mas ela se adequaria muito bem neste Entre Nós. Não apenas pelo filme nos apresentar um grupo de personagens envolvidos com literatura, mas como todos eles, depois de anos separados por uma tragédia, encontram-se, cada um ao seu modo, irremediavelmente infelizes, cheios de culpa, amargura e arrependimento.

A trama acompanha os seis amigos Felipe (Caio Blat), Lucia (Carolina Dieckmann), Silvana (Maria Ribeiro), Gus (Paulo Vilhena), Drica (Martha Nowill), Cazé (Júlio Andrade) e Rafa (Lee Taylor), todos com envolvidos com literatura e viajam juntos para uma afastada casa de campo. Durante a viagem os jovens decidem escrever cartas para si próprios e as enterram para lê-las depois de dez anos. O fim da viagem é marcado pela morte de Rafa e o grupo só volta a se reencontrar dez anos depois, na mesma casa de campo, para reler as tais cartas. A reunião vai aos poucos mostrando que eles não possuem mais a calorosa amizade de outrora, mas que os dez anos de afastamento produziram marcas profundas em cada um deles.

Crítica - Divergente

Divergente não é lá um filme muito original. Tem elementos que derivam de praticamente todas as narrativas fantásticas juvenis que apareceram no cinema nas últimas décadas, bem como as convenções de cenários de ficção-científica distópicos. Ainda assim seria possível que essa salada de elementos preexistentes poderia funcionar bem se inserida em um universo interessante e coeso com personagens carismáticos e bem construídos, mas infelizmente isso não acontece.

O filme se passa na cidade de Chicago em um futuro não especificado quando a sociedade passou a ser regida por cinco facções que dividem a funções primordiais para o funcionamento da cidade que passou a ser protegida por um enorme muro. No centro da trama está Beatrice (Shailene Woodley), uma adolescente de dezesseis anos prestes a fazer a escolha definitiva sobre qual facção irá integrar. Seu teste de aptidão revela que ela é uma “divergente”, alguém capaz de assumir o papel de qualquer facção e cuja potencialidade é considerada uma ameaça ao rígido sistema de facções. Assim, ela tenta esconder de todos a verdade sobre si e entra para a facção Audácia (na prática as forças armadas do local) porque...bem, porque parkour é legal e para que trama tenha algumas sequências de  ação, já que não há nenhuma justificativa real para que a garota escolha esta em detrimento de qualquer outra. Claro, é possível que isto esteja melhor resolvido no livro que inspira esta obra, mas o filme deve se sustentar por conta própria e isso não ocorre aqui, já que existem outros vazios além deste.