sábado, 4 de janeiro de 2020

Crítica – Perdidos no Espaço: 2ª Temporada


Análise Crítica – Perdidos no Espaço: 2ª Temporada


Review – Perdidos no Espaço: 2ª Temporada
Quando escrevi sobre a primeira temporada de Perdidos no Espaço mencionei como a série criava um envolvente universo de ficção-científica no qual a inteligência, conhecimento e engenhosidade dos personagens eram as principais armas que tinham para resolver problemas. Essa segunda temporada segue desenvolvendo os pontos fortes de sua estreia, mas também reproduz alguns de seus problemas.

O segundo ano termina no momento em que o primeiro encerrou, com a família Robinson sendo transportada a um ponto desconhecido do espaço. Encontramos John (Toby Stephens), Maureen (Molly Parker) e os demais vivendo em uma pequena ilha de um planeta tomado por água. Sem recursos, a família começa a se acostumar à rotina do lugar, mas Maureen sabem que a vida ali não é sustentável a longo prazo e traça um plano arriscado para conseguir energizar a nave e deixar o planeta.

Tal como na primeira temporada o universo em si é o principal obstáculo e ameaça aos personagens. Viajando por planetas alienígenas que não são adaptados à vida humana, os Robinsons tem sua capacidade de sobrevivência testada a todo momento e precisam combinar os conhecimentos de cada um de maneiras engenhosas para se manterem vivos. É uma série que nos lembra da importância da ciência, de como a inteligência humana tornou nossa vida, tal como a conhecemos, possível e o quão longe nossa espécie pode chegar se for capaz de cooperar e produzir conhecimento. Uma mensagem importante e necessária em tempos de obscurantismo e negação da ciência como vivemos hoje.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Reflexões Boêmias - Melhores filmes de 2019


Reflexões Boêmias - Melhores filmes de 2019


Com 2019 acabando, é inevitável fazer um balanço do que passou e ponderar sobre os filmes que assistimos. Anteriormente listamos nossos piores filmes do ano, agora falaremos sobre aqueles que consideramos os melhores. A lista leva em conta os filmes que tiveram lançamento comercial no Brasil em 2019.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Reflexões Boêmias: Piores Filmes de 2019


Filmes ruins de 2019


Com todo final de ano que chega, faz parte fazer um balanço de tudo que passou, incluindo dos filmes assistidos. O ano de 2019 nos brindou com muita coisa boa, mas também muita coisa ruim. Essa lista é justamente sobre isso, refletir sobre o que 2019 teve de pior. A nossa lista leva em conta os filmes que foram lançados comercialmente no Brasil neste ano. Confiram abaixo as piores e mais dolorosas experiências audiovisuais que tivemos esse ano.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Crítica – Dois Papas


Análise Crítica – Dois Papas


Review – Dois Papas
Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e produzido pela Netflix, este Dois Papas é mais um daqueles filmes que visa premiações e que tenta passar uma mensagem sobre a necessidade de nos abrirmos para o diálogo, mesmo com aqueles que pensam diferente de nós. O longa não diz nada que outros filmes com a mesma temática já tenham dito, mas ao menos consegue dar nuance suficiente aos seus personagens para conseguir funcionar.

A trama é baseada na história real dos dois últimos Papas da igreja católica, o Papa Bento XVI/ Joseph Ratzinger (Anthony Hopkins) e o atual Papa Francisco/ Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce). Eles tinham posicionamentos opostos em relação a como guiar a igreja, mas ao longo de seu papado Bento percebe que não foi capaz de resolver os problemas internos da instituição que Bergoglio tanto apontava. A narrativa se desenvolve a partir dos diálogos dos dois e da tentativa de Bento em convencer Bergoglio a não se aposentar, pois pensa que ele pode ser o próximo Papa.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Crítica – Pokémon Sword e Shield


