Muito se fala sobre o olhar
crítico que a série Black Mirror traz
para a relação entre a humanidade e a tecnologia, mas boa parte dessas
discussões deixa de lado uma faceta bem importante da série de antologia. Black Mirror é também centrada e
sustentada pelos seus complexos e cuidadosos estudos de personagem, usando a
tecnologia como uma projeção da consciência humana. Um meio através do qual as
inseguranças, vícios, anseios e demandas do ser humano ficam ainda mais
evidentes. Afinal, se enquanto humanos somos incompletos e cheios de contradições,
é justo que boa parte daquilo que produzimos, incluindo a tecnologia, seja um
espelhamento por vezes sombrios de atributos nossos que preferimos tentar
esquecer. Essa quarta temporada de Black
Mirror continua sua investigação sobre a conduta humana e, em geral,
continua bastante consistente ainda que alguns episódios deixem a desejar.
sábado, 30 de dezembro de 2017
Crítica - Black Mirror: Quarta Temporada
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Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pesquisador da área de cinema, mas também adora games e quadrinhos.
quarta-feira, 27 de dezembro de 2017
Reflexões Boêmias: Piores filmes de 2017
Quando todo ano acaba chega a
hora de fazer um balanço de tudo que aconteceu e isso não é diferente com
filmes. É aquele momento de ponderar sobre tudo que assistimos ao longo do ano
e pensarmos naquilo que 2017 teve de pior e melhor a oferecer. Como prefiro dar
más notícias primeiro, então começo meu balanço do ano com os piores filmes que
assisti ao longo do ano. A lista a seguir leva em conta os filmes lançados
comercialmente no Brasil, em cinema ou direto para vídeo, em 2017.
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Reflexões Boêmias
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pesquisador da área de cinema, mas também adora games e quadrinhos.
terça-feira, 26 de dezembro de 2017
Crítica - A Origem do Dragão
Em 1964 o astro das artes
marciais Bruce Lee enfrentou o monge shaolin Wong Jack Man em uma luta privada
testemunhada apenas por um punhado de pessoas. Os relatos sobre quem venceu o
embate divergem bastante e os dois lutadores apresentavam sua própria versão
dos resultados. É uma história interessante que sem dúvida poderia render um ótimo
filme, mas A Origem do Dragão não é
esse filme.
Se baseando na célebre luta, o
filme começa com a chegada de Wong Jack Man (Yu Xia) na cidade de São
Francisco. Bruce Lee (Philip Ng) recebe a notícia da chegada do monge à sua
cidade como uma ameaça a tudo que construiu, crendo que os shaolin querem
puni-lo por ensinar kung fu aos brancos. Um aluno de Lee, Steve McKee (Billy
Magnussen) acaba se aproximando de Wong e coloca os dois mestres em um caminho
de conflito.
Yu Xia e Philip Ng fazem o melhor
que podem como Wong e Lee, sendo mais que eficientes nos aspectos físicos dos
personagens e na linguagem corporal do modo como eles lutam, no entanto são
limitados por um texto raso que faz uma representação bastante unidimensional
dos dois artistas marciais. Wong é um monge humilde preocupado em preservar a
essência do kung fu enquanto Lee é um sujeito preocupado com fama e sucesso.
Por mais que Lee fosse de fato um sujeito superconfiante e até mesmo arrogante,
o texto pesa tanto a mão nesse aspecto do personagem, deixando quase que de
lado seu carisma e magnetismo pessoal, que durante boa parte do filme chega a
ser difícil se importar com Lee por conta de seu egocentrismo.
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pesquisador da área de cinema, mas também adora games e quadrinhos.
sexta-feira, 22 de dezembro de 2017
Crítica - Bright
Inicialmente Bright parece uma versão com criaturas fantásticas do competente drama
policial Marcados Para Morrer (2012),
também comandado por David Ayer, ao acompanhar o cotidiano de uma dupla de
policiais em patrulha até que eventualmente tudo dá errado. É possível pensar
também que o filme é uma espécie de Distrito
9 (2009) que troca humanos por alienígenas. Ainda que pareça uma mistura de
elementos familiares, os minutos iniciais carregam uma promessa de algum tipo
de metáfora social interessante, mas isso nunca se confirma.