Análise Crítica – Pokémon Sword e Shield


Review – Pokémon Sword and Shield
Eu joguei muito Pokémon bem na época que virou febre no início dos anos 2000. Devo ter jogado Pokémon Red/Blue/Yellow do início ao fim uma meia dúzia de vezes e o mesmo para Pokémon Gold/Silver/Crystal e mais algumas para Pokémon Fire Red/ Leaf Green, remakes dos primeiros jogos para Game Boy Advance, além de ter jogado os dois Pokémon Stadium para Nintendo 64. Meu interesse pelos monstrinhos meio que parou por aí e eu nem tive ânimo para jogar Pokémon Ruby/Sapphire até o fim (sim, eu sei que ele saiu antes de Fire Red) e depois não voltei mais para a franquia. Voltei a me interessar com a notícia de que estes Pokémon Sword e Shield sairiam exclusivamente para o Nintendo Switch, o principal console da Nintendo. Longe das limitações dos pequenos portáteis como o 3DS, talvez houvesse potencial para algo com um escopo mais amplo e, de certa forma é exatamente o que acontece.

Como em outros games da franquia, a narrativa é praticamente a mesma. O jogador controla um garoto que deseja se tornar o campeão de sua região, escolhe entre três pokémons iniciais diferentes e depois corre o mundo para coletar insígnias dos diferentes ginásios da região. É básico, é verdade, embora tenham alguns outros elementos como o mistério envolvendo a forma de energia chamada de Dynamax, mas não sai muito o traçado da franquia e não tem problema, ninguém realmente joga Pokémon pela história.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Crítica – The Witcher: 1ª Temporada


Análise Crítica – The Witcher: 1ª Temporada


Review – The Witcher: 1ª TemporadaApesar de ter se tornado famoso nos games, o universo de The Witcher nasceu na literatura pelas mãos do autor Andrzej Sapkowski. É importante lembrar isso porque essa série produzida pela Netflix é baseada nos livros, que tem algumas diferenças em relação aos games.

A trama é centrada em Geralt de Rívia (Henry Cavill). Geralt é um bruxo, um caçador de monstros que passou por uma série de mutações criadas artificialmente para ampliar suas capacidades físicas e ser capaz de enfrentar toda a sorte de criaturas sobrenaturais. O destino de Geralt muda quando ele conhece a maga Yennefer de Vengerberg (Anya Chalotra) e quando é prometido a tutela da jovem princesa Ciri (Freya Allan), uma garota dotada de poderes misteriosos que despertam a atenção de muitas pessoas perigosas.

A série é bem fiel ao universo cinzento dos livros, no qual bem e mal não existem de maneira absoluta e um ser humano comum pode ser mais vil que qualquer criatura sobrenatural. Geralt caminha por esse universo seguindo um código moral próprio, se recusando a matar monstros que não fazem mal a ninguém e preferindo curar ou restaurar criaturas amaldiçoadas a destruí-las. Nesse sentido Geralt é praticamente um protagonista de narrativas noir, um sujeito duro e cínico que tenta sobreviver e preservar a honra em um ambiente de pouca clareza moral.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Crítica – Star Wars: A Ascensão Skywalker

Análise Crítica – Star Wars: A Ascensão Skywalker


Review – Star Wars: A Ascensão Skywalker
Depois da recepção dividida de Os Últimos Jedi (2017) e da apatia com o qual Han Solo (2018) foi recebido, a impressão é que a Disney fez este Star Wars: A Ascensão Skywalker para dar exatamente o que fãs queriam na esperança de que isso agradasse e tornasse o filme melhor. O resultado, no entanto, é praticamente o inverso, um filme com cara de fanfic mal elaborada que desfaz ou ignora muito do que os dois anteriores fizeram apenas para fazer um fanservice desesperado por medo do fandom. Medo, como Yoda disse uma vez, é o caminho para o lado sombrio.

Na trama, o Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) aparentemente retornou e posa uma ameaça para toda galáxia com uma poderosa frota estelar. Palpatine propõe uma aliança com Kylo Ren (Adam Driver), mas para isso Ren deve matar Rey (Daisy Ridley) a última remanescente da Ordem Jedi. Para deter os planos do Imperador a Resistência precisa primeiro descobrir como chegar ao planeta ancestral dos Sith, com Rey, Poe (Oscar Isaac) e Finn (John Boyega) empreendendo uma caçada desesperada por pistas que possam dar indicações do local.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Crítica – Watchmen (Parte 3 de 3)


Resenha Crítica – Watchmen


Resenha – Watchmen
No texto anterior sobre Watchmen falei como a série explora a questão da história e memória racial dos negros nos Estados Unidos associado à iconografia dos super-heróis. Nessa terceira e última parte vou mostrar como a série adentra ainda mais nesses temas em seus três últimos episódios revelando, inclusive, como a ideia de super-heróis pode estar associada a ideias de soberania nacional ou racial.