A trama se passa em um universo
alternativo no qual humanos coexistem com criaturas fantásticas como elfos,
orcs e fadas. A história começa com o policial Ward (Will Smith), que está
descontente em ter que trabalhar com um parceiro orc, Nick (Joel Edgerton), o
primeiro da espécie a ser admitido na força. As coisas se complicam para eles
quando encontram uma jovem elfa, Tikka (Lucy Fry), portando uma varinha mágica,
um artefato de grande poder. Tikka é uma Bright, uma pessoa com dons mágicos
que pode extrair poder de artefatos como a varinha.
A este ponto as metáforas sociais
construídas no início são abandonadas para que o filme se torne uma espécie de O Senhor dos Anéis ambientado nos dias
atuais, com um grupo de heróis correndo contra o tempo para impedir que um
artefato de grande poder caia em mãos erradas e seja usado para ressuscitar o
"senhor das trevas".
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pesquisador da área de cinema, mas também adora games e quadrinhos.
quinta-feira, 21 de dezembro de 2017
Crítica - O Rei do Show
Musicais costumam abordar a
importância dos sonhos em nossa vida, usam o canto e dança para mostrar como a
arte pode inspirar, motivar e nos mover adiante. Este O Rei do Show, levemente inspirado na vida de P.T Barnum, supostamente
o primeiro milionário do ramo do entretenimento, segue à risca aquilo que se
espera dos musicais.
O filme acompanha P.T Barnum
(Hugh Jackman) desde suas origens humildes até o estrondoso sucesso de seu
circo e outros empreendimentos no show business.
É uma trama relativamente previsível e, como é típico nessas histórias sobre
fama e riqueza, eventualmente o sucesso sobe à cabeça de Barnum e ele fica à
beira de perder tudo que conquistou.
A narrativa traz um embate entre
a cultura popular e a cultura "erudita" ou "tradicional",
elemento presente desde o musicais seminais como O Cantor de Jazz (1927) a produtos mais recentes como Moulin Rouge (2001). Outro tema
constante ao longo da trama é a questão da aparência e do preconceito, já que o
circo de Barnum tem seu elenco formado por "aberrações" como uma
mulher barbada ou uma albina. A trama evidencia que a verdadeira aberração não
reside no aspecto físico, mas na falta de humanidade, na intolerância e ódio
aos diferentes, na vontade de humilhar e excluir aqueles que não atendam a
padrões de "normalidade". Nesse sentido, o filme quase funciona como
uma versão musical de Freaks (1932),
do Tod Browning, ou de American Horror Story Freak Show.
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pesquisador da área de cinema, mas também adora games e quadrinhos.
quarta-feira, 20 de dezembro de 2017
Drops - Suburbicon: Bem-Vindos ao Paraíso e A Noite é Delas
Hoje na nossa seção de textos
mais curtos, abordaremos rapidamente as comédias Suburbicon: Bem-Vindos ao Paraíso e A Noite é Delas, ambas com muito potencial, mas que infelizmente
decepcionam.
Suburbicon: Bem-Vindos ao Paraíso
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pesquisador da área de cinema, mas também adora games e quadrinhos.
segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
Crítica - Corpo e Alma
Dois trabalhadores de um
matadouro descobrem que estão partilhando os mesmos sonhos e tentam descobrir o
que é que os aproxima. O drama húngaro Corpo
e Alma começa com retraída Maria (Alexandra Bórbely), uma mulher que
provavelmente se encontra no espectro do autismo, e Endre (Géza Morcsányi), o
administrador do matadouro, se dando conta de que ambos tem o mesmo sonho
recorrente com dois cervos em uma floresta congelada.
A narrativa demora um pouco a engrenar,
já que desde o início a montagem das imagens dos cervos sendo seguidas por
imagens alternadas do cotidiano dos dois personagens deixa evidente a relação
que há entre os três elementos. Ainda assim, o filme se arrasta até o momento
em que finalmente resolve estabelecer a conexão entre a dupla de protagonistas
e os animais.
O início também fica truncado por
conta dos excessos de subtramas e temas que o filme tenta retratar. Há uma
quantidade considerável de imagens mostrando o cotidiano do matadouro,
incluindo momentos bastante gráficos que mostram o abate dos bovinos e a
retirada das suas partes. Era de se imaginar que isso fosse ter alguma
repercussão no filme, que a trama fosse abordar a indústria bovina ou o
tratamento aos animais, mas nada disso está presente no restante do filme e
todo esse detalhamento não serve a propósito algum.