Peles e máscaras


O sétimo episódio explora ainda mais o passado de Angela Abar (Regina King), mostrando a infância da personagem no Vietnã e como ela se tornou órfã. É curioso que se a origem de Will remetia à do Superman, aqui a origem de Angela está próxima do Batman, com ela vendo os pais serem assassinados em um crime violento. O passado de Angela nos permite compreender como ela foi impelida ao vigilantismo por uma série de fatores e também o peso que a representatividade tem na vida da personagem.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Crítica – Watchmen (Parte 2 de 3)


Análise Crítica - Watchmen (Parte 2 de 3)


Review – Watchmen (Parte 2 de 3)
No texto anterior mencionei como Watchmen começava já deixando claro os temas que seriam centrais para sua narrativa e parecia usar um massacre étnico real ocorrido nos Estados Unidos para falar do racismo institucional no país, tentando fazer algumas relações entre isso e a iconografia dos super-heróis. Na primeira parte analisei como, apesar das qualidades, os primeiros episódios não deixavam muito claro exatamente até onde a série queria levar esses temas, mas, conforme a temporada foi se desenvolvendo, se tornou possível ter um melhor vislumbre do caminho que a narrativa queria seguir. Assim como na primeira parte, aviso que o texto pode conter SPOILERS.

Através do espelho


É no quinto episódio que a série começa realmente a decolar e a mostrar até onde deseja levar a complexidade de seus temas. Até então o mistério principal de quem era Will Reeves (Louis Gossett Jr), qual o motivo dele ter matado o chefe de polícia Judd (Don Johnson) ou quem exatamente era a Sétima Kavalaria vinha sendo cozinhada em banho maria enquanto a trama focava em desenvolver seus personagens e o universo ao redor deles. As coisas começam a mudar no quinto capítulo, centrado em Wade/ Lookin Glass (Tim Blake Nelson).

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Crítica – Watchmen (Parte 1 de 3)


Análise Crítica – Watchmen (Parte 1 de 3)


Review – Watchmen (Parte 1 de 3)
Fiquei curioso quando a HBO anunciou que faria uma série de Watchmen e que ela seria escrita por Damon Lindelof, uma das mentes responsáveis por Lost. Sempre achei que o material dos quadrinhos, criado por Alan Moore e Dave Gibbons se prestava mais a uma adaptação como série do que como filme, ainda que eu ache que Watchmen: O Filme (2008), de Zack Snyder, tenha feito um trabalho razoavelmente bom.

Meu interesse, no entanto, diminuiu quando descobri que a série não seria uma adaptação direta, mas uma continuação. Watchmen não parecia o tipo de produto que necessitaria de continuação e os quadrinhos basicamente diziam tudo que precisavam dizer para expor sua visão sobre a ideia dos super-heróis. As tentativas da DC em trazer de volta esse universo nos quadrinhos só comprovaram minha impressão, já que todo o material ficou aquém da obra de Moore. Ainda assim, resolvi assistir a série por pura curiosidade e o que encontrei me deixou de queixo caído.

É maravilhoso quando um produto audiovisual não é nada daquilo que você espera e o resultado é muito melhor do que você poderia imaginar. Foi exatamente isso que Watchmen, a série, fez comigo. Quando eu achava que não havia nada mais a ser dito sobre a questão dos super-heróis e nossa cultura, sociedade ou política, a série puxou o tapete sob os meus pés e me mostrou que sim, havia muito a ser dito e ponderado sobre essas questões, criando algo perfeitamente digno do legado da obra de Alan Moore. Na verdade, tenho tanto a dizer sobre a série que decidi dividir minha crítica em três partes, sendo essa a primeira. Aviso que a partir desse ponto podem haver SPOILERS sobre a série.