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pesquisador da área de cinema, mas também adora games e quadrinhos.
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Crítica - Star Wars: Os Últimos Jedi
Havia tanta expectativa ao redor
deste Star Wars: Os Últimos Jedi que
sinceramente tive medo que ele não teria como corresponder ao tanto que se
esperava dele. Ainda acho que O Império
Contra-Ataca (1980) é o melhor da franquia, mas este novo filme não chega a
fazer feio perto dos melhores exemplares da saga ou mesmo do excelente
anterior.
A trama começa mais ou menos no
mesmo ponto em que O Despertar da Força (2015)
nos deixou. Rey (Daisy Ridley) finalmente encontrou Luke Skywalker (Mark
Hammill) para iniciar seu treinamento Jedi. Enquanto isso a Resistência
liderada pela general Leia (Carrie Fisher) precisa usar os poucos recursos que
tem para fugir da fúria da Primeira Ordem, que avança cada vez mais pela
galáxia depois de eliminar os planetas sede da Nova República.
Falar mais seria dar spoilers e, acreditem, é melhor assistir
sabendo o mínimo possível, mas impressiona o quanto o filme se compromete com o
desenvolvimento dos personagens, em delinear seus conflitos, suas angústias,
suas falhas. Isso não apenas para novatos como Rey e Kylon Ren (Adam Driver) quanto
para veteranos como Luke, cuja imagem heroica que temos dele é posta em questão
em alguns momentos.
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quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Crítica - Sem Retorno
A ideia inicial deste Sem Retorno parece bem promissora. Um
rico empresário, Damian (Ben Kingsley), está com câncer terminal e com poucos
meses de vida. Ele pensa em colocar seus assuntos em ordem e se preparar para o
inevitável quando é abordado pelo cientista Albright (Matthew Goode) que lhe
propõe uma alternativa: transferir sua consciência para um novo e jovem corpo
criado em laboratório para servir a esse tipo de transferência. Aceitar isso,
no entanto, significa que ele terá que deixar seu corpo original morrer e
abandonar sua antiga vida. O empresário aceita passar pelo procedimento e
acorda em um corpo mais jovem (Ryan Reynolds), mas logo descobre seu corpo não
é exatamente o que foi prometido.
É uma premissa que poderia render ao discutir noções de imortalidade, o propósito da vida e
ética científica, mas todas essas ideias complexas são jogadas foras lá pelos
quarenta minutos de filme quando ele decide focar apenas na ação. Não seria um
problema tão grave se pelo menos fosse capaz de entregar tiroteios e
perseguições empolgantes, mas tudo é muito burocrático, faltando intensidade e
urgência.
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terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Crítica - South Park: 21ª Temporada
As duas temporadas anteriores de South Park tinham investido em tramas
contínuas e arcos que se desenvolviam ao longo da temporada inteira. Era uma
experimentação inesperada para a série e mostrava que os criadores Matt Stone e
Trey Parker ainda estavam dispostos a brincar com a própria fórmula e tentar
coisas novas. Nesta vigésima primeira temporada, eles resolvem voltar a um
formato mais episódico com histórias isoladas e menos dependente de
continuidade, mas o resultado acabou sendo um pouco irregular.
Os problemas começam já no
primeiro episódio, White People
Renovating Houses, que tenta zoar a marcha neonazista ocorrida no interior
dos Estados Unidos esse ano. A série trata a situação de uma maneira
relativamente rasa, longe da contundência e acidez pela qual South Park é famosa, abordando tudo como
apenas uma ação estúpida de um monte de caipiras burros. Não deixa de ter certa
razão (eles são caipiras burros), mas ao mesmo tempo suaviza de algum modo a
gravidade do caso, já que ter pessoas com armas e símbolos nazistas gritando o
extermínio de judeus e negros nas ruas é algo que está em um outro patamar para
além da estupidez sendo esse um dos raros casos em que a série parece não
compreender plenamente o que está satirizando.
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Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pesquisador da área de cinema, mas também adora games e quadrinhos.
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